Em sintonia com a 35ª Bienal de Artes de São Paulo, cujo tema é “Coreografias do Impossível”, convidamos você para Semana de Artes da Faculdade Santa Marcelina, um evento imperdível que se propõe a explorar os “Lugares dos (im)possíveis nas Artes’’.
Data: 9/10/2023, 10/10/2023 e 11/10/2023
Horário: das 09h às 12h30
Local: Faculdade Santa Marcelina – Unidade Perdizes – R. Dr. Emílio Ribas, 89 – Perdizes, São Paulo – SP, 05006-020
Inscreva-se agora mesmo, clique aqui!
Programação
09/10/2023 – Segunda-Feira
Mesa de Abertura – Ideias em Movimento das 9h00 às 10h30
Convidada: Aline Bispo
Mediação: Ana Lia Lemos, aluna do 8º semestre de Artes Visuais da Faculdade Santa Marcelina.
Aline Bispo, São Paulo, SP, 1989 – é multiartista visual, ilustradora, curadora independente – que atualmente atua na curadoria do Instituto Ibirapitanga e também é colunista do Nós Mulheres da Periferia. Em suas produções investiga temáticas que cruzam a miscigenação brasileira, gênero, sincretismos religiosos e étnicos. Faz parte do time de artistas com obras expostas e/ou presentes nos acervos MASP, IMS Paulista, Pinacoteca de São Paulo, SESC, Museu Afro Brasil, Itaú Cultural, MAC-RS e Galeria Luis Maluf. Atualmente possui três empenas pintadas no Parque Minhocão, em São Paulo, sendo a primeira “Salve, Lélia!”, em uma homenagem a Lélia Gonzalez.
Educação e arte Guarani Mbya no Museu das Culturas Indígenas das 11h às 12h30
Nome do convidado: Michel Wera
Mediação: João Henrique Nunes, aluno do 8º semestre de Artes Visuais da Faculdade Santa Marcelina.
Michel Wera é educador e liderança da Tekoá(aldeia) Guarani Itakupé. Do povo Guarani Mbya, residente na Tekoá Itakupé Terra Indígena Jaraguá e mestre de saberes do Museu das Culturas Indígenas (MCI) de São Paulo.
10/10/2023 – Terça-Feira
Conversas sobre curadoria: Projeto Atos Modernos das 9h00 às 10h30
Convidada: Horrana Santoz
Mediação: Marina Fukumot, aluna do 8ª semestre de Artes Visuais da Faculdade Santa Marcelina.
Horrana de Kássia Santoz é curadora e pesquisadora. Graduada em Artes Visuais pela Universidade Federal do Espírito Santo (2011), atua desde 2007 no desenvolvimento de novas práticas educativas em museus e espaços culturais, como, arte-educadora, mediadora, assistente de produção e assistente de curadoria. Integrou o programa Fábricas de Cultura como assistente e supervisora artístico-pedagógica da Fábrica de Cultura Jardim São Luis. No núcleo de Mediação e Programas Públicos do Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (MASP) organizou a programação de cursos do MASP Escola, além de ser
curadora da sala de vídeos do MASP, entre 2018 e 2020.
Território, memória e afetividade das 11h às 12h30.
Convidado: Marcelino Melo / Nenê
Mediação: Juliana Kuniyoshi e Fernando Correia, alunos do 8º semestre de Artes Visuais da Faculdade Santa Marcelina.
Marcelino Melo conhecido também como Nene, é um artista brasileiro alagoano, nascido em 94 que reside em são paulo a mais de 15 anos. seu trabalho nas artes visuais e de mais notoriedade é Quebradinha que são esculturas onde representam a vida favelada e o cotidiano periférico provocando a partir das miniaturas reflexões políticas e de interesse público tais como: habitação, racismo ambiental, memória, religiosidade entre outros temas de relevância para a sociedade. Exposições: IMS Paulista, CCSP, Museu da Cidade SP, SP-ARTE, Museu de Arte do Rio, OC Alfredo Volpi. Arte educação: Fábricas de Cultura e Sesc Ipiranga. Na Mídia: Globo, TV Cultura, Veja, Folha, UOL, ArchDaily entre outros.
11/10/2023 – Quarta-Feira
Palestra-performance: Nada acaba no vazio das 9h00 às 10h30
Convidado: Abiniel Nascimento
Mediação: Rebeca Chiaparin e Laura Siufi, alunas do 8º semestre de Artes Visuais da Faculdade Santa Marcelina.
Artista transdisciplinar, pesquisador, bacharel em museologia (UFPE, 2022), com formação em Fotografia Expandida (EAV Parque Lage). É coautor do livro “E se? Arquivos, fotografias e fabulações” (Org.: Marina Feldhues) e organiza o Ciclo de Estudos Críticos: Indigeneidade, mestiçagem e a maquinaria da ausência. Seu trabalho inclui textos, poemas, filmes, videoarte, performances, fotografias, oficinas públicas e curadoria.
Mesa de Encerramento – Arte, cidade e tecnologia, a partir do entre-lugar das 11h às 12h30
Convidado: Coletivo Coletores (Toni Baptiste e Flávio Camargo)
Mediação: Larissa Feliciano e Isadora Pace, alunas do 8º semestre de Artes Visuais da Faculdade Santa Marcelina.
Formado em 2008 na periferia da Zona Leste da Cidade de São Paulo pelos artistas e pesquisadores Toni Baptiste e Flávio Camargo, o Coletivo Coletores tem como proposta pensar as cidades como meio e suporte para suas ações utilizando diferentes linguagens visuais e tecnológicas discutindo temáticas ligadas às: periferias globais, apagamentos históricos/culturais e o direito à cidade.
Não perca a oportunidade de ser parte dessa celebração da arte e do pensamento criativo. Estamos ansiosos para compartilhar esses dias intensos de inspiração, aprendizado e diálogo no vibrante cenário artístico de São Paulo.