logo-bh

Pedagogical approach

AGENDE
SUA VISITA

bg-competencias-pedagogico

DESENVOLVEMOS COMPETÊNCIAS PARA REINVENTAR O MUNDO

Estamos em constante desenvolvimento, sempre atentos às necessidades de cada geração que ingressa em nosso colégio. Para isso, atualizamos constantemente a nossa proposta pedagógica, atentos aos ideais do Beato Luigi Biraghi, fundador do Instituto Internacional das Irmãs de Santa Marcelina: cuidar da mente, do corpo e do espírito dos nossos estudantes.

Da Educação Infantil até o Ensino Médio, educamos fundamentados numa abordagem sociointeracionista – isso significa que acreditamos que a aprendizagem ocorre na relação com o outro, por meio da experiência mediada por um adulto. Em nosso processo formativo, queremos que o estudante reflita sobre sua formação e atue na sociedade como agente transformador, seja no âmbito local ou global. Acima de qualquer coisa, nosso principal foco é o estudante – pessoa que pensa, sente, tem desejos, necessidades, expectativas e desafios.

Educação Infantil

CRIAR, INVENTAR E DESCOBRIR

Na primeira infância, a criança desenvolve seu contato social, ampliando, por meio do ambiente escolar, suas relações com o outro, com o mundo e suas experiências de aprendizagem. No Santa Marcelina, nos dedicamos a oferecer um ambiente seguro e acolhedor, para que a criança se sinta  encorajada a explorar o mundo ao seu redor, elaborar suas teorias provisórias e aprofundar suas descobertas.

Com esse objetivo, asseguramos os direitos de conviver, brincar, participar, explorar e se expressar através de suas múltiplas linguagens, conhecendo-se como um ser cultural.

Por isso, os educadores interagem com as crianças, observando o que fazem, como fazem, como pensam e o que pensam – para, só então, projetarem as experiências a serem vivenciadas. O respeito à individualidade e à potencialidade de cada pessoa é algo muito importante na Educação das nossas crianças e disso não abrimos mão.

Faixa etária: 2 a 5 anos
Horários: 7h10 – 11h50 [manhã] | 13h – 17h40 [tarde]

ATIVIDADE PEDAGÓGICA EDUCAÇÃO INFANTIL

Cotidianidade

Lançando um olhar diferenciado à rotina da criança na escola, permitimos a possibilidade de participação e de relação com o mundo. O dia a dia é recheado de maravilhas enquanto os sujeitos desse processo exprimem curiosidade, capacidade de pesquisar, criar alternativas e implementar mudanças.

Ensino Fundamental – Anos Iniciais

APRENDENDO A APRENDER

Por aqui, queremos proporcionar a melhor experiência para o estudante em formação básica e cidadã, promovendo o pleno domínio da leitura, da escrita e do cálculo, além do fortalecimento de atitudes e valores cristãos.

Valorizamos os vínculos de família, dos laços de solidariedade humana e da tolerância recíproca, acreditando que esses pontos sustentam a vida social. Por isso, a criança desenvolve competências sociais e cognitivas por meio da Metodologia de Aprendizagem por Projetos, que possibilita a contextualização dos conteúdos numa perspectiva transdisciplinar e colaborativa.

Faixa etária: 6 a 10 anos
Horários: 7h10 – 11h50 [manhã] | 13h – 17h40 [tarde]

ATIVIDADE PEDAGÓGICA ENSINO FUNDAMENTAL
ANOS INICIAIS

Santa Investigação

É preciso aprender a fazer cada vez mais perguntas. Como escola, entendemos que as metodologias ativas são necessárias e que a aprendizagem baseada em projetos é uma possibilidade incrível de investigação e construção significativa. A partir disso, iniciamos uma caminhada fundamentada na aprendizagem, baseada em projetos.

Ensino Fundamental – ANOS FINAIS

CONSTRUINDO APRENDIZAGENS SIGNIFICATIVAS

Entendemos que, nessa fase, o estudante passa por um período de importantes transformações – e nos dedicamos a apoiar nossos meninos e meninas em cada uma delas. Nos anos finais do Ensino Fundamental, nossos estudantes consolidam competências para continuar aprendendo por toda a vida.

Queremos que cada estudante, além de adquirir conhecimentos, aproprie-se de valores e se posicione criticamente diante das situações da vida. Com esse objetivo, desenvolvemos habilidades nas dimensões cognitivas e socioemocionais, que servirão como instrumentos reais de interpretação, julgamento, atuação e desenvolvimento pessoal.

Em um mundo que exige pessoas ativas, criativas, capazes de resolver problemas e que atuem de forma crítica num ambiente cada vez mais mediado pela tecnologia, a melhor escolha é o Santa Marcelina. Afinal, aqui, priorizamos o papel ativo e investigativo do estudante, pois acreditamos na educação como um potente recurso de transformação pessoal e de pleno desenvolvimento da autonomia.

Faixa etária: 11 a 14 anos
Horários: 7h10 – 12h40 [manhã]

ATIVIDADE PEDAGÓGICA ENSINO FUNDAMENTAL
ANOS FINAIS

Projeto Cidadania

Está alicerçado nas competências ligadas às cidades inteligentes: sustentabilidade, saúde, cultura e tecnologia. Grupos de alunos alinham suas propostas a ONGs, instituições públicas, amigos e famílias. Agem e convidam a agir em prol da solidariedade àqueles que sentem fome, frio ou se encontram em situação de desemprego ou isolados da educação.

Ensino médio

FORMAÇÃO CONSISTENTE PARA UM ADULTO POTENTE

Em mais uma etapa da educação, queremos capacitar nossos estudantes para realizar escolhas e responder aos desafios da sociedade atual. Para isso, além da apropriação de conteúdos para os exames clássicos, nossos estudantes se engajam em projetos “mão na massa”, vivenciam atitudes empreendedoras, desenvolvem o processo criativo, investigações científicas e realizam intervenções socioculturais, em uma relação de construção e reconstrução da aprendizagem.

Trabalhamos para que nossos estudantes obtenham sucesso em exames e concursos, como o ENEM e os principais vestibulares do país. Mas, para além dessa etapa seletiva da vida, a nossa educação integral prepara as crianças e jovens para serem cidadãos felizes, confiantes, críticos e responsáveis, que atuem na sociedade mobilizando princípios e valores cristãos internalizados durante a trajetória educativa na Rede Santa Marcelina de Educação.

Faixa etária: 15 a 17 anos
Horários: 7h10 – 12h40 [manhã]

ATIVIDADE PEDAGÓGICA
ENSINO MÉDIO

Itinerários
Formativos

É o conjunto de disciplinas, projetos, oficinas, núcleos de estudo, entre outras situações de trabalho, por meio das quais os estudantes poderão escolher percorrer parte do Ensino Médio. Esse percurso flexível permite que os alunos se aprofundem em conhecimentos específicos, que dialogam e se relacionam com as carreiras que almejam.

Baixe o calendário texto modelo

Calendário

Confira o passo a passo para você comprar com rapidez e segurança

Lista de material Escolar

Confira o passo a passo para você comprar com rapidez e segurança

Educação Infantil

Ensino Fundamental
Anos Iniciais

Confira o passo a passo para você comprar com rapidez e segurança

Portal do Aluno

Portal do Professor