Nossa Pós-graduação em Música e Imagem convida músicos, compositores, profissionais do audiovisual, profissionais de comunicação e demais interessados na trilha sonora para cinema e audiovisual para a palestra com André Abujamra e Cristina Amaral.
No dia 25/05, às 19h, através da plataforma Zoom, será realizada a palestra sobre a trajetória do compositor André Abujamra ao longo de mais de duas décadas de criação de trilhas sonoras premiadas para cinema e audiovisual: seu processo de criação, seus procedimentos técnicos, seus conselhos a jovens compositores, as histórias vividas neste percurso.
Já no dia 27/05, às 19h, a palestra de Cristina Amaral apresentará a trajetória da premiada montadora de filmes de longa-metragem Cristina Amaral, uma das mais respeitadas profissionais da área, com 4 décadas de atuação e mais de 60 filmes no currículo. Técnicas de montagem, sua relação com a música, reflexões teóricas e histórias do cinema brasileiro e internacional darão o tom da conversa neste encontro.
Cadastre-se gratuitamente e garanta sua participação. Vagas limitadas!
Sobre André Abujamra
Filho de Antônio Abujamra, um dos grandes atores do teatro brasileiro, André Abujamra, de origem libanesa e italiana, herdou do pai o talento e a necessidade de provocar a ordem vigente. Em mais de 40 anos de carreira se firmou como um dos grandes artistas criativos do Brasil. Multi-talentoso, André é cantor, compositor, guitarrista, percussionista, pianista, produtor musical, ator e diretor de teatro e cinema.
Ao lado de Maurício Pereira, fez parte, nos anos 1980, da dupla Os Mulheres Negras. Em 1994 estreou como líder, guitarrista e vocalista da banda Karnak, cujo disco de estreia foi considerado pela revista americana Rolling Stone um dos melhores lançamentos da década de 1990. Seus projetos de discos solo incluem O Infinito de Pé (2004), Mafaro (2010), O Homem Bruxa (2015), Omindá (2018) e Emidoinã (2020). Entre seus projetos experimentais estão AbcyÇwÖk, Fat Marley e Turk.
André compôs trilhas sonoras para cerca de 70 filmes brasileiros, alguns consagrados como Carandiru, Bicho de Sete Cabeças, Castelo Ratimbum, Trinta e 2 Coelhos. Como ator já participou de vários longas, entre eles Sábado (Ugo Georgetti), Durval Discos e Proibido Fumar (Anna Muylaert).
Sobre Cristina Amaral
Paulista e formada em Cinema pela ECA-USP, é responsável pela montagem de filmes de diretores como Andrea Tonacci, Carlos Reichenbach, Edgard Navarro, Joel Yamaji, Carlos Adriano, Paula Gaitán, Raquel Gerber, entre outros.
A parceria com Carlos Reichenbach iniciou-se em “Alma Corsária”( premiado no Festival de Brasília), e rendeu diversos filmes posteriores, como “Dois Córregos”, “Garotas do ABC”, “Bens Confiscados” e “Falsa Loura”.
Com Andrea Tonacci, seu companheiro de vida, coordenou a produtora Extrema Produção Artística, e assinou a montagem de “Paixões”, “Serras da Desordem” e “Já visto, jamais visto”, entre outros.
Mais recentemente, tem feito trabalhos ao lado de jovens realizadores como Adirley Queiroz, Thiago B. Mendonça, Djin Sganzerla, Jo Serfaty e Renata Martins.