No último sábado (18/10), seis educadores do Colégio Santa Marcelina São Paulo brilharam no 16º Congresso ICLOC de Práticas na Sala de Aula, um dos maiores encontros de troca de experiências entre professores do Brasil.
Nossos docentes apresentaram projetos que refletem o cuidado, a criatividade e o compromisso com uma educação de excelência.
🔸 Vanice de Mattos, inspirada nas abordagens de Emmi Pikler e de Reggio Emilia, mostrou como o cuidado é o primeiro gesto educativo.
🔹Adriana Ruiz falou sobre a construção de um currículo bilíngue autoral que une tradição, inovação e cuidado docente.
🔸 Caio Chaves Barbosa trouxe os desafios e as possibilidades do CLIL (Content and Language Integrated Learning) no ensino de Ciências para educadores não linguistas.
🔹 Lilian Macedo compartilhou experiências do projeto “Como medimos as coisas”, no qual a curiosidade das crianças foi o ponto de partida para explorar o mundo e construir linguagem em um ensino bilíngue, vivo e significativo.
🔸 Já a dupla Fernanda Oliveira e Gislene Lacerda apresentou o projeto “Teatro, História e Educação Antirracista”, que tinha como objetivo promover uma formação crítica e interdisciplinar no Ensino Médio.
A participação de nossos professores em eventos como esse reafirma a qualidade do nosso corpo docente e o compromisso do Santa Marcelina em oferecer uma educação inovadora, humana e transformadora!