OUR HISTORY
110 anos e muitas histórias para contar…
O Colégio Santa Marcelina de Botucatu foi fundado em 1912 com a chegada das primeiras Irmãs, procedentes da Itália, que aqui vieram para expandir o Instituto das Irmãs Marcelinas em terras brasileiras.
O antigo Colégio dos Anjos começou com o trabalho pioneiro e heroico de nove Irmãs, que chegaram na cidade e se instalaram em três pequenas casas na rua da Misericórdia. Com a pedra fundamental colocada no dia 18 de dezembro de 1913, estava lançada a primeira semente da Congregação em terras brasileiras e Botucatu se torna o Berço da Congregação Marcelina no Brasil.
Com o passar dos anos, o Colégio dos Anjos ganhou fama pela qualidade de seu ensino e pelo sucesso na educação e preparo de meninas vindas do interior. Ele foi inovador em matéria de ensino, integrando a formação cientifica, de humanidades e comportamental. Nos anos 40, com a mudança na legislação do ensino, passa a denominar-se “Instituto Santa Marcelina”. No início e até 1973, o Colégio era exclusivo para meninas e a partir dessa data passa a ser misto.
O tempo foi passando, com suas mudanças políticas, sociais, culturais, educativas e comportamentais. O Colégio acompanhou cada inovação, participando ativamente e com entusiasmo, seguindo os sinais dos tempos, mantendo o sentido de continuidade.
Em 1997 foi inaugurado a Obra Social Madre Marina Videmari que oferece serviços de educação de forma inteiramente gratuita e é mantida pela Associação Santa Marcelina, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Botucatu. A escola está localizada na Vila Real, Zona Oeste de Botucatu (SP).
O objetivo da instituição é fornecer educação de qualidade, visando à promoção humana, espiritual e social do indivíduo – em suma, formar a pessoa em sua totalidade, acompanhando os sinais dos tempos. Mais de um século depois, a Instituição continua educando o estudante em sua totalidade, oferecendo uma qualificada formação afetiva, cultural, moral e espiritual.
Curiosidade: o Colégio Santa Marcelina de Botucatu guarda uma preciosidade: um quadro bordado pelas Irmãs, em seda, que registra uma imagem profética representativa do desejo de Irmã Antonietta Valentini de fundar uma Casa Marcelina em terras americanas.
Na Itália, a Irmã teve um sonho em que do oceano surgia uma árvore muito grande, cujos ramos, tomados por frutos, ligavam a Europa e a América e, em seu tronco, a bandeira da Itália e outra em que o verde e o amarelo saltavam aos seus olhos.