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PERGUNTAS FREQUENTES

1 . Onde posso comprar o uniforme do Colégio?

O uniforme da Unidade de São Paulo pode ser adquirido na loja Lúcia Uniformes. 

Av. Pacaembu, 808 – Pacaembu, São Paulo – SP |Telefone: 11 3872-3821 / 3875-1075 | luciauniformes.com.br 

2 . O Colégio oferece escaninhos para guardar materiais escolares?

O Colégio disponibiliza armários de uso exclusivo dos estudantes regularmente matriculados no Ensino Fundamental II e Ensino Médio, cedidos sob a forma de locação, para os que desejarem. Não existe obrigatoriedade de locação. O valor anual é de R$ 170 em 2022. 

3. Como é feita a comunicação do Colégio com os pais e responsáveis?

O principal meio de comunicação entre a família e a escola é a agenda online – Iscool. Neste aplicativo de dispositivo móvel é possível visualizar avisos, convites, enquetes e comunicados sobre os eventos escolares. Saiba mais sobre o IsCool aqui. 

4. Como faço para visitar o Colégio?

Para visitas presenciais, faça seu agendamento online ou entre em contato conosco pelo Telefone (11) 3677 0607 ou WhatsApp (11) 98663 6475. Você também pode conhecer a nossa Unidade por meio do nosso tour virtual. 

5. Onde posso consultar a lista de materiais?

A lista de materiais é divulgada para os pais e responsáveis através do aplicativo IsCool ou no site do Colégio. 

Sugestão de papelaria: 

Segurança Papelaria & Livraria 

Av. Professor Alfonso Bovero, 1.214 – Pompéia | segupapel.com 

6. O Colégio oferece alguma refeição para o estudante? Como funciona?

O Colégio oferece almoço no refeitório, sistema self-service, para os estudantes da Educação Infantil ao Ensino Médio. Os interessados devem preencher um formulário com os dias fixos que pretendem fazer as refeições.  

Os valores são: Nível IV e Nível V – R$ 24,00 / 1º ano ao 9º ano – R$ 27,00 / Ensino Médio – R$ 35,00. Forma de pagamento: boleto bancário disponível no Portal do Aluno no campo Consulta Financeira ou via e-mail, de forma automática. 

7. O Colégio possui lanchonete? Como funciona?

O Colégio possui uma lanchonete terceirizada que vende salgados assados, sanduíche natural, suco, água, açaí, picolé, chocolate, iogurte, entre outros itens. A partir das 12h a Cantina serve o almoço por quilo para os alunos e suas famílias (para valores, ver diretamente com os responsáveis). A Cantina aceita pagamentos em dinheiro, cartão de débito ou PIX. 

Responsável: Dhebora Abreu 

Telefone: (11) 9.9806-5009 

8. O Colégio oferece atividades extracurriculares?

Sim. O Colégio oferece no espaço da unidade os cursos de Ginástica Artística, Ballet e Jazz, Teatro, Circo, Skate, Xadrez, Judô, Tecnologia Criativa, Patinação, Música, Futsal e Coral. Temos também parceria com a empresa Sumaré Esportes para o curso de Natação. 

9. O Colégio oferece Catequese/Crisma?

O Colégio, dentro da sua proposta pastoral, oferece a catequese em preparação para a Primeira Eucaristia para os estudantes a partir do segundo semestre do 4º ano do Ensino Fundamental (E.F). A preparação para o sacramento da Crisma acontece para os estudantes do 9º ano do E.F a 3ª série do Ensino Médio com encontros a cada 15 dias, com duração de 1 ano. 

10. O Colégio possui alguma Política de Descontos?

Para maiores detalhes, entrar em contato com o setor financeiro. E-mail –  

[email protected] ou (11) 3677 0615 / WhatsApp (11) 98663-1595 

1. Para pedir mudança de turno, histórico escolar ou declaração de escolaridade

Um dos responsáveis deve enviar e-mail, formalizando a solicitação de um desses serviços à [email protected]. Também é possível fazer a solicitação, por escrito, diretamente na secretaria. 

2. Qual a idade mínima para ingresso?

Um dos responsáveis deve enviar e-mail, formalizando a solicitação de um desses serviços à [email protected] ou para [email protected]. Também é possível fazer a solicitação, por escrito, diretamente na secretaria. 

3. Quando inicia o Processo de Admissão de Novos Alunos?

A informação é disponibilizada no site do Colégio a partir de agosto, para ingresso no ano seguinte. E para mais informações, enviar um e-mail para [email protected]. 

4. Como faço para emitir a 2ª via do boleto bancário para pagamento da mensalidade?

Boletos podem ser emitidos pelo Responsável Financeiro diretamente pelo Portal do Aluno/Responsável. Também pode ser solicitado à Tesouraria, por telefone (11) 3677-0615, WhatsApp (11) 98663-1595, e-mail: [email protected] ou presencialmente. 

5. Como faço para solicitar segunda chamada de prova?

Um dos responsáveis pelo aluno deve formalizar o pedido de 2ª chamada diretamente com o Orientador Disciplinar do andar (1º ano com Vanessa; 2º ao 5º ano com Mônica; 6º ao 8º ano com Carlos e 9º e EM com Eduardo), desde que prestadas as informações necessárias (disciplina perdida e justificativa da ausência no dia da prova; atestado médico, se for o caso). 

6. Como faço para atualizar dados cadastrais do responsável?

Os responsáveis devem acessar o Portal do Aluno/Responsável e inserir as alterações. 

1 . Quais séries são oferecidas?

A unidade de São Paulo oferece turmas do Berçário a partir de 6 meses até o Ensino Médio. 

2 . O que significa o Colégio oferecer uma educação bilíngue?

Um mundo de oportunidades se abre para os estudantes do Santa Marcelina que possuem uma Educação Bilíngue realmente eficiente, que vai além de aprender um segundo idioma. A Educação Bilíngue é trabalhada do Nível 2 ao 9º ano EF. Do 2º ao 9º ano EF, o Colégio Santa Marcelina conta com a assessoria da Systemic, que busca integrar as necessidades da escola às aulas propostas, visando otimizar a experiência dos estudantes. Essa assessoria inclui formação continuada e acompanhando semanal dos professores e material didático entregue ao estudante. 

3. Todas as aulas são em inglês?

Os estudantes do 1º ao 9º ano EF possuem carga horária semanal de 4h/aula, onde interagem e constroem conhecimentos das diversas áreas, em inglês. Acreditamos em uma metodologia capaz de dotar o estudante não apenas de fluência na língua, mas de uma formação integral que o possibilite realizar uma imersão numa nova cultura. 

As aulas são interdisciplinares, com atividades variadas, desenvolvidas para potencializar habilidades diversas, contemplar inteligências múltiplas e desenvolver pensamento crítico. Os estudantes não só aprendem inglês, eles aprendem em inglês. Na Educação Infantil, o contato da criança com a língua inglesa é diário e está inserido no cotidiano dos trabalhos realizados nos diferentes campos de experiências. 

4. Como posso acompanhar o desempenho do meu filho(a)?

Para conferir o desempenho do estudante, acesse o Portal do Aluno.

  1. Acesse o site do Colégio, clique no ícone “Portal do aluno” e digite seu usuário e senha. 
    1. Usuário: número de matrícula do estudante (sem o @aluno.santamarcelina.edu.br). 
    2. Senha: após o primeiro acesso, o estudante irá trocar a senha padrão (data de nascimento completa com 8 dígitos – ddmmaaaa) por uma senha pessoal. 
  2. No Portal do Aluno, clique sobre o nome do seu(sua) filho(a), escolha a opção Boletim e selecione a série referente ao ano de 2022. 

Dúvidas ou problemas nos acessos? Abra um chamado: http://csmsp.com/titechamado 

5. Como funciona o processo de avaliação?

A avaliação na educação infantil remete ao processo de desenvolvimento pleno da criança e ocorre de forma planejada e contínua. Contempla a trajetória de aprendizagem e desenvolvimento da criança por meio dos campos de experiências, previstos na BNCC. 

Já nos Ensinos Fundamental e Médio, contempla o percurso contínuo das aprendizagens, com a intenção de diagnosticar os resultados para promover o desenvolvimento do estudante e redimensionar prática educativa. A avaliação ocorre de forma processual e formativa, com base nos objetivos de aprendizagem e habilidades previstos na BNCC e nos indicadores externos de avaliação em larga escala. 

6. É permitido o uso do celular no Colégio e nas salas de aula?

O uso de quaisquer objetos eletrônicos, inclusive celulares, poderão ser utilizados nos ambientes de aprendizagem sob autorização do professor ou outro colaborador, seja durante as aulas ou em trabalhos de campo. 

7. Como posso me comunicar com a coordenadora pedagógica?

A coordenação pedagógica pode ser acionada por e-mail ou por meio do aplicativo IsCool, onde as equipes de coordenação estão disponíveis para esclarecimento de dúvidas e interação com as famílias. 

8. O Colégio oferece período complementar? Quais atividades estão inclusas nesse período?

A unidade de São Paulo oferece no contraturno escolar o período complementar de segunda a sexta-feira para os alunos dos Níveis IV e V ao 8º ano. Os níveis II, III e IV já possuem Educação Integral, que inclui dois turnos: manhã e tarde, acompanhados de professora polivalente e professora bilíngue. 

9. Quais plataformas educacionais o Colégio usa?

O Colégio usa diversas plataformas. O Guia de Bolso é um resumo explicativo para você consultar sempre que precisar relembrar a finalidade de cada plataforma do Santa, como acessá-las e qual login utilizar. 

Link para o Guia de Bolso: https://csmsp.com/guiadebolso 

Geral
1 . Onde posso comprar o uniforme do Colégio?

O uniforme da Unidade de São Paulo pode ser adquirido na loja Lúcia Uniformes. 

Av. Pacaembu, 808 – Pacaembu, São Paulo – SP |Telefone: 11 3872-3821 / 3875-1075 | luciauniformes.com.br 

2 . O Colégio oferece escaninhos para guardar materiais escolares?

O Colégio disponibiliza armários de uso exclusivo dos estudantes regularmente matriculados no Ensino Fundamental II e Ensino Médio, cedidos sob a forma de locação, para os que desejarem. Não existe obrigatoriedade de locação. O valor anual é de R$ 170 em 2022. 

3. Como é feita a comunicação do Colégio com os pais e responsáveis?

O principal meio de comunicação entre a família e a escola é a agenda online – Iscool. Neste aplicativo de dispositivo móvel é possível visualizar avisos, convites, enquetes e comunicados sobre os eventos escolares. Saiba mais sobre o IsCool aqui. 

4. Como faço para visitar o Colégio?

Para visitas presenciais, faça seu agendamento online ou entre em contato conosco pelo Telefone (11) 3677 0607 ou WhatsApp (11) 98663 6475. Você também pode conhecer a nossa Unidade por meio do nosso tour virtual. 

5. Onde posso consultar a lista de materiais?

A lista de materiais é divulgada para os pais e responsáveis através do aplicativo IsCool ou no site do Colégio. 

Sugestão de papelaria: 

Segurança Papelaria & Livraria 

Av. Professor Alfonso Bovero, 1.214 – Pompéia | segupapel.com 

6. O Colégio oferece alguma refeição para o estudante? Como funciona?

O Colégio oferece almoço no refeitório, sistema self-service, para os estudantes da Educação Infantil ao Ensino Médio. Os interessados devem preencher um formulário com os dias fixos que pretendem fazer as refeições.  

Os valores são: Nível IV e Nível V – R$ 24,00 / 1º ano ao 9º ano – R$ 27,00 / Ensino Médio – R$ 35,00. Forma de pagamento: boleto bancário disponível no Portal do Aluno no campo Consulta Financeira ou via e-mail, de forma automática. 

7. O Colégio possui lanchonete? Como funciona?

O Colégio possui uma lanchonete terceirizada que vende salgados assados, sanduíche natural, suco, água, açaí, picolé, chocolate, iogurte, entre outros itens. A partir das 12h a Cantina serve o almoço por quilo para os alunos e suas famílias (para valores, ver diretamente com os responsáveis). A Cantina aceita pagamentos em dinheiro, cartão de débito ou PIX. 

Responsável: Dhebora Abreu 

Telefone: (11) 9.9806-5009 

8. O Colégio oferece atividades extracurriculares?

Sim. O Colégio oferece no espaço da unidade os cursos de Ginástica Artística, Ballet e Jazz, Teatro, Circo, Skate, Xadrez, Judô, Tecnologia Criativa, Patinação, Música, Futsal e Coral. Temos também parceria com a empresa Sumaré Esportes para o curso de Natação. 

9. O Colégio oferece Catequese/Crisma?

O Colégio, dentro da sua proposta pastoral, oferece a catequese em preparação para a Primeira Eucaristia para os estudantes a partir do segundo semestre do 4º ano do Ensino Fundamental (E.F). A preparação para o sacramento da Crisma acontece para os estudantes do 9º ano do E.F a 3ª série do Ensino Médio com encontros a cada 15 dias, com duração de 1 ano. 

10. O Colégio possui alguma Política de Descontos?

Para maiores detalhes, entrar em contato com o setor financeiro. E-mail –  

[email protected] ou (11) 3677 0615 / WhatsApp (11) 98663-1595 

Secretaria
1. Para pedir mudança de turno, histórico escolar ou declaração de escolaridade

Um dos responsáveis deve enviar e-mail, formalizando a solicitação de um desses serviços à [email protected]. Também é possível fazer a solicitação, por escrito, diretamente na secretaria. 

2. Qual a idade mínima para ingresso?

Um dos responsáveis deve enviar e-mail, formalizando a solicitação de um desses serviços à [email protected] ou para [email protected]. Também é possível fazer a solicitação, por escrito, diretamente na secretaria. 

3. Quando inicia o Processo de Admissão de Novos Alunos?

A informação é disponibilizada no site do Colégio a partir de agosto, para ingresso no ano seguinte. E para mais informações, enviar um e-mail para [email protected]. 

4. Como faço para emitir a 2ª via do boleto bancário para pagamento da mensalidade?

Boletos podem ser emitidos pelo Responsável Financeiro diretamente pelo Portal do Aluno/Responsável. Também pode ser solicitado à Tesouraria, por telefone (11) 3677-0615, WhatsApp (11) 98663-1595, e-mail: [email protected] ou presencialmente. 

5. Como faço para solicitar segunda chamada de prova?

Um dos responsáveis pelo aluno deve formalizar o pedido de 2ª chamada diretamente com o Orientador Disciplinar do andar (1º ano com Vanessa; 2º ao 5º ano com Mônica; 6º ao 8º ano com Carlos e 9º e EM com Eduardo), desde que prestadas as informações necessárias (disciplina perdida e justificativa da ausência no dia da prova; atestado médico, se for o caso). 

6. Como faço para atualizar dados cadastrais do responsável?

Os responsáveis devem acessar o Portal do Aluno/Responsável e inserir as alterações. 

Pedagógico
1 . Quais séries são oferecidas?

A unidade de São Paulo oferece turmas do Berçário a partir de 6 meses até o Ensino Médio. 

2 . O que significa o Colégio oferecer uma educação bilíngue?

Um mundo de oportunidades se abre para os estudantes do Santa Marcelina que possuem uma Educação Bilíngue realmente eficiente, que vai além de aprender um segundo idioma. A Educação Bilíngue é trabalhada do Nível 2 ao 9º ano EF. Do 2º ao 9º ano EF, o Colégio Santa Marcelina conta com a assessoria da Systemic, que busca integrar as necessidades da escola às aulas propostas, visando otimizar a experiência dos estudantes. Essa assessoria inclui formação continuada e acompanhando semanal dos professores e material didático entregue ao estudante. 

3. Todas as aulas são em inglês?

Os estudantes do 1º ao 9º ano EF possuem carga horária semanal de 4h/aula, onde interagem e constroem conhecimentos das diversas áreas, em inglês. Acreditamos em uma metodologia capaz de dotar o estudante não apenas de fluência na língua, mas de uma formação integral que o possibilite realizar uma imersão numa nova cultura. 

As aulas são interdisciplinares, com atividades variadas, desenvolvidas para potencializar habilidades diversas, contemplar inteligências múltiplas e desenvolver pensamento crítico. Os estudantes não só aprendem inglês, eles aprendem em inglês. Na Educação Infantil, o contato da criança com a língua inglesa é diário e está inserido no cotidiano dos trabalhos realizados nos diferentes campos de experiências. 

4. Como posso acompanhar o desempenho do meu filho(a)?

Para conferir o desempenho do estudante, acesse o Portal do Aluno.

  1. Acesse o site do Colégio, clique no ícone “Portal do aluno” e digite seu usuário e senha. 
    1. Usuário: número de matrícula do estudante (sem o @aluno.santamarcelina.edu.br). 
    2. Senha: após o primeiro acesso, o estudante irá trocar a senha padrão (data de nascimento completa com 8 dígitos – ddmmaaaa) por uma senha pessoal. 
  2. No Portal do Aluno, clique sobre o nome do seu(sua) filho(a), escolha a opção Boletim e selecione a série referente ao ano de 2022. 

Dúvidas ou problemas nos acessos? Abra um chamado: http://csmsp.com/titechamado 

5. Como funciona o processo de avaliação?

A avaliação na educação infantil remete ao processo de desenvolvimento pleno da criança e ocorre de forma planejada e contínua. Contempla a trajetória de aprendizagem e desenvolvimento da criança por meio dos campos de experiências, previstos na BNCC. 

Já nos Ensinos Fundamental e Médio, contempla o percurso contínuo das aprendizagens, com a intenção de diagnosticar os resultados para promover o desenvolvimento do estudante e redimensionar prática educativa. A avaliação ocorre de forma processual e formativa, com base nos objetivos de aprendizagem e habilidades previstos na BNCC e nos indicadores externos de avaliação em larga escala. 

6. É permitido o uso do celular no Colégio e nas salas de aula?

O uso de quaisquer objetos eletrônicos, inclusive celulares, poderão ser utilizados nos ambientes de aprendizagem sob autorização do professor ou outro colaborador, seja durante as aulas ou em trabalhos de campo. 

7. Como posso me comunicar com a coordenadora pedagógica?

A coordenação pedagógica pode ser acionada por e-mail ou por meio do aplicativo IsCool, onde as equipes de coordenação estão disponíveis para esclarecimento de dúvidas e interação com as famílias. 

8. O Colégio oferece período complementar? Quais atividades estão inclusas nesse período?

A unidade de São Paulo oferece no contraturno escolar o período complementar de segunda a sexta-feira para os alunos dos Níveis IV e V ao 8º ano. Os níveis II, III e IV já possuem Educação Integral, que inclui dois turnos: manhã e tarde, acompanhados de professora polivalente e professora bilíngue. 

9. Quais plataformas educacionais o Colégio usa?

O Colégio usa diversas plataformas. O Guia de Bolso é um resumo explicativo para você consultar sempre que precisar relembrar a finalidade de cada plataforma do Santa, como acessá-las e qual login utilizar. 

Link para o Guia de Bolso: https://csmsp.com/guiadebolso 

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Ao fazer parte da nossa Rede, você tem a oportunidade de aliar propósito e realização profissional, nos ajudando na nossa missão de educar, formar, curar e construir.

Aqui, você encontra todas as nossas vagas abertas e pode se candidatar de forma simples e rápida! Se a vaga que você deseja ainda não está disponível, não se preocupe! Cadastre-se no Banco de Talentos Rede Santa Marcelina para futuras oportunidades.

Conforme a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), não podemos receber seu currículo através de nenhum canal de comunicação além desse.

O QUE É A OUVIDORIA DO SANTA?

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A Ouvidoria dos Colégios Santa Marcelina é um serviço de atendimento à comunidade interna (estudantes, famílias e colaboradores) que recebe sugestões, reclamações, denúncias e elogios. Por meio dela, fortalecemos os vínculos, contribuímos para o aperfeiçoamento e a melhoria das atividades da instituição e zelamos pelo respeito aos direitos e deveres dos nossos estudantes e colaboradores.

O serviço é a última instância de atendimento – por isso, antes de pedir a intervenção da Ouvidoria, permita que os canais regulares das Unidades ofereçam soluções para sua manifestação.

A Ouvidoria dos Colégios Santa Marcelina é um serviço de atendimento à comunidade interna (estudantes, famílias e colaboradores) que recebe sugestões, reclamações, denúncias e elogios. Por meio dela, fortalecemos os vínculos, contribuímos para o aperfeiçoamento e a melhoria das atividades da instituição e zelamos pelo respeito aos direitos e deveres dos nossos estudantes e colaboradores.

O serviço é a última instância de atendimento – por isso, antes de pedir a intervenção da Ouvidoria, permita que os canais regulares das Unidades ofereçam soluções para sua manifestação.

ASSESSORIA
DE IMPRENSA

Nossa assessoria está sempre disponível para contribuir com o trabalho da mídia.

EPR Comunicação Corporativa

Contatos:
Patrícia Barbosa: [email protected]
Ana Laura: [email protected]
Telefone : (11) 99412-5123

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