Pedagogical approach
AGENDE
SUA VISITA
Aqui, seu filho terá acesso a uma formação completa e integral, que respeita sua vocação, unindo excelência pedagógica com valores humanos. Venha nos conhecer de perto!
DESENVOLVEMOS COMPETÊNCIAS PARA REINVENTAR O MUNDO
Estamos em constante desenvolvimento, sempre atentos às necessidades de cada geração que ingressa em nosso colégio. Para isso, atualizamos constantemente a nossa proposta pedagógica, atentos aos ideais do Beato Luigi Biraghi, fundador do Instituto Internacional das Irmãs de Santa Marcelina: cuidar da mente, do corpo e do espírito dos nossos estudantes.
Da Educação Infantil até o Ensino Médio, educamos fundamentados numa abordagem sociointeracionista – isso significa que acreditamos que a aprendizagem ocorre na relação com o outro, por meio da experiência mediada por um adulto. Em nosso processo formativo, queremos que o estudante reflita sobre sua formação e atue na sociedade como agente transformador, seja no âmbito local ou global. Acima de qualquer coisa, nosso principal foco é o estudante – pessoa que pensa, sente, tem desejos, necessidades, expectativas e desafios.
Educação Infantil
CRIAR, INVENTAR E DESCOBRIR
Na primeira infância, a criança desenvolve seu contato social, ampliando, por meio do ambiente escolar, suas relações com o outro, com o mundo e suas experiências de aprendizagem. No Santa Marcelina, nos dedicamos a oferecer um ambiente seguro e acolhedor, para que a criança se sinta encorajada a explorar o mundo ao seu redor, elaborar suas teorias provisórias e aprofundar suas descobertas.
Com esse objetivo, asseguramos os direitos de conviver, brincar, participar, explorar e se expressar através de suas múltiplas linguagens, conhecendo-se como um ser cultural.
Por isso, os educadores interagem com as crianças, observando o que fazem, como fazem, como pensam e o que pensam – para, só então, projetarem as experiências a serem vivenciadas. O respeito à individualidade e à potencialidade de cada pessoa é algo muito importante na Educação das nossas crianças e disso não abrimos mão.
Faixa etária: 2 a 5 anos
Horários: 7h10 – 11h50 [manhã] | 13h – 17h40 [tarde]
ATIVIDADE PEDAGÓGICA EDUCAÇÃO INFANTIL
Contexto de leitura e escrita
Analisa as diversas possibilidades para que as histórias proporcionem momentos de prazer e relação entre educadores. Para isso, usamos da leitura de textos diversos e do incentivo à escrita da criança, propondo situações em que ela possa registrar, através de desenhos e outras produções.
ATIVIDADE PEDAGÓGICA EDUCAÇÃO INFANTIL
Contexto de luz e sombra
Estar diante da luz pode provocar curiosidade, inquietação ou questionamentos, que derivam dos efeitos que da relação direta ou indireta que ela produz. Aqui incentivamos as crianças a observar quais são os materiais que permitem ou não a passagem de luz, através de diversas fontes, como, por exemplo, a luz natural do Sol ou as artificiais, como lanternas, abajures e retroprojetores.
Ensino Fundamental – ANOS FINAIS
Experiência acolhimento/
aconchego
É importante oferecer um espaço no qual a criança possa diminuir o ritmo, afastar-se do grupo e estar só, viver sua individualidade. Da mesma forma, é importante sentir-se confortável e acolhida pelo ambiente, sentir-se pertencente ao lugar que a recebe diariamente e onde passa boa parte do tempo.