logo-bh

CONTATO

PERGUNTAS FREQUENTES

1 . Onde posso comprar o uniforme do Colégio?

O uniforme da Unidade de Belo Horizonte pode ser adquirido nos locais indicados abaixo:

Confecções Elaine Gontijo – uniformeselainegontijo.com.br Alameda das Princesas, 736 – Bairro São José – Belo Horizonte – MG | Fone: (31) 3403-2881/ 3024-5990

Hoffman Confecções Ltda – hoffman.ind.br
Loja 1 – Rua Ministro Oliveira Salazar, 855 – Bairro Santa Mônica – BH – MG | Fone: (31) 3318-7912 ou WhatsApp 9 7135-3080
Loja 2 – Rua Agenor Goulart Filho, 414 (Paralela à Rua Conceição do Mato Dentro). Bairro Ouro Preto – BH – MG | Fone: (31) 2555-7972 / 2555-7911 ou WhatsApp 9 7135-3080

2 . O Colégio oferece escaninhos para guardar materiais escolares?

O Colégio disponibiliza escaninhos de uso exclusivo dos estudantes regularmente matriculados no Ensino Fundamental 2 e Ensino Médio, cedidos sob a forma de locação, para os que desejarem. Não existe obrigatoriedade de locação. O valor da locação é de R$80,00 anual, via boleto bancário.

3. Como é feita a comunicação do Colégio com os pais e responsáveis?

O principal meio de comunicação entre a família e a escola é a agenda online – Iscool. Neste aplicativo de dispositivo móvel é possível visualizar avisos, convites, enquetes e comunicados sobre os eventos escolares. Saiba mais sobre o IsCool aqui.

4. Como faço para visitar o Colégio?

Você pode conhecer a nossa Unidade por meio do nosso tour virtual. Para visitas presenciais, faça seu agendamento online ou entre em contato conosco pelo telefone (31) 3441-4988.

5. Onde posso consultar a lista de materiais?

A lista de materiais é divulgada para os pais e responsáveis através do aplicativo IsCool, nossa agenda online. Também fica disponível aqui.

Sugestão de papelaria:

Papelaria Lipy

Rua Izabel Bueno, 1026, Bairro Jaraguá, Belo Horizonte – MG, CEP: 31255-750.
Telefone: (31) 3441-6650 – 34435808
WhatsApp: 9 9613-4177
E-mail: [email protected]

1. Como faço para pedir mudança de turno?

Um dos responsáveis deve enviar um e-mail para a Secretaria, ([email protected]), a fim de verificar a disponibilidade da vaga.

2. Como faço para pedir Histórico Escolar?

Um dos responsáveis deve comparecer à Secretaria para preencher o Requerimento – ou pode enviar um e-mail para a Secretaria ([email protected]) formalizando a solicitação.

3. Como faço para solicitar a declaração de escolaridade?

A solicitação deve ser feita à Secretaria, por e-mail ([email protected]) ou presencialmente.

4. Qual a idade mínima para ingresso?

Para estudar na unidade de BH é necessário que o estudante esteja com os 2 anos completos até a data de corte etário (31/março do ano letivo que deseja o ingresso).

5. Quando inicia o Processo de Admissão de Novos Alunos?

A informação é disponibilizada no site do Colégio a partir de agosto, para ingresso no ano seguinte.

6. Como faço para emitir a 2ª via do boleto bancário para pagamento da mensalidade?

Boletos podem ser emitidos pelo Responsável Financeiro diretamente pelo Portal do Aluno/Responsável. Também pode ser solicitado à Tesouraria, por telefone (31) 3441-4988, e-mail ([email protected]) ou presencialmente.

7. Como faço para solicitar segunda chamada de prova?

Um dos responsáveis pelo aluno deve formalizar o pedido de segunda chamada, presencialmente na Secretaria, via Requerimento ou via e-mail ([email protected]), desde que prestadas as informações necessárias (disciplina perdida e motivo da ausência no dia da prova).

8. Como faço para atualizar dados cadastrais do responsável?

Os responsáveis devem acessar o Portal do Aluno/Responsável e inserir as alterações.

1 . Quais séries são oferecidas?

A unidade de BH oferece turmas desde a Educação Infantil, a partir dos 2 anos de idade, até o Ensino Médio.

2 . O que significa o Colégio oferecer uma educação bilíngue?

Um mundo de oportunidades se abre para os estudantes do Santa Marcelina que possuem uma Educação Bilíngue. Contamos com a assessoria do Systemic Bilingual, que busca integrar as necessidades da escola às aulas propostas, visando otimizar a experiência dos estudantes. Essa assessoria inclui formação continuada e acompanhando semanal dos professores com o material adquirido pela escola.

3. Todas as aulas são em inglês?

Não. Mas diariamente nossos educandos interagem e constroem conhecimentos das diversas áreas, em inglês. Acreditamos em uma metodologia exclusiva, dotando o estudante não apenas de fluência na língua, mas de uma formação integral que o possibilite realizar uma imersão numa nova cultura. As aulas são interdisciplinares, com atividades variadas, desenvolvidas para potencializar habilidades diversas, contemplar inteligências múltiplas e desenvolver pensamento crítico. Os estudantes não só aprendem inglês, eles aprendem em inglês.

4. Como posso acompanhar o desempenho do meu filho(a)?

Para conferir o desempenho do estudante, acesse o Portal do Aluno.

5. Como funciona o processo de avaliação?

A avaliação na educação infantil remete ao processo de desenvolvimento pleno da criança e ocorre de forma planejada e contínua. Contempla a trajetória de aprendizagem e desenvolvimento da criança por meio dos campos de experiências, previstos na BNCC.

 

Já nos Ensinos Fundamental e Médio, contempla o percurso contínuo das aprendizagens, com a intenção de diagnosticar os resultados para promover o desenvolvimento do estudante e redimensionar prática educativa. A avaliação ocorre de forma processual e formativa, com base nos objetivos de aprendizagem e habilidades previstos na BNCC e nos indicadores externos de avaliação em larga escala.

6. É permitido o uso do celular no Colégio e nas salas de aula?

O uso de quaisquer objetos eletrônicos, inclusive celulares, poderão ser utilizados nos ambientes de aprendizagem sob autorização do professor ou outro colaborador, seja durante as aulas ou em trabalhos de campo. 

7. Como posso me comunicar com a coordenadora pedagógica?

A coordenação pedagógica pode ser acionada por e-mail:

Educação Infantil e 1º ano/EF1: [email protected]

Ensino Fundamental | Anos Iniciais: [email protected]

Ensino Fundamental | Anos Finais e Ensino Médio: [email protected]

8. O Colégio oferece período integral? Quais atividades estão inclusas no Integral?

A unidade de BH não oferece período integral.

9. Quais plataformas educacionais o Colégio usa?

O Colégio usa diversas plataformas. O Guia de Bolso é um resumo explicativo para você consultar sempre que precisar relembrar a finalidade de cada plataforma do Santa, como acessá-las e qual login utilizar. Em caso de dúvida, procure a Equipe de Tecnologia da sua Unidade.

Geral
1 . Onde posso comprar o uniforme do Colégio?

O uniforme da Unidade de Belo Horizonte pode ser adquirido nos locais indicados abaixo:

Confecções Elaine Gontijo – uniformeselainegontijo.com.br Alameda das Princesas, 736 – Bairro São José – Belo Horizonte – MG | Fone: (31) 3403-2881/ 3024-5990

Hoffman Confecções Ltda – hoffman.ind.br
Loja 1 – Rua Ministro Oliveira Salazar, 855 – Bairro Santa Mônica – BH – MG | Fone: (31) 3318-7912 ou WhatsApp 9 7135-3080
Loja 2 – Rua Agenor Goulart Filho, 414 (Paralela à Rua Conceição do Mato Dentro). Bairro Ouro Preto – BH – MG | Fone: (31) 2555-7972 / 2555-7911 ou WhatsApp 9 7135-3080

2 . O Colégio oferece escaninhos para guardar materiais escolares?

O Colégio disponibiliza escaninhos de uso exclusivo dos estudantes regularmente matriculados no Ensino Fundamental 2 e Ensino Médio, cedidos sob a forma de locação, para os que desejarem. Não existe obrigatoriedade de locação. O valor da locação é de R$80,00 anual, via boleto bancário.

3. Como é feita a comunicação do Colégio com os pais e responsáveis?

O principal meio de comunicação entre a família e a escola é a agenda online – Iscool. Neste aplicativo de dispositivo móvel é possível visualizar avisos, convites, enquetes e comunicados sobre os eventos escolares. Saiba mais sobre o IsCool aqui.

4. Como faço para visitar o Colégio?

Você pode conhecer a nossa Unidade por meio do nosso tour virtual. Para visitas presenciais, faça seu agendamento online ou entre em contato conosco pelo telefone (31) 3441-4988.

5. Onde posso consultar a lista de materiais?

A lista de materiais é divulgada para os pais e responsáveis através do aplicativo IsCool, nossa agenda online. Também fica disponível aqui.

Sugestão de papelaria:

Papelaria Lipy

Rua Izabel Bueno, 1026, Bairro Jaraguá, Belo Horizonte – MG, CEP: 31255-750.
Telefone: (31) 3441-6650 – 34435808
WhatsApp: 9 9613-4177
E-mail: [email protected]

Secretaria
1. Como faço para pedir mudança de turno?

Um dos responsáveis deve enviar um e-mail para a Secretaria, ([email protected]), a fim de verificar a disponibilidade da vaga.

2. Como faço para pedir Histórico Escolar?

Um dos responsáveis deve comparecer à Secretaria para preencher o Requerimento – ou pode enviar um e-mail para a Secretaria ([email protected]) formalizando a solicitação.

3. Como faço para solicitar a declaração de escolaridade?

A solicitação deve ser feita à Secretaria, por e-mail ([email protected]) ou presencialmente.

4. Qual a idade mínima para ingresso?

Para estudar na unidade de BH é necessário que o estudante esteja com os 2 anos completos até a data de corte etário (31/março do ano letivo que deseja o ingresso).

5. Quando inicia o Processo de Admissão de Novos Alunos?

A informação é disponibilizada no site do Colégio a partir de agosto, para ingresso no ano seguinte.

6. Como faço para emitir a 2ª via do boleto bancário para pagamento da mensalidade?

Boletos podem ser emitidos pelo Responsável Financeiro diretamente pelo Portal do Aluno/Responsável. Também pode ser solicitado à Tesouraria, por telefone (31) 3441-4988, e-mail ([email protected]) ou presencialmente.

7. Como faço para solicitar segunda chamada de prova?

Um dos responsáveis pelo aluno deve formalizar o pedido de segunda chamada, presencialmente na Secretaria, via Requerimento ou via e-mail ([email protected]), desde que prestadas as informações necessárias (disciplina perdida e motivo da ausência no dia da prova).

8. Como faço para atualizar dados cadastrais do responsável?

Os responsáveis devem acessar o Portal do Aluno/Responsável e inserir as alterações.

Pedagógico
1 . Quais séries são oferecidas?

A unidade de BH oferece turmas desde a Educação Infantil, a partir dos 2 anos de idade, até o Ensino Médio.

2 . O que significa o Colégio oferecer uma educação bilíngue?

Um mundo de oportunidades se abre para os estudantes do Santa Marcelina que possuem uma Educação Bilíngue. Contamos com a assessoria do Systemic Bilingual, que busca integrar as necessidades da escola às aulas propostas, visando otimizar a experiência dos estudantes. Essa assessoria inclui formação continuada e acompanhando semanal dos professores com o material adquirido pela escola.

3. Todas as aulas são em inglês?

Não. Mas diariamente nossos educandos interagem e constroem conhecimentos das diversas áreas, em inglês. Acreditamos em uma metodologia exclusiva, dotando o estudante não apenas de fluência na língua, mas de uma formação integral que o possibilite realizar uma imersão numa nova cultura. As aulas são interdisciplinares, com atividades variadas, desenvolvidas para potencializar habilidades diversas, contemplar inteligências múltiplas e desenvolver pensamento crítico. Os estudantes não só aprendem inglês, eles aprendem em inglês.

4. Como posso acompanhar o desempenho do meu filho(a)?

Para conferir o desempenho do estudante, acesse o Portal do Aluno.

5. Como funciona o processo de avaliação?

A avaliação na educação infantil remete ao processo de desenvolvimento pleno da criança e ocorre de forma planejada e contínua. Contempla a trajetória de aprendizagem e desenvolvimento da criança por meio dos campos de experiências, previstos na BNCC.

 

Já nos Ensinos Fundamental e Médio, contempla o percurso contínuo das aprendizagens, com a intenção de diagnosticar os resultados para promover o desenvolvimento do estudante e redimensionar prática educativa. A avaliação ocorre de forma processual e formativa, com base nos objetivos de aprendizagem e habilidades previstos na BNCC e nos indicadores externos de avaliação em larga escala.

6. É permitido o uso do celular no Colégio e nas salas de aula?

O uso de quaisquer objetos eletrônicos, inclusive celulares, poderão ser utilizados nos ambientes de aprendizagem sob autorização do professor ou outro colaborador, seja durante as aulas ou em trabalhos de campo. 

7. Como posso me comunicar com a coordenadora pedagógica?

A coordenação pedagógica pode ser acionada por e-mail:

Educação Infantil e 1º ano/EF1: [email protected]

Ensino Fundamental | Anos Iniciais: [email protected]

Ensino Fundamental | Anos Finais e Ensino Médio: [email protected]

8. O Colégio oferece período integral? Quais atividades estão inclusas no Integral?

A unidade de BH não oferece período integral.

9. Quais plataformas educacionais o Colégio usa?

O Colégio usa diversas plataformas. O Guia de Bolso é um resumo explicativo para você consultar sempre que precisar relembrar a finalidade de cada plataforma do Santa, como acessá-las e qual login utilizar. Em caso de dúvida, procure a Equipe de Tecnologia da sua Unidade.

Fale
conosco

SETORES

Recepção
[email protected]
3441-4988
Segunda a Sexta, 7h às 18h e, Sábado, 8h às 13h
Financeiro
[email protected]
3441-4988
Segunda a Sexta, 7h às 16h
Secretaria
[email protected]
3441-4988
Segunda a Sexta, 7h às 16h
Biblioteca
[email protected]
3441-4988
Segunda a Sexta, 7h às 17h
Assessoria de Imprensa
EPR Comunicação Corporativa
[email protected]
[email protected]
Recepção/Portaria

[email protected]
3441-4988
Segunda a Sexta, 7h às 18h e, Sábado, 8h às 13h

Financeiro

[email protected]
3441-4988
Segunda a Sexta, 7h às 16h

Secretaria

[email protected]
3441-4988
Segunda a Sexta, 7h às 16h

Biblioteca

[email protected]
3441-4988
Segunda a Sexta, 7h às 17h

Assessoria de Imprensa

EPR Comunicação Corporativa
[email protected]

[email protected]

JOIN OUR TEAM

The Careers page is our talent bank! It was created so that students and professionals can register their resumes to work in the Santa Marcelina Education Network.

By being part of our Network, you have the opportunity to combine purpose and professional fulfillment, helping us in our mission to educate, form, heal and build.

Here you can find all our open positions and apply for them in a simple and fast way! If the position you want is not available yet, don’t worry! Register in the Rede Santa Marcelina Talent Bank for future opportunities.

According to the General Law of Data Protection (LGPD), we cannot receive your resume through any communication channel other than this one.

O QUE É A OUVIDORIA DO SANTA?

O QUE É A OUVIDORIA DO SANTA?

A Ouvidoria dos Colégios Santa Marcelina é um serviço de atendimento à comunidade interna (estudantes, famílias e colaboradores) que recebe sugestões, reclamações, denúncias e elogios. Por meio dela, fortalecemos os vínculos, contribuímos para o aperfeiçoamento e a melhoria das atividades da instituição e zelamos pelo respeito aos direitos e deveres dos nossos estudantes e colaboradores.

O serviço é a última instância de atendimento – por isso, antes de pedir a intervenção da Ouvidoria, permita que os canais regulares das Unidades ofereçam soluções para sua manifestação.

A Ouvidoria dos Colégios Santa Marcelina é um serviço de atendimento à comunidade interna (estudantes, famílias e colaboradores) que recebe sugestões, reclamações, denúncias e elogios. Por meio dela, fortalecemos os vínculos, contribuímos para o aperfeiçoamento e a melhoria das atividades da instituição e zelamos pelo respeito aos direitos e deveres dos nossos estudantes e colaboradores.

O serviço é a última instância de atendimento – por isso, antes de pedir a intervenção da Ouvidoria, permita que os canais regulares das Unidades ofereçam soluções para sua manifestação.

ASSESSORIA
DE IMPRENSA

Nossa assessoria está sempre disponível para contribuir com o trabalho da mídia.

Entre em contato com a EPR – Comunicação Corporativa: [email protected] | [email protected]

ASSESSORIA DE IMPRENSA

Nossa assessoria está sempre disponível para contribuir com o trabalho da mídia.

Entre em contato com a EPR – Comunicação Corporativa: [email protected] | [email protected]

Portal do Aluno

Portal do Professor