Celebramos hoje o aniversário do Instituto Internacional das Irmãs de Santa Marcelina.
Fundado pelo Monsenhor Luigi Biraghi em 22 de setembro de 1838, seu objetivo era contribuir para elevar a qualidade educacional das jovens de Milão.
Monhenhor Biraghi instituiu um Corpo Religioso que unisse o método, a ciência desejada pelos tempos, as leis escolares, o espírito cristão e as práticas evangélicas.
Com o auxílio de Maria Videmari, num terreno adquirido na cidade de Cernusco sul Naviglio, ele construiu um colégio inaugurado há 182 anos, com o intuito de “renovar a sociedade à luz do Evangelho, utilizando a ciência como meio e instrumento”.
Como protetora, escolheu Santa Marcelina. Um dos principais motivos foi sua dedicação na criação e educação dos irmãos, Ambrósio e Sátiro, após a morte de seus pais.
A motivação para criação do Instituto norteia a Missão Marcelina até hoje: por meio da educação, transformar a conturbada sociedade de sua época.
Desde sua fundação, a Congregação cresceu e se difundiu, primeiramente na Itália e, em seguida, expandindo-se a diversos países, inclusive o Brasil, que teve seu primeiro colégio fundado em Botucatu (SP), em 1912.
Parabenizamos as Irmãs Marcelinas e todos os membros do Instituto – religiosos e leigos. Que possamos seguir como agentes de transformação da nossa sociedade, inspirados pelo carisma Marcelino.