Desemparedamento da infância: a importância do contato com a natureza na educação infantil

Desemparedamento da Infância: Reconectando com a Natureza na Educação Infantil Nos últimos anos, o contato com a natureza na educação infantil tem sido menos valorizado. A ascensão de novas tecnologias e o uso predominante de telas têm conquistado a atenção das crianças e das instituições de ensino. Contudo, mesmo reconhecendo os benefícios do avanço tecnológico no processo de aprendizagem, não podemos ignorar as adversidades provenientes do distanciamento da natureza. 

Tecnologia e Educação: Um Olhar Positivo 

De acordo com a última edição do “Relatório Guia Edutec – Diagnóstico do Nível de Adoção de Tecnologia nas Escolas Públicas Brasileiras”, divulgado em dezembro de 2022, mais de 80% dos entrevistados afirmaram que a tecnologia tem um impacto positivo nos processos de ensino e aprendizagem. 

Desemparedamento da Infância: Reconectando com a Natureza 

Diante desse cenário, o conceito de “desemparedamento da infância” tem se destacado ao incentivar a reconexão das crianças com a natureza. Essa abordagem representa uma ferramenta essencial na busca por um processo de aprendizagem mais eficaz e um desenvolvimento saudável durante essa fase crucial da vida. Além disso, quando integrado às inovações tecnológicas, o desemparedamento da infância potencializa ainda mais o processo educacional dos estudantes. 

Os Benefícios do Desemparedamento na Educação Infantil 

O desemparedamento da infância possibilita a criação de memórias confortáveis durante o período de desenvolvimento das crianças, tornando-as mais autoconfiantes e destemidas. Além disso, contribui significativamente para o aprimoramento do convívio social, do respeito e da percepção das diferenças e das particularidades do próximo. 

Explorar a natureza também permite que os pequenos levantem hipóteses sobre tudo o que veem. Na brincadeira de investigar, aprendem sobre qualquer assunto que desejam descobrir, sem a necessidade de cumprir um cronograma estabelecido e rígido. No dia a dia, participam ativamente das experiências propostas a partir de seus interesses. 

As crianças desenvolvem a capacidade de sentir e perceber as modificações na natureza, como as mudanças nas folhas de uma mesma árvore em diferentes estações, as sensações provocadas pela grama em momentos distintos do ano e a presença de animais em horários específicos do dia. Com base nesse conceito, é possível formar adultos sociáveis e ambientalmente responsáveis. 

 

 

Jamira Rocha
Coordenadora pedagógica