LOGO-SM-col-RJ-BRANCO_H

PROGRAMS

AGENDE
SUA VISITA

Aqui, seu filho terá acesso a uma formação completa e integral, que respeita sua vocação, unindo excelência pedagógica com valores humanos. Venha nos conhecer de perto!

INGLÊS NA PRÁTICA

INGLÊS NA PRÁTICA

Falar mais de uma língua é quase obrigatório no mundo atual, não é mesmo? Pensando nisso, temos orgulho de garantir um programa de educação bilíngue de qualidade, possibilitando, além da proficiência, também o desenvolvimento emocional e cognitivo dos nossos estudantes.

Integrando o ensino do inglês em aulas diárias e experiências cotidianas, apresentamos o idioma em contextos diferentes, com atividades criativas que potencializam habilidades socioemocionais.

Atividades Extracurriculares

A prática de esportes no ambiente escolar contribui para a formação integral do estudante, pois, além da saúde física, o esporte também proporciona disciplina, respeito ao próximo, trabalho em equipe, melhora a concentração, a autonomia e a autoconfiança, entre outros benefícios. Ao incentivar nossos estudantes nas práticas esportivas, buscamos trabalhar aspectos motores, cognitivos e socioemocionais, fundamentais no processo de desenvolvimento das crianças, dos jovens e adolescentes. No Santa, contamos com diferentes modalidades esportivas.

Vôlei

a partir dos 9 anos.

Contato:

(21) 99383-4731

Ballet
Baby Class

a partir dos 2 anos.

Contato:

(21) 99647-6382

Dança
Interativa

a partir dos 6 anos.

Contato:

(21) 99647-6382

Hip Hop

a partir dos 14 anos.

Contato:

(21) 99647-6382

Teatro

Anos Iniciais ao Ensino Médio

Contato:

Gustavo Barros
(21) 98128-5297

Curso de desenho com lápis de cor

Anos Iniciais ao Ensino Médio

Contato:

José Antônio
(21) 99522-6034

Aulas de violão e piano

Anos Iniciais ao Ensino Médio

Contato:

Sylvia
(21) 99302-5902

Como participar:

Para participar dos treinos, primeiro é necessário responder um questionário com os dados do aluno interessado e a autorização dos responsáveis. Após a seleção dos alunos participantes das equipes, é feita uma reunião com os responsáveis para explicar detalhes e dúvidas que possam existir.

Como funciona:

São realizados treinos de 1h ou 1h30, duas vezes na semana. As equipes participam de jogos amistosos e campeonatos. Cada atleta deve custear o uniforme de treino e jogo (os valores são informados após o orçamento) e a inscrição em campeonatos. O colégio paga o transporte para os jogos.

Desempenho escolar:

O desempenho escolar não afeta diretamente a permanência nas equipes. O que afeta é o compromisso com as obrigações do Colégio e da equipe.

Dias da semana de treino:

Duas vezes na semana*

Handebol – segunda e terça-feira
Futsal – quinta e sexta-feira

*Os dias podem ser alterados dependendo da disponibilidade e dos conflitos de horários com outras atividades do Colégio

Competições que disputam:

Metropolitano Escolar (FEEMG – Federação Escolar)
JEBH e JEMG (Jogos Escolares de Belo Horizonte e de Minas Gerais)
LIMES (Liga Mineira – liga alternativa à Federação)
Outros campeonatos amistosos

Rotatividade das equipes:

Todo ano saem alunos das equipes que ultrapassam o limite de idade – por isso as seletivas são realizadas anualmente. Os alunos que conseguem manter o compromisso com a equipe, continuam tendo interesse em participar e estão dentro da faixa etária, seguem treinando nos anos seguintes.

Contato do responsável:

Diego de Sena 
[email protected]

FILANTROPIA

Visando garantir o acesso à educação de qualidade para crianças em situação de vulnerabilidade social e econômica, executamos ações e projetos que garantem o crescimento integral e harmonioso destes jovens, ampliando seus conhecimentos e promovendo autonomia pessoal, familiar e social.

No Colégio Santa Marcelina Rio, este movimento é possível graças ao Programa de Filantropia, um processo que concede gratuidade educacional para estudantes do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental. 

O programa conta com a abertura anual de um processo seletivo que avalia o perfil socioeconômico de cada estudante, determinado pela Lei nº 12.101, de 27 de novembro de 2009, e regulamentado pelo Decreto nº 8242, de 23 de maio de 2014 e Portaria Normativa nº 15, de 11 de agosto de 2017. 
A cada ano, um número específico de vagas é disponibilizado à novos ingressantes do 1º ano do Ensino Fundamental, visando a gratuidade integral destes estudantes até o 5º ano do Ensino Fundamental.  

O CENTRO COMUNITÁRIO VILA MARINA

Em 1984, anexo ao Colégio Santa Marcelina – Rio de Janeiro, foi criado o Centro Comunitário Beneficente Vila Marina. O nome desta obra social é uma homenagem à Madre Marina Videmari, co-fundadora das Irmãs de Santa Marcelina.

A obra social, integralmente mantida pela Associação Santa Marcelina – Rio de Janeiro, visa atender crianças de famílias carentes da região, buscando integração com a comunidade e com as famílias destes estudantes, além de promover o desenvolvimento dos mesmos através da perspectiva da responsabilidade social e dos ideais propostos pelos Fundadores da Congregação Marcelina.  

Anteriormente, o Centro Comunitário Vila Marina atendia exclusivamente a Educação Infantil – Jardim II e Jardim III, funcionando das 7h50 às 17h. Em 08 de setembro de 2004, foi reconhecido como escola pela Secretaria Municipal de Educação e passou de 50 crianças atendidas para 70.

Em 2015 o Centro Comunitário Vila Marina foi considerado escola extinta e passou a ser parte integrante do Colégio Santa Marcelina, com o mesmo Censo Escolar, o mesmo uniforme, a mesma Direção Pedagógica, o mesmo regimento escolar e proposta pedagógica. A obra social continua funcionando de maneira filantrópica, no mesmo espaço físico de nome Vila Marina, agora atendendo a crianças do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, das 7h20 às 12h50. 

Até a presente data a Filantropia do RJ já atendeu a mais de 2.500 crianças.

Portal do Aluno

Portal do Professor