Compreensão Antecede a Produção 

Na aprendizagem de uma nova língua, entender vem antes de falar? 

A resposta é um enfático “sim”. 

No processo de aquisição de uma língua adicional, especialmente em ambientes bilíngues como no Colégio Santa Marcelina, a compreensão  tanto auditiva quanto leitora é o primeiro e mais importante passo antes que os alunos se sintam seguros para produzir oralmente ou por escrito. 

Essa abordagem segue princípios amplamente reconhecidos na linguística, como os propostos por Stephen Krashen, que defende que crianças e adultos aprendem melhor uma segunda língua quando estão expostos a um “input compreensível” ou seja, conteúdos que conseguem entender, mesmo sem dominar todas as palavras. 

 O que é Input Compreensível? 

Imagine uma aula de Ciências em inglês. Mesmo que o aluno não conheça todas as palavras, recursos como imagens, vídeos, gestos e explicações claras tornam possível compreender a essência do conteúdo. Essa compreensão é o que permite que, pouco a pouco, o estudante comece a se arriscar na produção oral e escrita, de forma natural e segura. 

scaffolding: subindo degrau por degrau 

Outro conceito essencial nesse processo é o scaffolding uma espécie de “escada de apoio” temporária, oferecida pelo professor para que o estudante suba, aos poucos, rumo à autonomia na língua. 

Esses apoios podem ser: 

  • Pistas visuais (imagens, gestos, cartazes); 
  • Modelagem de frases e exemplos; 
  • Simplificação de vocabulário e estruturas; 
  • Uso de perguntas guiadas. 

À medida que o aluno se desenvolve, esses apoios vão sendo retirados, incentivando a independência linguística. 

 O ambiente seguro potencializa a produção 

O educador Jim Cummins reforça a importância de um ambiente acolhedor, no qual o aluno não se sinta julgado por eventuais erros. Quando há compreensão do conteúdo e da situação, a confiança cresce, e os alunos se sentem mais à vontade para participar de conversas, interagir em grupo e se arriscar na produção oral e escrita. 

 cada aluno tem seu tempo 

É natural que, nas fases iniciais, os alunos entendam mais do que conseguem falar. Esse processo é esperado e saudável. Assim como no desenvolvimento da língua materna, onde bebês passam meses apenas ouvindo antes de começar a falar, na língua adicional esse percurso também respeita o tempo de cada estudante. 

 Por que a compreensão é fundamental? 

  • Porque permite que o aluno associe palavras, estruturas e significados de forma natural. 
  • Porque reduz a ansiedade e o medo de errar. 
  • Porque garante que a produção (fala e escrita) seja significativa, e não apenas memorização de frases prontas. 

 A aprendizagem acontece assim 

 Exposição a conteúdos compreensíveis (input)
  Processamento interno e construção de significado
Prática gradual e guiada (scaffolding)
Produção espontânea e independente 

Compreender para depois produzir 

A base da educação bilíngue não está na tradução, mas na imersão e no desenvolvimento da compreensão. Ao priorizar a escuta, a leitura e o entendimento dos conteúdos, os estudantes constroem uma base sólida que os prepara para se expressar com segurança, fluência e naturalidade. 

No Santa Marcelina, acreditamos que esse caminho respeita o desenvolvimento natural de cada estudante e fortalece não só as competências linguísticas, mas também habilidades como a autonomia, a resiliência e a autoconfiança, competências essenciais para um mundo cada vez mais global. 

Lise Meireiles
Coordenadoras Pedagógicas do Bilíngue