Como a música pode ajudar na educação bilíngue? 

Em um mundo cada vez mais globalizado, dominar um segundo idioma deixou de ser um diferencial para se tornar uma necessidade. Com isso, a educação bilíngue tem ganhado força no Brasil, consolidando-se como uma tendência educacional em expansão. Segundo dados do Ministério da Educação (MEC), a procura por programas bilíngues cresceu 64% apenas em 2023. 

Essa metodologia vai além do ensino de uma nova língua ela transforma o processo de aprendizagem e contribui para o desenvolvimento global do estudante. E dentro desse cenário, a música se destaca como uma ferramenta poderosa, capaz de unir linguagem, cultura e cognição de forma envolvente e significativa. 

Música: ponte entre idioma e aprendizado 

A música ativa simultaneamente diversas áreas do cérebro, como as responsáveis pela memória, audição e emoção. Esses fatores são essenciais na aquisição de um novo idioma, sobretudo na infância, quando o cérebro está mais receptivo a novos sons e estruturas. 

Além disso, a melodia e o ritmo favorecem a internalização de padrões linguísticos como vocabulário e estrutura de frases sem a necessidade de uma instrução gramatical formal. 

Benefícios da música no bilinguismo: 

  • Desenvolve a pronúncia e a entonação; 
  • Melhora a compreensão auditiva; 
  • Estimula o code-switching (alternância entre idiomas); 
  • Incentiva o translanguaging (uso simultâneo e contextual de diferentes línguas); 
  • Promove conexões afetivas e culturais com o idioma. 

Música e CLIL: uma combinação poderosa 

A metodologia CLIL (Content and Language Integrated Learning), ou Aprendizagem Integrada de Conteúdo e Língua, propõe o ensino simultâneo de conteúdo acadêmico e idioma. A música se encaixa naturalmente nesse modelo, pois traz insumos linguísticos autênticos, contextualizados e conectados ao universo cultural do idioma-alvo. 

Um exemplo prático: 

Durante aulas sobre meio ambiente, os professores podem usar canções sobre a natureza ou mudanças climáticas para enriquecer o vocabulário, trabalhar a escuta ativa e reforçar o conteúdo da disciplina. 

Assim, a música apoia os quatro Cs da CLIL: 

  • Conteúdo: explora temas curriculares; 
  • Comunicação: estimula o uso da língua-alvo; 
  • Cognição: ativa o pensamento crítico e reflexivo; 
  • Cultura: amplia o repertório cultural e a empatia. 

O desafio está no planejamento 

Apesar dos benefícios evidentes, o uso eficaz da música na educação bilíngue exige atenção a alguns aspectos pedagógicos. O primeiro deles é garantir que as músicas escolhidas estejam adequadas ao nível de proficiência dos estudantes. 

Além disso, é fundamental: 

  • Considerar a sensibilidade cultural nas letras; 
  • Planejar atividades que contextualizem o conteúdo das canções; 
  • Utilizar recursos complementares (imagens, fichas, vídeos); 
  • Estimular o uso da língua estrangeira também fora da sala de aula, com o apoio das famílias. 

Educação bilíngue que encanta e ensina 

Ao integrar emoção, ritmo e significado, a música transforma o processo de aprendizagem bilíngue em algo prazeroso e duradouro. Mais do que memorizar palavras, os estudantes vivenciam o idioma em contextos reais, ampliando sua capacidade de comunicação, pensamento crítico e sensibilidade cultural. 

Com planejamento e intenção pedagógica, a música pode ser uma aliada essencial para a construção de um bilinguismo vivo, autêntico e transformador. 

Janaína Alves
coordenadora Pedagógica bilíngue