Como abordar o riscos das apostas esportivas com estudantes do ensino médio

 

Com o crescimento das apostas esportivas, o Colégio Santa Marcelina de Botucatu adotou uma abordagem inovadora para conscientizar os alunos sobre os riscos associados. Ao incorporar Matemática Financeira à grade curricular, a escola visa capacitar os 95 estudantes do ensino médio na identificação de possíveis riscos financeiros. 

Foco nos Riscos das Apostas Esportivas 

Diante da ascensão das casas de apostas no Brasil, a instituição busca alertar os alunos sobre os perigos financeiros relacionados a essas práticas. A iniciativa surge em resposta ao aumento da acessibilidade a esses serviços, sendo o Brasil o terceiro país que mais utiliza sites de apostas, segundo a Comscore. 

Participação Ativa dos Estudantes na Escolha do Tema 

Os próprios alunos participaram ativamente, escolhendo a abordagem das apostas esportivas com base em notícias e desdobramentos jurídicos recentes sobre manipulação de partidas de futebol. Camila Pimentel Rossi, Coordenadora Pedagógica, destaca o propósito de evitar que os estudantes comprometam suas finanças. 

Reflexão sobre Consequências e Autonomia na Identificação de Riscos 

O Professor André Bassan, responsável pela aula de Matemática Financeira, ressalta a importância da autonomia dos estudantes na escolha do tema, pois é necessário que os jovens entendam a complexidade das apostas esportivas. Dessa forma, formaremos cidadãos financeiramente responsáveis. 

 

Prevenção de Perdas Financeiras Irreversíveis 

Ao destacar riscos como vício e participação em atividades fraudulentas, o projeto procura prevenir perdas financeiras irreversíveis. O Colégio Santa Marcelina reforça seu compromisso em proporcionar uma compreensão profunda desses riscos, preparando os estudantes para decisões financeiras mais responsáveis no futuro. 

 

Camila Rossi
Coordenadora Pedagógica