NOSSA HISTÓRIA
15 anos e muitas histórias para contar…
Em 2008, na jovem capital tocantinense, o Carisma Marcelino tocou esse chão quente de realização para o futuro, com a presença dinâmica de Irmã Úrsula Munaro, em seguida, de Irmã Josephina Pante, Irmã Jesuína Lima Rocha, Irmã Bernadete Tremea, Irmã Ignês Dariva, Irmã Aparecida Benevenuti e, posteriormente, Irmã Sueli Minosso.
Escola e Pastoral foram beneficiadas com o ardente doar-se de cada uma delas. Após alguns anos de atuação, o governo de Tocantins doou à Congregação dois lotes grandes, num total de 12.500 m², para serem construídos espaços significativos para uma obra Marcelina no campo da Educação.
Em 29 de setembro de 2008, com a presença das autoridades Marcelinas, civis, religiosas e o povo, foi lançada a Pedra Fundamental da Construção do Centro Educacional Santa Marcelina (CESAM). Foi designada para acompanhar, mais de perto, a construção, Irmã Rumilda Cesca Longo e Irmã Júlia Cabói. Elas começaram a buscar experiências e ideias visitando outras escolas e comprando móveis. Em fevereiro de 2009, surgiram as salas decoradas e climatizadas, conforme a realidade local.
Então, em 28 de fevereiro de 2009, foi inaugurado o prédio da escola, com a presença de D. Alberto Taveira Correia, Arcebispo de Palmas, na época, e de várias pessoas ligada à Igreja, ao Estado, à secretaria de Educação e muitos amigos admiradores das Marcelinas.
Alguns meses depois, divulgou-se a nova obra. Ao mesmo tempo, um árduo trabalho de seleção de pessoal foi realizado. Em 3 de agosto de 2009, constitui-se a primeira equipe pedagógica do Colégio.
Em 2016 a escola passou a se chamar Colégio Santa Marcelina, continuando com o curso de Educação Infantil e atendendo crianças de dois a cinco anos. Alicerçado por cuidados essenciais dedicados às crianças nos seus primeiros anos vividos na Educação Infantil, o Colégio Santa Marcelina promove e proporciona, por meio da formação pessoal e social, a construção da identidade e a progressiva conquista da autonomia, para que as crianças possam crescer como cidadãos.
Para tanto, dá-se importância ao lúdico, à imaginação e à criatividade. Os projetos de trabalhos são elaborados de modo a inserir o aluno no âmbito das experiências culturais, ampliando sua visão de mundo e atendendo ao objetivo socializador dessa etapa educacional.