Meu filho vai confundir as duas línguas? Entenda como funciona o bilinguismo na infância 

É muito comum que famílias tenham dúvidas sobre o impacto da educação bilíngue no desenvolvimento das crianças. Uma das perguntas que mais ouvimos nas escolas é: “Meu filho vai confundir as duas línguas?” 

A resposta é: não!  

Aprender duas línguas desde cedo é um processo natural, especialmente quando a criança está inserida em um ambiente de aprendizagem afetuoso, intencional e bem estruturado. 

Quando uma criança é exposta ao inglês e ao português de forma contextualizada — ou seja, dentro de situações significativas do dia a dia —, ela não apenas aprende dois idiomas, como também desenvolve uma série de habilidades cognitivas, culturais e sociais que vão muito além da linguagem. 

 Misturar palavras no começo é normal e saudável! 

Nos primeiros anos, é perfeitamente natural que as crianças misturem palavras ou estruturas dos dois idiomas. Esse fenômeno é chamado de code-switching e é uma etapa totalmente esperada no desenvolvimento bilíngue. Ele demonstra que a criança está aprendendo a navegar entre os dois idiomas de forma flexível. 

Com o tempo, e com o suporte adequado da escola e da família, elas aprendem a separar naturalmente os idiomas, utilizando cada um no contexto apropriado. 

 Por que começar desde cedo? 

O cérebro infantil é altamente plástico, ou seja, tem uma capacidade incrível de aprender, se adaptar e construir conexões neurais. Quanto mais cedo a criança tem contato com uma segunda língua, maior é a facilidade de adquirir a nova linguagem de forma natural e sem traumas. 

 Educação bilíngue fortalece a aprendizagem 

Ao contrário do que muitos imaginam, aprender dois idiomas não atrapalha o desenvolvimento escolar. Pesquisas apontam que crianças bilíngues costumam desenvolver: 

  • Maior capacidade de concentração 
  • Memória de trabalho mais eficiente 
  • Facilidade em resolver problemas 
  • Pensamento mais criativo e flexível 

Essas competências impactam positivamente não apenas a aprendizagem de línguas, mas também o desempenho em outras disciplinas, como matemática, ciências e leitura. 

 E se eu não falo inglês? Como posso ajudar meu filho? 

Essa é outra dúvida muito comum e a resposta é tranquilizadora: você não precisa falar inglês para apoiar seu filho no processo bilíngue. A melhor maneira de colaborar é simples e poderosa: 

  • Incentive a leitura em português. 
  • Converse com seu filho sobre o que ele aprende na escola. 
  • Demonstre interesse e valorize o contato dele com o inglês. 
  • Participe das atividades e propostas que a escola oferece. 

O envolvimento da família, seja qual for o idioma falado em casa, faz toda a diferença na segurança emocional e na motivação da criança. 

Aprender em duas línguas abre portas para o futuro 

A proposta bilíngue dos Colégios Santa Marcelina valoriza a infância, respeita o ritmo de cada estudante e promove a fluência em inglês de forma natural, significativa e duradoura. Mais do que falar dois idiomas, nossos alunos desenvolvem competências para viver em um mundo globalizado, onde comunicação, empatia e pensamento crítico são essenciais. 

Aqui, educamos para que as crianças estejam preparadas não só para os desafios acadêmicos, mas também para serem cidadãos do mundo conectados, conscientes e capazes de dialogar com diferentes culturas. 

Camila Cordeiro Ribeiro
Coordenadora Pedagógica do Bilíngue – CSM Muriaé