Mesa redonda com os professores Ciro Visconti, Maria Vitória Siviero, Rodrigo Bravo e Silvio Moreira que irão analisar em detalhes o Álbum A Night At The Opera da Banda Queen. Essa análise levará em conta os aspectos musical das composições e produção, a contextualização histórica, as letras os aspectos visuais da capa, encarte, figurino, e outros detalhes que fazem parte do curso de pós em Rock da nossa faculdade.
Terça-feira, 04/06, às 19h, na Faculdade Santa Marcelina – Unidade Perdizes.
Para inscrever-se acesse: https://bit.ly/2KnbBts.
Entrada franca.
Sobre os integrantes da mesa:
Prof. Me. Ciro Visconti: é guitarrista e compositor nascido na cidade de São Paulo. Doutorando na área de Teoria e Análise Musical pela Universidade de São Paulo (PPGMUS/ECA/USP), realizando parte do curso na City University of New York (CUNY) como bolsista do programa Fulbright sob orientação do Prof. Dr. Joseph Straus. Mestre em música na área de Processos de Criação Musical (PPGMUS/ECA/USP – 2014) sob a orientação do Prof. Dr. Paulo de Tarso Salles. Bacharel em instrumento (Guitarra) pela Faculdade de Música Carlos Gomes (FMCG – 2003). Possui larga experiência em ensino musical na áreas de guitarra, harmonia, teoria musical, contraponto e prática de bandas. É guitarrista das bandas Diafanes, com a qual lançou três álbuns e participou de cinco turnês americanas, Purpendicular (tributo ao Deep Purple) e Bendito Fruto. Colabora regularmente com a Revista Guitar Player Brasil, e em 2011 lançou seu primeiro livro, Guitar
Player Brasil Série Estudo Vol. I, pela Editora Melody. Em 2016, lançou seu segundo livro, Simetria nos Estudos Para Violão de Villa-Lobos, pela Editora Paco.
Profa. Ma. Maria Vitória Siviero: atriz, graduada em Teatro (2013), mestra (2017) e doutoranda pelo Programa de Pós-graduação em Semiótica e Linguística Geral na Universidade de São Paulo.
Pesquisadora de linguística e semiótica com ênfase em linguagem performática nas artes cênicas e na música. Desenvolve pesquisa junto ao Departamento de Linguística da FFLCH-USP. Membro do Grupo de Estudos de Poéticas Experimentais (GEPOEX).
Prof. Rodrigo Bravo: mestrando em Linguística (2017), Bacharel (2016) em Letras Clássicas e Bacharelando (2017) em Letras – Hebraico pela Universidade de São Paulo. Professor, tradutor e
pesquisador em linguística com ênfase em tradução do discurso poético, literatura comparada e esticologia. Desenvolve pesquisa junto ao Departamento de Linguística daniversidade de São
Paulo. Membro do Grupo de Estudos de Poéticas Experimentais da Universidade de São Paulo (GEPOEX). Curador e Organizador do Recital Forme de Forma e da exposiçãoTransFormações”, na
Casa das Rosas (SP) (2017). Membro do conselho editorial e co-criador da série literária Neûron, na editora Córrego. Co-criador e editor da revista eletrônica de poesia brasileira contemporânea
traduzida para o inglês “Saccades/Sacadas” (2018). Autor dos livros “Ernesto na Torre de Babel” (2016- com Ernesto Manuel de Melo e Castro e Antonio Vicente Seraphim Pietroforte), “Poligonia do Haikai” (2017) e “Um Livro para Rufino” (2018).
Prof. Me. Silvio Moreira: Professor universitário há mais de dez anos, atualmente integra a pós graduação da FAMOSP e da Faculdade Souza Lima. Leciona as disciplinas “Estética e História da
Música Popular”, “História do Rock”, “História da Música” e “Estética Geral”. Integra o Gepoex, do departamento de Linguística da FFLCH, e contribui com PAMVILLA, do departamento de Música da ECA. Pesquisa os avanços da análise musical e da teoria pós-tonal em suas implicações estéticas, as contribuições da semiótica para o estudo da coerção dos gêneros musicais e do estruturalismo para investigar as relações entre as formas artísticas e sua história. Estuda música desde 1982 e cursou a EMESP – Tom Jobim entre 1990 e 1993. Graduou em Psicologia (1998), defendeu mestrado em Filosofia pela PUC-SP e é doutorando em estética pela FFLCH-USP.