No Colégio Santa Marcelina São Paulo, a curiosidade das crianças está ditando o ritmo da aprendizagem em um projeto de investigação que une matemática e vivências cotidianas. Sob a condução da professora Lilian Macedo, o projeto “Como Medimos as Coisas?” nasceu para fortalecer a identidade do grupo e criar um ambiente de aprendizagem dinâmico e colaborativo.
A investigação surgiu a partir da construção de uma torre de rolinhos, que despertou nas crianças o interesse por números, medidas, diferenças e instrumentos de medição – tanto os convencionais quanto os não convencionais, escolhidos e criados por elas próprias.
Movidos por essa curiosidade, os alunos começaram a medir colegas e a teacher Lilian utilizando diferentes ferramentas, explorando unidades de medida no cotidiano de forma lúdica e significativa. A jornada de descobertas evoluiu: eles construíram um gráfico, realizaram a comparação das distâncias entre suas casas e a escola, trabalharam com a medida de massa e organizaram os resultados em ordem crescente e decrescente.
A curiosidade do grupo levou à investigação das medidas de tempo, momento no qual o projeto alcançou seu ponto mais sensível e poético. Os alunos foram além dos relógios e calendários, culminando em uma reflexão profunda sobre o que o tempo, de fato, marca em cada um de nós: as memórias. Assim, a iniciativa se consolida, promovendo aprendizagens significativas por meio da experimentação, da colaboração e do uso das múltiplas linguagens.
Todo o trabalho desenvolvido no projeto será apresentado no 5º Fórum de Boas Práticas, que acontece no dia 8 de novembro. A seleção para o Fórum reconhece a relevância do projeto em tornar conceitos matemáticos abstratos em vivências concretas e colaborativas.
