O Projeto Sentimentos da Professora Kamilla (Nível 4) foi concebido para guiar as crianças em um percurso de identificação, compreensão e expressão das emoções, utilizando uma abordagem que combinou experiências sensoriais, artísticas, literárias e digitais.
O percurso pode ser resumido nas seguintes etapas:
1. Exploração Sensorial e Autorreconhecimento
As crianças iniciaram o projeto através de vivências sensoriais e visuais, buscando a conexão entre o interno e o externo. Elas participaram de experiências para conhecer e expressar emoções, incluindo a imersão em um espaço todo vermelho (exploração cromática de uma emoção intensa) e a observação de uma rosa. A etapa fundamental de autorreconhecimento foi realizada quando as crianças se olharam no espelho fazendo diferentes expressões e registraram suas descobertas em autorretratos.
2. Fundamentação Teórica e Artística
Para conceituar os sentimentos, as crianças conversaram sobre o que é sentimento e ouviram a história “O Monstro das Cores”, associando as cores às emoções de forma lúdica. Em seguida, essa compreensão foi transposta para o campo artístico: elas conheceram obras de arte que remetem sentimentos e realizaram releituras, explorando e expressando artisticamente esses sentimentos.
3. Expressão e Validação Afetiva Digital
A etapa final integrou tecnologia e afeto para validar e registrar as emoções no contexto social e familiar. As crianças participaram da criação de um mural digital, onde foram desafiadas a responder perguntas sobre sentimentos e tiveram suas respostas filmadas. O momento de maior conexão afetiva ocorreu quando ouviram áudios de seus familiares e tiveram suas reações filmadas, sendo convidadas, na sequência, a responder o que sentiram no momento.
O conjunto dessas experiências foi crucial para o objetivo final, ajudando as crianças a identificar, compreender e expressar melhor o que sentem, construindo uma base sólida de educação socioemocional.

