O curso de pós-graduação em Cultura e História da Moda objetiva oferecer ao participante o conhecimento teórico e prático sobre a construção do conhecimento histórico aplicados aos campos do têxtil, vestuário e moda. Visa construir uma formação de repertório e conhecimentos sobre os instrumentos e técnicas de pesquisa em Cultura e História da Moda de maneira a especializar o participante e torná-lo apto a atuar em diferentes estudos nas áreas de história do têxtil, vestuário e moda.
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WhatsApp: (11) 98207-1806 | Contato Telefônico: (11) 3824-5800
Curso Online
O curso será online, realizado na modalidade Presencial Remoto. Diferente do EAD, que possui aulas gravadas que podem ser assistidas a qualquer instante, nessa modalidade as aulas acontecem em tempo real, com presença do professor e dos alunos numa sala virtual (aula via aplicativo Zoom) ao mesmo tempo, o que permite maior interação entre todos (as aulas não ficam gravadas). O curso manterá esse formato durante toda sua realização, mesmo que os protocolos de isolamento impostos pela pandemia sejam flexibilizados.
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¹Atendimento realizado de segunda-feira a quinta-feira, das 8h às 18h / às sextas-feiras, das 8h às 17h.
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O curso de pós-graduação em Cultura e História da Moda objetiva oferecer ao participante o conhecimento teórico e prático sobre a construção do conhecimento histórico aplicados aos campos do têxtil, vestuário e moda. Visa construir uma formação de repertório e conhecimentos sobre os instrumentos e técnicas de pesquisa em Cultura e História da Moda de maneira a especializar o participante e torná-lo apto a atuar em diferentes estudos nas áreas de história do têxtil, vestuário e moda.
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Este curso tem como diferencial é apresentar ao aluno não só a história do vestuário e da moda de maneira cronológica, mas sim de maneira crítica. Apresentando como se constrói o conhecimento histórico desta área, compreendendo desde a historiografia, até os debates e limites das fontes históricas, passando pela fundamentação sociocultural do porquê destes objetos (cultura material) surgiram no mundo e quais são seus significados para aqueles que os vivenciaram e na contemporaneidade.
Também será abordado aspectos de conservação, museologia, expografia e colecionismo de têxteis, vestuários e documentações variadas que tratam direta e indiretamente dos têxteis, do vestuário e da moda. Esta forma de apresentar a cultura e a história da moda, acaba por formar uma visão sistêmica e crítica sobre como e porque a moda tem a importância estética, sociocultural e econômica que tem na contemporaneidade.
Graduados de diversas áreas diversas que se interessam pela cultura e história da moda, e tem neste curso a possibilidade de ampliar seu repertório cultural (publicitários, jornalistas, arquitetos, figurinistas etc.).
Docentes/pesquisadores de História, História da Arte, História do Design e das Ciências Humanas, com interesse em: cultura material de têxtil, vestuário e moda; história cultural; história do design etc.
Profissionais de moda, bem como artistas visuais, jornalistas culturais, historiadores, arquitetos, designers, profissionais ligados a instituições culturais que desejam ampliar seu repertório e aprofundar seus conhecimentos sobre a cultura e a história do vestuário e da moda.
• Carta de intenção dizendo as razões pelas quais quer fazer a pós-graduação em Cultura e História da Moda.
• Análise de currículo: é desejável, mas não obrigatório, que as(os) candidatas(os) tenham tido experiência com iniciação científica ou em acervos (colocar link de Lattes e de LinkedIn, caso tenha).
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Doutora em História da Arte pelo Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da UNICAMP; Mestre em Antropologia Social pelo IFCH UNICAMP, que foi aprovada com louvor e distinção; e Bacharel em Ciências Sociais – modalidade Antropologia – IFCH. É especialista em Museologia pelo MAE da USP e participou do Programa de Formação de Quadros do CEBRAP no qual também desenvolveu um paper a partir de uma pesquisa sobre peças de moda em museus de arte e museu históricos. Possui artigos e capítulos de livros publicados sobre arte, moda e design. É Fundadora da TENDERE – (www.tendere.com.br). Tem destaque na área de pesquisa e consultoria de negócios para áreas da indústria criativa, destaques para o setor de artes, design, moda e economia criativa. Atua no mercado como consultora em inteligência de mercado para economia e indústria criativa, já prestou consultorias para: Instituto Tomie Ohtake, Ministério da Cultura, Itaú Cultural, Senac SP, FIESP, FIEMG, dentre outras diversas instituições e associações de classe, bem como para empresas dos setores criativos como C&A, Eucatex, Rhodia, Samsung, dentre outras. Atuou como consultora de pesquisa curatorial no MASP para a exposição Arte na Moda, na qual também é responsável pelo texto do catálogo.