A língua é muito mais do que um simples meio de comunicação. Ela é a forma como nos expressamos e entendemos o mundo que nos rodeia. Na Rede Santa Marcelina, acreditamos que a transformação humana e social que buscamos está diretamente ligada ao âmbito linguístico, por isso adotamos uma abordagem de Educação Bilíngue, destinada aos estudantes da Educação Básica, que seja humana, aditiva e dinâmica.
A aprendizagem bilíngue é uma grande expansão de horizontes que visa oferecer aos estudantes a oportunidade de desenvolver suas habilidades linguísticas em um idioma não nativo, o que é essencial para sua navegação, socialização e integração em um contexto global. O inglês, considerado a língua universal, aliado à experimentação e ação, abre fronteiras para a educação bilíngue nas escolas e promove a construção de redes de comunicação e colaboração entre cidadãos de diferentes origens, espaços, culturas do mundo todo.
Através da Educação Bilíngue, nossos estudantes têm a oportunidade de se tornarem cidadãos globais engajados socialmente, desenvolvendo seu pensamento crítico, sua voz e identidade através da multiplicidade simultânea dos discursos multilíngues. A prática pedagógica busca ampliar o repertório sociocultural e histórico, vinculando a aprendizagem à vivência e à ação transformadora do estudante na sociedade com ênfase no desenvolvimento do pensamento crítico e do conhecimento em profundidade.
Nossa “visão bilíngue” está alinhada ao nosso currículo e matriz, alicerçada com habilidades de diferentes componentes curriculares desenvolvidas tanto em português quanto em inglês. O foco principal da nossa abordagem é ensinar por meio da cultura e da vivência, a fim de aprofundar a proficiência no idioma e garantir o desenvolvimento pleno de cidadãos éticos, responsáveis e humanos.
O inglês é mais do que um objetivo final, é um meio para explorar a realidade e mergulhar em diferentes áreas do conhecimento. Em várias situações, o estudante se torna o protagonista do processo de aprendizagem e adquire outras habilidades, como colaboração, solução de problemas, criatividade e pensamento crítico. A prática pedagógica favorece a aquisição e aprendizagem não só do inglês, mas também EM inglês, pois possibilita a prática do idioma de forma genuína e significativa, por meio propostas práticas e interativas, despertando o interesse pelo contexto oferecido, no qual a língua inglesa serve de subsídio de forma totalmente natural e eficaz.
A projeção é que, ao final da 3ª série do Ensino Médio os estudantes alcancem o nível B2 do Quadro Europeu Comum de Referência para Línguas, padrão internacionalmente reconhecido para indicar a proficiência em um idioma. Isso é possível graças à nossa prática, que valoriza e considera e a língua materna do estudante, ao mesmo tempo em que oferece a possibilidade de aprender uma segunda língua de forma natural e significativa.
Na Rede de educação Santa Marcelina promovemos uma educação bilingue que é o caminho para uma aprendizagem alinhada com os desafios que nos são apresentados nos sinais dos novos tempos, de acordo com as palavras de nosso fundador, Beato Luigi Biraghi. Com isso, reafirmamos a nossa crença e compromisso para que todo aprendizado e construção tenha por característica ser útil e impactante socialmente. Acreditamos que o bilinguismo é uma ferramenta poderosa para formar cidadãos globais capazes de compreender e transformar o mundo em que vivemos.
Venha fazer parte dessa transformação conosco!