Voltar para o Blog

Rede de colégios Santa Marcelina realiza projeto voltado ao desenvolvimento socioemocional de crianças e adolescentes

Com o propósito de aprimorar o desenvolvimento socioemocional dos estudantes, a Rede de Colégios Santa Marcelina elaborou uma iniciativa inovadora chamada Programa DAVIDA, cuja estratégia estrutura as atividades de formação e de projeto de vida, indo além das diretrizes curriculares nacionais. Desde o início do projeto, que começou no final de 2023, mais de 1600 estudantes da Rede já foram impactados.

Estrutura e divisão do projeto DAVIDA

O projeto é dividido em quatro fases, cada uma direcionada a um público específico. A fase “Vida em Descoberta” é destinada às crianças da Educação Infantil, “Vida em Jogo” é voltada para os estudantes do Ensino Fundamental Anos Iniciais, “Vida no Rolê” é direcionada aos estudantes do Ensino Fundamental Anos Finais, enquanto “Vida que Ilumina” é destinada aos estudantes do Ensino Médio.

Atividades e metodologias aplicadas para o desenvolvimento socioemocional

De acordo com a Coordenadora Educacional da Rede de Colégios Santa Marcelina, Aline Oliveira, as atividades desenvolvidas no projeto são diversas e abrangentes, adaptando-se a cada ano e objetivo específico. “As ações podem incluir a organização de oficinas práticas, a criação de materiais como scrapbooks e álbuns de fotos, realização de rodas de conversa, palestras, além da utilização de recursos variados, como livros, músicas e filmes, sempre com o intuito de discutir, aprimorar e desenvolver o socioemocional de cada estudante”, comenta.

Impacto e importância do desenvolvimento socioemocional

A especialista acrescenta ainda que o projeto representa um recurso crucial para operacionalizar a matriz socioemocional do Santa Marcelina, abrangendo desde a Educação Infantil até o Ensino Médio. “É fundamental realizar ações que permitam que o estudante valorize sua própria potência, expresse suas emoções e pense sobre suas escolhas de vida e carreira. Isto porque, esse tipo de iniciativa, voltada ao desenvolvimento socioemocional, impacta diretamente o bem estar emocional desses indivíduos” explica Aline.

Aline Oliveira
Coordenadora Educacional