Estudantes do Colégio Santa Marcelina Realizam Plantio de Mudas em Belo Horizonte

Belo Horizonte, Maio de 2024 – Estudantes do Colégio Santa Marcelina de Belo Horizonte participaram de um significativo plantio de mudas no Parque Ecológico do Brejinho, no bairro São Francisco, contribuindo com cerca de 60 novas árvores para a capital mineira.

Detalhes do Projeto

A iniciativa, parte do projeto educativo “A sociedade e ações antrópicas no clima global da Terra”, envolveu 110 alunos do 9º ano da instituição entre março e novembro de 2023. O projeto buscou explorar a intervenção humana no meio ambiente e o impacto das ações locais sobre o clima global.

Objetivos da Iniciativa

O projeto tinha como metas:

Analisar a influência das atividades humanas sobre o meio ambiente.

Identificar e abordar problemas socioambientais relacionados ao clima.

Propor ações práticas para promover o desenvolvimento sustentável, alinhadas com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas (ODS).

Etapas do Projeto

O desenvolvimento do projeto educativo foi dividido em três fases principais:

1. Pesquisa e Coleta de Dados

Os estudantes começaram com a pesquisa sobre o impacto ambiental, realizando a coleta e análise de dados através de artigos e estudos de caso.

2. Análise e Planejamento

Na segunda fase, calcularam a emissão de CO2, criaram gráficos e desenvolveram um plano de ação para o plantio de mudas e outras melhorias no ambiente urbano.

3. Execução do Plantio

A etapa final envolveu o plantio de mudas no Parque Ecológico do Brejinho, permitindo que os alunos aplicassem na prática o conhecimento adquirido.

Impactos do Plantio de Mudas

De acordo com a professora Luiza Porto, o plantio de mudas o teve um impacto significativo:

Aumentou a conscientização ambiental dos estudantes.

Desenvolveu habilidades socioemocionais importantes.

Estimulou um senso de responsabilidade e conexão com o meio ambiente.

Luiza destaca que a atividade prática não só ajudou a compreender os conceitos estudados, mas também promoveu valores de respeito pela natureza e responsabilidade social.

Futuro da Iniciativa

Em 2024, os alunos da unidade de Belo Horizonte já deram início a novos projetos e outras escolas da Rede de Colégios Santa Marcelina estão previstas para seguir a mesma abordagem nos próximos anos.

Luiza Porto
Professora do Colégio Santa Marcelina de Belo Horizonte,