SOBRE

O curso de pós-graduação em Cultura e História da Moda objetiva oferecer ao participante o conhecimento teórico e prático sobre a construção do conhecimento histórico aplicados aos campos do têxtil, vestuário e moda. Visa construir uma formação de repertório e conhecimentos sobre os instrumentos e técnicas de pesquisa em Cultura e História da Moda de maneira a especializar o participante e torná-lo apto a atuar em diferentes estudos nas áreas de história do têxtil, vestuário e moda.

 

*CONFIRA NOSSOS DESCONTOS:

  •  Desconto de até 25% para ex-alunos da Faculdade Santa Marcelina.
  •  Desconto de até 20% – parceria com escolas públicas/ETECs, funcionários públicos e empresas parceiras, escolas particulares conveniadas, complexo Santa Marcelina, profissionais da área da saúde e Santa Marcelina Cultura.

Confira as Empresas e Escolas conveniadas ou consulte critérios para elegibilidade para o desconto em nossa Central de Atendimento:

WhatsApp: (11) 98207-1806   |    Contato Telefônico: (11) 3824-5800

 

Inscrição

Curso Online

O curso será online, realizado na modalidade Presencial Remoto. Diferente do EAD, que possui aulas gravadas que podem ser assistidas a qualquer instante, nessa modalidade as aulas acontecem em tempo real, com presença do professor e dos alunos numa sala virtual (aula via aplicativo Zoom) ao mesmo tempo, o que permite maior interação entre todos (as aulas não ficam gravadas). O curso manterá esse formato durante toda sua realização, mesmo que os protocolos de isolamento impostos pela pandemia sejam flexibilizados.

Perfil do egresso

Diferenciais

Mercado de trabalho

Estágio

Coordenação

Patricia Sant’anna

Corpo docente

Escolas parceiras

Dúvidas

​Novo WhatsApp Faculdade Santa Marcelina¹: (11) 98207-1806.

Contato Telefônico¹: (11) 3824-5800

Ou nos envie um e-mail em nosso FALE CONOSCO¹!

¹Atendimento realizado de segunda-feira a quinta-feira, das 8h às 18h / às sextas-feiras, das 8h às 17h.

Inicio

Duração

23 meses (408h)

Carga horária

Segundas e Quartas-feiras, das 19h às 22h40

Valor

23x R$710,00 (2021/2).

Unidade

Perdizes – SP

CULTURA E HISTÓRIA DA MODA

INSCRIÇÕES ENCERRADAS

Curso Online

O curso será online, realizado na modalidade Presencial Remoto. Diferente do EAD, que possui aulas gravadas que podem ser assistidas a qualquer instante, nessa modalidade as aulas acontecem em tempo real, com presença do professor e dos alunos numa sala virtual (aula via aplicativo Zoom) ao mesmo tempo, o que permite maior interação entre todos (as aulas não ficam gravadas). O curso manterá esse formato durante toda sua realização, mesmo que os protocolos de isolamento impostos pela pandemia sejam flexibilizados.

Quer Saber Mais?

Duração

23 meses (408h)

Horários

Segundas e Quartas-feiras, das 19h às 22h40

Valor

23x R$710,00 (2021/2).

Unidade

Perdizes – SP

Endereço

Rua Doutor Emílio Ribas, 89

Desconto

Desconto de até 25% (consulte critérios para elegibilidade*)

Período de Realização

Previsão de início para Novembro/Dezembro de 2023.

Apresentação

O curso de pós-graduação em Cultura e História da Moda objetiva oferecer ao participante o conhecimento teórico e prático sobre a construção do conhecimento histórico aplicados aos campos do têxtil, vestuário e moda. Visa construir uma formação de repertório e conhecimentos sobre os instrumentos e técnicas de pesquisa em Cultura e História da Moda de maneira a especializar o participante e torná-lo apto a atuar em diferentes estudos nas áreas de história do têxtil, vestuário e moda.

 

*CONFIRA NOSSOS DESCONTOS:

  •  Desconto de até 25% para ex-alunos da Faculdade Santa Marcelina.
  •  Desconto de até 20% – parceria com escolas públicas/ETECs, funcionários públicos e empresas parceiras, escolas particulares conveniadas, complexo Santa Marcelina, profissionais da área da saúde e Santa Marcelina Cultura.

Confira as Empresas e Escolas conveniadas ou consulte critérios para elegibilidade para o desconto em nossa Central de Atendimento:

WhatsApp: (11) 98207-1806   |    Contato Telefônico: (11) 3824-5800

 

Por que fazer CULTURA E HISTÓRIA DA MODA

Este curso tem como diferencial é apresentar ao aluno não só a história do vestuário e da moda de maneira cronológica, mas sim de maneira crítica. Apresentando como se constrói o conhecimento histórico desta área, compreendendo desde a historiografia, até os debates e limites das fontes históricas, passando pela fundamentação sociocultural do porquê destes objetos (cultura material) surgiram no mundo e quais são seus significados para aqueles que os vivenciaram e na contemporaneidade.

Também será abordado aspectos de conservação, museologia, expografia e colecionismo de têxteis, vestuários e documentações variadas que tratam direta e indiretamente dos têxteis, do vestuário e da moda. Esta forma de apresentar a cultura e a história da moda, acaba por formar uma visão sistêmica e crítica sobre como e porque a moda tem a importância estética, sociocultural e econômica que tem na contemporaneidade.

Público-alvo

Graduados de diversas áreas diversas que se interessam pela cultura e história da moda, e tem neste curso a possibilidade de ampliar seu repertório cultural (publicitários, jornalistas, arquitetos, figurinistas etc.).

Docentes/pesquisadores de História, História da Arte, História do Design e das Ciências Humanas, com interesse em: cultura material de têxtil, vestuário e moda; história cultural; história do design etc.

Profissionais de moda, bem como artistas visuais, jornalistas culturais, historiadores, arquitetos, designers, profissionais ligados a instituições culturais que desejam ampliar seu repertório e aprofundar seus conhecimentos sobre a cultura e a história do vestuário e da moda.

Conteúdos abordados

  • Antropologia e Vestuário no mundo não-ocidental
  • Arte, Design e Moda
  • Conservação de têxteis e do vestuário
  • Expografia para têxteis e vestuário – comunicação e conservação preventiva
  • Fotografia, Cinema e Moda
  • História da Moda
  • História da Moda no Brasil
  • Historiografia do Têxtil, Vestuário e Moda
  • Metodologia de Pesquisa
  • Moda e aspectos sociais e políticos
  • Moda Contemporânea
  • Museologia e Curadoria de Moda
  • Patrimônio e organização de acervos têxteis e de vestuário
  • Pesquisa em História da Moda: planejamento, cronograma e execução
  • Seminários Avançados em História da Moda, Vestuário e Têxtil sobre: (1) Figurino; e (2) Mercado de Moda Vintage
  • Técnicas de Pesquisa em História do Têxtil, Vestuário e Moda
  • Tradições têxteis e de vestuário na Cultura Brasileira

Processo Seletivo

• Carta de intenção dizendo as razões pelas quais quer fazer a pós-graduação em Cultura e História da Moda.

• Análise de currículo: é desejável, mas não obrigatório, que as(os) candidatas(os) tenham tido experiência com iniciação científica ou em acervos (colocar link de Lattes e de LinkedIn, caso tenha).

Dúvidas

​Novo WhatsApp Faculdade Santa Marcelina¹: (11) 98207-1806.

Contato Telefônico¹: (11) 3824-5800

Ou nos envie um e-mail em nosso FALE CONOSCO¹!

¹Atendimento realizado de segunda-feira a quinta-feira, das 8h às 18h / às sextas-feiras, das 8h às 17h.

Coordenação

Patricia Sant’anna

Doutora em História da Arte pelo Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da UNICAMP; Mestre em Antropologia Social pelo IFCH UNICAMP, que foi aprovada com louvor e distinção; e Bacharel em Ciências Sociais – modalidade Antropologia – IFCH. É especialista em Museologia pelo MAE da USP e participou do Programa de Formação de Quadros do CEBRAP no qual também desenvolveu um paper a partir de uma pesquisa sobre peças de moda em museus de arte e museu históricos. Possui artigos e capítulos de livros publicados sobre arte, moda e design. É Fundadora da TENDERE – (www.tendere.com.br). Tem destaque na área de pesquisa e consultoria de negócios para áreas da indústria criativa, destaques para o setor de artes, design, moda e economia criativa. Atua no mercado como consultora em inteligência de mercado para economia e indústria criativa, já prestou consultorias para: Instituto Tomie Ohtake, Ministério da Cultura, Itaú Cultural, Senac SP, FIESP, FIEMG, dentre outras diversas instituições e associações de classe, bem como para empresas dos setores criativos como C&A, Eucatex, Rhodia, Samsung, dentre outras. Atuou como consultora de pesquisa curatorial no MASP para a exposição Arte na Moda, na qual também é responsável pelo texto do catálogo. 

Portal do Professor

Perdizes Itaquera

Portal do
Aluno

Perdizes Itaquera
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