PERGUNTAS FREQUENTES
- Biblioteca
-
Departamento de
Anatomia Humana - EAD
- Estágio
- Financeiro
- NAPP
-
Pós-Graduação
(Itaquera) - SAR
- Secretaria
Segunda à sexta-feira das 07:30 às 22:00.
Sábado das 08:00 às 16:00.
É possível retirar 5 materiais por um prazo de 7 dias corrido.
Sim, até 3 vezes pelo mesmo período, desde que não haja reservas dos mesmos e não esteja atrasado. As renovações são feitas através da página da Biblioteca.
A multa é cobrada por cada item e por dias úteis de atraso, valor definido pela direção.
Sim, desde que os materiais sejam pertinentes ao interesse da comunidade acadêmica e serem dos últimos 10 anos.
Não, alimentos e bebidas não são permitidos dentro da Biblioteca.
Para o primeiro acesso a base UpToDate basta acessar o micro dentro da Instituição, entrar na página da Biblioteca e fazer o cadastro, após o cadastro o acesso é permitido de qualquer lugar. A renovação da base deverá ser feita a cada 3 (três) meses, para isso basta utilizar qualquer micro dentro da Instituição, fazer a renovação digitando o login e senha, assim a renovação será efetuada.
Ao fazer a pesquisa no catálogo on-line da biblioteca, (link no site da faculdade https://www.santamarcelina.org.br/educacao/fasm_unidade.asp?id=29), irá aparecer tanto os livros físicos como os on-line (aparece tudo), os livros on-line tem um cadeado na frente, basta clicar neste cadeado e irá aparecer uma tela para digitar o número da matrícula e a senha (a matrícula é o número que está no crachá e a senha é a mesma que você usa no portal do aluno). Depois disso aparecerá o livro na íntegra.
A faculdade faz uma solicitação de cadáveres e peças anatômicas ao SVOC – serviço de verificação de óbito da capital, após a liberação dos documentos registra-se em cartório e a faculdade faz dez publicações em jornal de grande circulação, não havendo familiares o juiz autoriza o estudo.
Nos cadáveres são utilizadas técnicas de conservação em solução de formol aldeído na concentração de 10%, nas peças anatômica utilizamos técnicas de conservação em solução em glicerina.
O processo até a liberação dos cadáveres é demorado más em média utilizamos quatro cadáveres por semestre.
Os cadáveres para estudo não são indigentes porque todos eles têm documento, cadáveres indigentes não podem ser destinados para estudo, eles ficam em poder da justiça.
Não fazemos reservas, os laboratórios ficam à disposição dos alunos desde que não tenha aulas.
Funciona das 8hs às 22:53.
Sim, exceto feriados prolongados.
A frequência é calculada a partir da entrega das atividades que, são disponibilizadas na plataforma (participação em fóruns, entrega de tarefas, etc). Para que o aluno seja aprovado é preciso atender a 75% das demandas.
As avaliações são feitas em modalidade online e presencial. As avalições presenciais são aplicadas ao fim de cada bimestre no polo escolhido pelo aluno, no ato da matricula, com a possibilidade de fazer avaliação substitutiva caso necessário; em modalidade online é oferecido o exame ao fim do semestre caso o aluno não atinja a nota necessária para ser aprovado.
As aulas ficam disponíveis na plataforma em vídeo com o material de apoio, havendo web aulas para tirar dúvidas diretamente com o tutor (o tutor é quem faz o acompanhamento do aluno diretamente).
O processo seletivo compreende a elaboração de uma redação, sobre tema da atualidade.
O candidato pode usar a sua nota do ENEM para ingressar nos cursos da modalidade EAD.
As avaliações bimestrais são aplicadas nos polos escolhidos no ato da matricula do aluno que, deve comparecer para realizar essas atividades.
O estágio extracurricular ou não obrigatório, de acordo com a Lei nº 11.788/2008 que dispõe sobre o estágio de estudantes, é uma atividade opcional, acrescida à carga horária regular e, portanto, não faz parte da carga horária do curso, visa proporcionar ao aluno, uma visão prática da teoria estudada em sala de aula, oferecendo a experiência para sua inserção no futuro mercado de trabalho.
Na Faculdade Santa Marcelina, todos os acadêmicos, regularmente matriculados, e que comprovadamente frequentem os cursos ofertados na instituição.
I – Matrícula e frequência regular do acadêmico(a);
II – Celebração do Termo de Compromisso entre o acadêmico, a parte concedente doe estágio extracurricular e a Faculdade Santa Marcelina e;
III – Compatibilidade entre as atividades desenvolvidas no estágio extracurricular e as previstas no Termo de Compromisso de Estágio (TCE).
O Art.11 da Lei nº 11.788/2008 estabelece que a duração do estágio extracurricular, na mesma Parte Concedente isto é, na mesma Pessoa Jurídica de Direito Privado ou nos mesmos órgãos da Administração Pública Direta, Autárquia de qualquer dos Poderes da União, do Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, bem como para o mesmo Profissional Legal, não poderá ultrapassar 2 (dois) anos, exceto quando se tratar de estágio portador de deficiência.
Para firmar um convênio direto entre a Faculdade Santa Marcelina e a organização/empresa que se predispõe a se tornar parte concedente de estágios, deve se cumprir os seguintes requisitos:
A organização/empresa deverá preencher a minuta de contrato denominada “Termo de Convênio”, com as informações necessárias constantes no documento fornecido pela Faculdade Santa Marcelina (caso a empresa possua modelo próprio enviar para a faculdade Santa Marcelina para análise do Departamento Jurídico e verificação da possibilidade de aceite);
Imprimir o “Termo de Convênio”, devidamente preenchido e assinado pelo Responsável da organização/empresa, em 02(duas) vias;
Protocolar o Termo de Convênio na Secretaria Geral, para encaminhamento à Secretaria de Coordenação, onde será verificado os requisitos básicos para solicitação de convênio e, na sequência, encaminhado para análise da Diretora Geral.
Entrar em contato com o setor de estágios da Faculdade Santa Marcelina através do e-mail: [email protected] ou telefone: (11) 2217-9110 – ramal: 9106 ou presencialmente na Instituição de Ensino.
O Estágio é ato educativo escolar supervisionado, que visa à preparação para o trabalho produtivo de educandos que estejam frequentando o ensino regular em instituições de educação superior, faz parte do projeto pedagógico do curso e visa ao aprendizado de competências próprias da atividade profissional e à contextualização curricular, objetivando o desenvolvimento do estagiário para o trabalho. (§1º do art. 2º da Lei nº 11.788/2008).
Não. O estágio não caracteriza vínculo de emprego de qualquer natureza, desde que observados os requisitos legais, não sendo devidos encargos sociais, trabalhistas e previdenciários. (arts. 3º e 15 da Lei nº 11.788/2008).
No geral no complexo de Saúde Hospitalar e Unidades Básicas de Saúde, mas também contamos com alguns parceiros para realização dos estágios.
Não, o estágio curricular é obrigatório pela grade curricular de cada respectivo curso.
Sim, todos os cursos atendem as diretrizes curriculares estabelecidas.
Sim, todos os estágios são supervisionados por um profissional responsável pela supervisão dos estagiários.
Pela Legislação vigente, o Seguro de Acidentes Pessoais a favor do Estagiário deve ser providenciado pela Empresa concedente do estágio ou, excepcionalmente, pela Instituição de Ensino. A cobertura abrange acidentes pessoais ocorridos com os estudantes durante o período de vigência do estágio, no território nacional, extrapolando, portanto, o local e horário de estágio, os capitais segurados cobrem morte ou invalidez permanente, total ou parcial, provocadas por acidente.
I – Celebrar termo de compromisso com discente e com a parte concedente, indicando as condições de adequação do estágio à proposta pedagógica do curso, á etapa e modalidade da formação escolar do estudante e ao horário e calendário escolar.
II – Avaliar as instalações da parte concedente do estágio e sua adequação à formação cultural e profissional do discente;
III – Indicar professor orientador, da área a ser desenvolvida no estágio, coo responsável pelo acompanhamento e avaliação das atividades dos estagiários;
IV – Exigir do discente a apresentação periódica, em prazo não superior a 6 meses, de relatório das atividades;
V – Zelar pelo cumprimento do termo de compromisso, reorientando o estagiário para outro local em casa de descumprimento de suas normas;
VI – Elaborar normas complementares e instrumentos de avaliação dos estágios de seus discentes;
VII – Comunicar à parte concedente do estágio, no início do período letivo, as datas de realização de avaliações escolares ou acadêmicas.
Não, porém você pode poderá contatar o Financeiro justificando o motivo que precisa de um vencimento diferenciado para análise e deferimento.
Provavelmente o bloqueador de pop-up do seu navegador está ativo, você precisa desbloquear pois o boleto é gerado em uma nova janela de navegação.
Não, o novo Código Civil determina que maiores de 18 anos devem ser responsáveis pelos seus contratos, dessa forma o boleto será emitido em nome do aluno, independente de quem paga seus boletos.
Os boletos são emitidos apenas pelo portal do aluno, através do acesso do aluno no portal em caso de alunos sem responsável financeiro ou do portal do responsável financeiro, quando o caso, eles podem ser emitidos pelas opções Títulos ou Consulta Financeira.
Sim, o aluno ou responsável financeiro podem imprimir seu informe direto no portal do aluno, através da opção Comprovante I.R.
Para os casos de Dependência não há concessão de desconto, já para as Adaptações, caso a grade de Adaptação atinja no mínimo 70% do valor da regular o desconto será concedido.
Não, os alunos sempre terão que optar por 1 único desconto, mesmo em caso de antecipação de pagamento das parcelas do semestre o aluno não poderá acumular descontos.
Não, apenas nas matrículas poderão ser inclusos descontos, desde que não tenha sido feito o pagamento da primeira parcela da semestralidade integralmente e nos períodos de rematrícula são abertos calendários específicos em que os descontos podem ser inclusos ou alterados mediante solicitação com justificativas e deferimento.
A opção de pagamento via cartão de crédito somente está habilitada na modalidade presencial para taxas e protocolos, em alguns cursos específicos de Extensão também poderá ser ofertada excepcionalmente a opção de pagamento via cartão de crédito, na modalidade EAD é possível sim pagar via cartão de crédito.
NAPP – Núcleo de Atendimento Psicológico e Psicopedagógico, que tem por objetivo oferecer suporte Psicológico e Psicopedagógico aos alunos que necessitarem, buscando atenuar questões que possam aparecer ao longo da vida acadêmica.
Somente alunos de graduação e pós-graduação (inclusive EAD) com matrículas ativas, que procurarem este serviço de forma espontânea, ou forem encaminhados pela coordenação e/ou professores.
Não. Para uma maior organização, os agendamentos devem acontecer com antecedência. Não se trata de plantão.
Unidade Itaquera: na recepção da faculdade, localizada na entrada (catraca).
Ou agende escolhendo a melhor data e horário, logando com seu e-mail institucional, clicando aqui.
Unidade Perdizes: na secretaria de coordenação (no prédio Biraghi) ou na Casa São José (Rua: Dr. Emilio Ribas, 130 – em frente à faculdade)
Ou agende escolhendo a melhor data e horário, logando com seu e-mail institucional, clicando aqui.
Unidade Itaquera: sala localizada no 2º andar do prédio da biblioteca
Unidade Perdizes: sala localizada na Casa São José (Rua: Dr. Emilio Ribas, 130 – em frente à faculdade).
Ingressar em um curso de Graduação pode gerar certas angústias e ansiedades, pensando nisso, O NAPP realiza atendimentos individuais ou em pequenos grupos, com o intuito de oferecer suporte emocional, encaminhando para outros profissionais (externos), caso necessário.
Vale lembrar que, os atendimentos com parceiros, não são de responsabilidade do NAPP.
O ingresso no curso superior nos traz alguns desafios. Um deles é a forma específica de estudar e se organizar.
O NAPP atua na orientação de estudos e organização do tempo, com o objetivo de auxiliar os alunos, na busca do autoconhecimento para que reconheça suas potencialidades e encontre sua forma para superar os obstáculos que podem aparecer, oferecendo suporte àqueles que apresentam alguma dificuldade ou transtorno de aprendizagem, já diagnosticado.
O NAPP realiza encaminhamentos para profissionais (externos), quando necessário.
Sim, nossos cursos são ofertados semestralmente.
De acordo com a Resolução nº 01 de abril de 2018 não será obrigatório, mas a dispensa dependerá da decisão de cada IES e constará no Projeto Pedagógico de cada curso.
Alguns cursos de Pós-Graduação possuem em sua proposta o Estágio obrigatório.
Os cursos de Pós-Graduação da Unidade Itaquera são presenciais.
Os cursos de especialização em nível de pós-graduação lato sensu presenciais (nos quais se incluem os cursos designados como MBA – Master Business Administration) oferecidos por instituições de ensino superior ou por entidades especialmente credenciadas para atuarem nesse nível educacional independem de autorização, reconhecimento e renovação de reconhecimento e devem atender ao disposto na Resolução CNE/CES nº 1, de 8 de junho de 2007.
Os cursos de Pós-Graduação possuem a duração mínima de 360 horas, podendo variar de acordo com a proposta pedagógica de cada curso.
Sim, todos os cursos ofertados são a nível de Especialização – Lato Sensu.
Não, os cursos de Pós-Graduação Lato Sensu são abertos a candidatos diplomados em cursos de graduação ou demais cursos superiores e que atendam às exigências das instituições de ensino.
Sim.
SAR (Setor de Acolhimento e Relacionamento), é o setor que está sempre pronto para apoiar, acolher, ouvir e aconselhar os alunos. Juntos, encontraremos o melhor caminho para que sua jornada acadêmica seja exitosa com muitas conquistas e realizações.
No decorrer de sua jornada acadêmica surgirão dúvidas em diversos âmbitos. A equipe do SAR está preparado para acolher e direcionar as demandas pertinentes as suas necessidades durante este periodo. Contamos com profissionais para ajudá-los em suas dificuldades e, principalmente, antecipando-se a elas.
Unidade Itaquera: Estamos situados próximo a Secretaria Geral – Sala de Atendimento nº 4.
Unidade Perdizes: Na Casa São José, anexo da Faculdade Santa Marcelina – Rua Dr. Emilio Ribas, nº 130 1º andar.
De segunda à sexta-feira das 09h às 19h, em ambas unidades.
Por se tratar, via de regra, de temática de foro íntimo, todo aluno, independente da forma de contato, passa por um encontro com o profissional do setor. A partir desse contato, é realizado todo um trabalho de compreensão das necessidades do aluno para direcionamento onde inclui várias instâncias, como: administrativas, financeira, social, psicológicas e pedagógicas.
Desde o primeiro dia de aula, disponibilizamos atendimento por todos os canais de comunicação possíveis, tais como: presencialmente, por e-mail, telefone, whatsapp e também pela Caixa de Sugestões (localizada na recepção de cada unidade).
Unidade Itaquera:
Email: [email protected] / Tel.: (11) 2217-9110 Ramal 9173 / Whatsapp: (11) 98361-8203
Unidade Perdizes:
Email: [email protected] / Tel.: (11) 3824-5800 Ramal 869 / Whatsapp: (11) 98361-4816
Não, nosso atendimento é de livre demanda. Quando sentir necessidade, dificuldade ou precisar de alguma orientação/informação, estamos à disposição.
Confira os valores e demais informações sobre a Graduação AQUI.
Confira os valores e demais informações sobre a Graduação AQUI.
Confira, a relação de empresas que possuem parceria com a Faculdade Santa Marcelina AQUI.
No primeiro login, o aluno deverá utilizar seu número de matrícula e data de nascimento no formato ddmmaaaa como senha de acesso. Após essa etapa inicial, o sistema solicitará que o aluno crie uma nova senha.
Você pode acessar o boleto das mensalidades indo para o Portal do Aluno e selecionando a opção “Títulos”.
Para solicitar serviços como Histórico Escolar, Declarações, Certificados e Compensação de Ausência, você deve acessar o Portal do Aluno e, em seguida, selecionar a opção “Protocolos” e depois escolher “Solicitar serviços”.
Para realizar o trancamento ou cancelamento de matrícula, você tem duas opções: comparecer pessoalmente ao atendimento da secretaria ou enviar uma solicitação por e-mail. Na Unidade Itaquera, o e-mail é [email protected], e na unidade Perdizes, o e-mail é [email protected].
A rematrícula é um processo automático para os alunos sem pendências acadêmicas ou financeiras. Para concluí-la, você deve assegurar o pagamento da primeira mensalidade do semestre (janeiro/julho).
Sim, a Colação de Grau é obrigatória. Nesse evento, é conferido o grau superior ao aluno que tenha cumprido todas as exigências curriculares do seu curso. É importante notar que sem a participação na Colação de Grau, o aluno não está apto a receber o seu diploma.
O prazo para retirar o diploma é de 120 dias a partir da data da colação de grau. O aluno receberá um e-mail contendo as instruções necessárias para o processo.
Segunda à sexta-feira das 07:30 às 22:00.
Sábado das 08:00 às 16:00.
É possível retirar 5 materiais por um prazo de 7 dias corrido.
Sim, até 3 vezes pelo mesmo período, desde que não haja reservas dos mesmos e não esteja atrasado. As renovações são feitas através da página da Biblioteca.
A multa é cobrada por cada item e por dias úteis de atraso, valor definido pela direção.
Sim, desde que os materiais sejam pertinentes ao interesse da comunidade acadêmica e serem dos últimos 10 anos.
Não, alimentos e bebidas não são permitidos dentro da Biblioteca.
Para o primeiro acesso a base UpToDate basta acessar o micro dentro da Instituição, entrar na página da Biblioteca e fazer o cadastro, após o cadastro o acesso é permitido de qualquer lugar. A renovação da base deverá ser feita a cada 3 (três) meses, para isso basta utilizar qualquer micro dentro da Instituição, fazer a renovação digitando o login e senha, assim a renovação será efetuada.
Ao fazer a pesquisa no catálogo on-line da biblioteca, (link no site da faculdade https://www.santamarcelina.org.br/educacao/fasm_unidade.asp?id=29), irá aparecer tanto os livros físicos como os on-line (aparece tudo), os livros on-line tem um cadeado na frente, basta clicar neste cadeado e irá aparecer uma tela para digitar o número da matrícula e a senha (a matrícula é o número que está no crachá e a senha é a mesma que você usa no portal do aluno). Depois disso aparecerá o livro na íntegra.
Anatomia Humana
A faculdade faz uma solicitação de cadáveres e peças anatômicas ao SVOC – serviço de verificação de óbito da capital, após a liberação dos documentos registra-se em cartório e a faculdade faz dez publicações em jornal de grande circulação, não havendo familiares o juiz autoriza o estudo.
Nos cadáveres são utilizadas técnicas de conservação em solução de formol aldeído na concentração de 10%, nas peças anatômica utilizamos técnicas de conservação em solução em glicerina.
O processo até a liberação dos cadáveres é demorado más em média utilizamos quatro cadáveres por semestre.
Os cadáveres para estudo não são indigentes porque todos eles têm documento, cadáveres indigentes não podem ser destinados para estudo, eles ficam em poder da justiça.
Não fazemos reservas, os laboratórios ficam à disposição dos alunos desde que não tenha aulas.
Funciona das 8hs às 22:53.
Sim, exceto feriados prolongados.
A frequência é calculada a partir da entrega das atividades que, são disponibilizadas na plataforma (participação em fóruns, entrega de tarefas, etc). Para que o aluno seja aprovado é preciso atender a 75% das demandas.
As avaliações são feitas em modalidade online e presencial. As avalições presenciais são aplicadas ao fim de cada bimestre no polo escolhido pelo aluno, no ato da matricula, com a possibilidade de fazer avaliação substitutiva caso necessário; em modalidade online é oferecido o exame ao fim do semestre caso o aluno não atinja a nota necessária para ser aprovado.
As aulas ficam disponíveis na plataforma em vídeo com o material de apoio, havendo web aulas para tirar dúvidas diretamente com o tutor (o tutor é quem faz o acompanhamento do aluno diretamente).
O processo seletivo compreende a elaboração de uma redação, sobre tema da atualidade.
O candidato pode usar a sua nota do ENEM para ingressar nos cursos da modalidade EAD.
As avaliações bimestrais são aplicadas nos polos escolhidos no ato da matricula do aluno que, deve comparecer para realizar essas atividades.
O estágio extracurricular ou não obrigatório, de acordo com a Lei nº 11.788/2008 que dispõe sobre o estágio de estudantes, é uma atividade opcional, acrescida à carga horária regular e, portanto, não faz parte da carga horária do curso, visa proporcionar ao aluno, uma visão prática da teoria estudada em sala de aula, oferecendo a experiência para sua inserção no futuro mercado de trabalho.
Na Faculdade Santa Marcelina, todos os acadêmicos, regularmente matriculados, e que comprovadamente frequentem os cursos ofertados na instituição.
I – Matrícula e frequência regular do acadêmico(a);
II – Celebração do Termo de Compromisso entre o acadêmico, a parte concedente doe estágio extracurricular e a Faculdade Santa Marcelina e;
III – Compatibilidade entre as atividades desenvolvidas no estágio extracurricular e as previstas no Termo de Compromisso de Estágio (TCE).
O Art.11 da Lei nº 11.788/2008 estabelece que a duração do estágio extracurricular, na mesma Parte Concedente isto é, na mesma Pessoa Jurídica de Direito Privado ou nos mesmos órgãos da Administração Pública Direta, Autárquia de qualquer dos Poderes da União, do Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, bem como para o mesmo Profissional Legal, não poderá ultrapassar 2 (dois) anos, exceto quando se tratar de estágio portador de deficiência.
Para firmar um convênio direto entre a Faculdade Santa Marcelina e a organização/empresa que se predispõe a se tornar parte concedente de estágios, deve se cumprir os seguintes requisitos:
A organização/empresa deverá preencher a minuta de contrato denominada “Termo de Convênio”, com as informações necessárias constantes no documento fornecido pela Faculdade Santa Marcelina (caso a empresa possua modelo próprio enviar para a faculdade Santa Marcelina para análise do Departamento Jurídico e verificação da possibilidade de aceite);
Imprimir o “Termo de Convênio”, devidamente preenchido e assinado pelo Responsável da organização/empresa, em 02(duas) vias;
Protocolar o Termo de Convênio na Secretaria Geral, para encaminhamento à Secretaria de Coordenação, onde será verificado os requisitos básicos para solicitação de convênio e, na sequência, encaminhado para análise da Diretora Geral.
Entrar em contato com o setor de estágios da Faculdade Santa Marcelina através do e-mail: [email protected] ou telefone: (11) 2217-9110 – ramal: 9106 ou presencialmente na Instituição de Ensino.
O Estágio é ato educativo escolar supervisionado, que visa à preparação para o trabalho produtivo de educandos que estejam frequentando o ensino regular em instituições de educação superior, faz parte do projeto pedagógico do curso e visa ao aprendizado de competências próprias da atividade profissional e à contextualização curricular, objetivando o desenvolvimento do estagiário para o trabalho. (§1º do art. 2º da Lei nº 11.788/2008).
Não. O estágio não caracteriza vínculo de emprego de qualquer natureza, desde que observados os requisitos legais, não sendo devidos encargos sociais, trabalhistas e previdenciários. (arts. 3º e 15 da Lei nº 11.788/2008).
No geral no complexo de Saúde Hospitalar e Unidades Básicas de Saúde, mas também contamos com alguns parceiros para realização dos estágios.
Não, o estágio curricular é obrigatório pela grade curricular de cada respectivo curso.
Sim, todos os cursos atendem as diretrizes curriculares estabelecidas.
Sim, todos os estágios são supervisionados por um profissional responsável pela supervisão dos estagiários.
Pela Legislação vigente, o Seguro de Acidentes Pessoais a favor do Estagiário deve ser providenciado pela Empresa concedente do estágio ou, excepcionalmente, pela Instituição de Ensino. A cobertura abrange acidentes pessoais ocorridos com os estudantes durante o período de vigência do estágio, no território nacional, extrapolando, portanto, o local e horário de estágio, os capitais segurados cobrem morte ou invalidez permanente, total ou parcial, provocadas por acidente.
I – Celebrar termo de compromisso com discente e com a parte concedente, indicando as condições de adequação do estágio à proposta pedagógica do curso, á etapa e modalidade da formação escolar do estudante e ao horário e calendário escolar.
II – Avaliar as instalações da parte concedente do estágio e sua adequação à formação cultural e profissional do discente;
III – Indicar professor orientador, da área a ser desenvolvida no estágio, coo responsável pelo acompanhamento e avaliação das atividades dos estagiários;
IV – Exigir do discente a apresentação periódica, em prazo não superior a 6 meses, de relatório das atividades;
V – Zelar pelo cumprimento do termo de compromisso, reorientando o estagiário para outro local em casa de descumprimento de suas normas;
VI – Elaborar normas complementares e instrumentos de avaliação dos estágios de seus discentes;
VII – Comunicar à parte concedente do estágio, no início do período letivo, as datas de realização de avaliações escolares ou acadêmicas.
Não, porém você pode poderá contatar o Financeiro justificando o motivo que precisa de um vencimento diferenciado para análise e deferimento.
Provavelmente o bloqueador de pop-up do seu navegador está ativo, você precisa desbloquear pois o boleto é gerado em uma nova janela de navegação.
Não, o novo Código Civil determina que maiores de 18 anos devem ser responsáveis pelos seus contratos, dessa forma o boleto será emitido em nome do aluno, independente de quem paga seus boletos.
Os boletos são emitidos apenas pelo portal do aluno, através do acesso do aluno no portal em caso de alunos sem responsável financeiro ou do portal do responsável financeiro, quando o caso, eles podem ser emitidos pelas opções Títulos ou Consulta Financeira.
Sim, o aluno ou responsável financeiro podem imprimir seu informe direto no portal do aluno, através da opção Comprovante I.R.
Para os casos de Dependência não há concessão de desconto, já para as Adaptações, caso a grade de Adaptação atinja no mínimo 70% do valor da regular o desconto será concedido.
Não, os alunos sempre terão que optar por 1 único desconto, mesmo em caso de antecipação de pagamento das parcelas do semestre o aluno não poderá acumular descontos.
Não, apenas nas matrículas poderão ser inclusos descontos, desde que não tenha sido feito o pagamento da primeira parcela da semestralidade integralmente e nos períodos de rematrícula são abertos calendários específicos em que os descontos podem ser inclusos ou alterados mediante solicitação com justificativas e deferimento.
A opção de pagamento via cartão de crédito somente está habilitada na modalidade presencial para taxas e protocolos, em alguns cursos específicos de Extensão também poderá ser ofertada excepcionalmente a opção de pagamento via cartão de crédito, na modalidade EAD é possível sim pagar via cartão de crédito.
NAPP – Núcleo de Atendimento Psicológico e Psicopedagógico, que tem por objetivo oferecer suporte Psicológico e Psicopedagógico aos alunos que necessitarem, buscando atenuar questões que possam aparecer ao longo da vida acadêmica.
Somente alunos de graduação e pós-graduação (inclusive EAD) com matrículas ativas, que procurarem este serviço de forma espontânea, ou forem encaminhados pela coordenação e/ou professores.
Não. Para uma maior organização, os agendamentos devem acontecer com antecedência. Não se trata de plantão.
Unidade Itaquera: na recepção da faculdade, localizada na entrada (catraca).
Ou agende escolhendo a melhor data e horário, logando com seu e-mail institucional, clicando aqui.
Unidade Perdizes: na secretaria de coordenação (no prédio Biraghi) ou na Casa São José (Rua: Dr. Emilio Ribas, 130 – em frente à faculdade)
Ou agende escolhendo a melhor data e horário, logando com seu e-mail institucional, clicando aqui.
Unidade Itaquera: sala localizada no 2º andar do prédio da biblioteca
Unidade Perdizes: sala localizada na Casa São José (Rua: Dr. Emilio Ribas, 130 – em frente à faculdade).
Ingressar em um curso de Graduação pode gerar certas angústias e ansiedades, pensando nisso, O NAPP realiza atendimentos individuais ou em pequenos grupos, com o intuito de oferecer suporte emocional, encaminhando para outros profissionais (externos), caso necessário.
Vale lembrar que, os atendimentos com parceiros, não são de responsabilidade do NAPP.
O ingresso no curso superior nos traz alguns desafios. Um deles é a forma específica de estudar e se organizar.
O NAPP atua na orientação de estudos e organização do tempo, com o objetivo de auxiliar os alunos, na busca do autoconhecimento para que reconheça suas potencialidades e encontre sua forma para superar os obstáculos que podem aparecer, oferecendo suporte àqueles que apresentam alguma dificuldade ou transtorno de aprendizagem, já diagnosticado.
O NAPP realiza encaminhamentos para profissionais (externos), quando necessário.
(Itaquera)
Sim, nossos cursos são ofertados semestralmente.
De acordo com a Resolução nº 01 de abril de 2018 não será obrigatório, mas a dispensa dependerá da decisão de cada IES e constará no Projeto Pedagógico de cada curso.
Alguns cursos de Pós-Graduação possuem em sua proposta o Estágio obrigatório.
Os cursos de Pós-Graduação da Unidade Itaquera são presenciais.
Os cursos de especialização em nível de pós-graduação lato sensu presenciais (nos quais se incluem os cursos designados como MBA – Master Business Administration) oferecidos por instituições de ensino superior ou por entidades especialmente credenciadas para atuarem nesse nível educacional independem de autorização, reconhecimento e renovação de reconhecimento e devem atender ao disposto na Resolução CNE/CES nº 1, de 8 de junho de 2007.
Os cursos de Pós-Graduação possuem a duração mínima de 360 horas, podendo variar de acordo com a proposta pedagógica de cada curso.
Sim, todos os cursos ofertados são a nível de Especialização – Lato Sensu.
Não, os cursos de Pós-Graduação Lato Sensu são abertos a candidatos diplomados em cursos de graduação ou demais cursos superiores e que atendam às exigências das instituições de ensino.
Sim.
SAR (Setor de Acolhimento e Relacionamento), é o setor que está sempre pronto para apoiar, acolher, ouvir e aconselhar os alunos. Juntos, encontraremos o melhor caminho para que sua jornada acadêmica seja exitosa com muitas conquistas e realizações.
No decorrer de sua jornada acadêmica surgirão dúvidas em diversos âmbitos. A equipe do SAR está preparado para acolher e direcionar as demandas pertinentes as suas necessidades durante este periodo. Contamos com profissionais para ajudá-los em suas dificuldades e, principalmente, antecipando-se a elas.
Unidade Itaquera: Estamos situados próximo a Secretaria Geral – Sala de Atendimento nº 4.
Unidade Perdizes: Na Casa São José, anexo da Faculdade Santa Marcelina – Rua Dr. Emilio Ribas, nº 130 1º andar.
De segunda à sexta-feira das 09h às 19h, em ambas unidades.
Por se tratar, via de regra, de temática de foro íntimo, todo aluno, independente da forma de contato, passa por um encontro com o profissional do setor. A partir desse contato, é realizado todo um trabalho de compreensão das necessidades do aluno para direcionamento onde inclui várias instâncias, como: administrativas, financeira, social, psicológicas e pedagógicas.
Desde o primeiro dia de aula, disponibilizamos atendimento por todos os canais de comunicação possíveis, tais como: presencialmente, por e-mail, telefone, whatsapp e também pela Caixa de Sugestões (localizada na recepção de cada unidade).
Unidade Itaquera:
Email: [email protected] / Tel.: (11) 2217-9110 Ramal 9173 / Whatsapp: (11) 98361-8203
Unidade Perdizes:
Email: [email protected] / Tel.: (11) 3824-5800 Ramal 869 / Whatsapp: (11) 98361-4816
Não, nosso atendimento é de livre demanda. Quando sentir necessidade, dificuldade ou precisar de alguma orientação/informação, estamos à disposição.
Confira os valores e demais informações sobre a Graduação AQUI.
Confira os valores e demais informações sobre a Graduação AQUI.
Confira, a relação de empresas que possuem parceria com a Faculdade Santa Marcelina AQUI.
No primeiro login, o aluno deverá utilizar seu número de matrícula e data de nascimento no formato ddmmaaaa como senha de acesso. Após essa etapa inicial, o sistema solicitará que o aluno crie uma nova senha.
Você pode acessar o boleto das mensalidades indo para o Portal do Aluno e selecionando a opção “Títulos”.
Para solicitar serviços como Histórico Escolar, Declarações, Certificados e Compensação de Ausência, você deve acessar o Portal do Aluno e, em seguida, selecionar a opção “Protocolos” e depois escolher “Solicitar serviços”.
Para realizar o trancamento ou cancelamento de matrícula, você tem duas opções: comparecer pessoalmente ao atendimento da secretaria ou enviar uma solicitação por e-mail. Na Unidade Itaquera, o e-mail é [email protected], e na unidade Perdizes, o e-mail é [email protected].
A rematrícula é um processo automático para os alunos sem pendências acadêmicas ou financeiras. Para concluí-la, você deve assegurar o pagamento da primeira mensalidade do semestre (janeiro/julho).
Sim, a Colação de Grau é obrigatória. Nesse evento, é conferido o grau superior ao aluno que tenha cumprido todas as exigências curriculares do seu curso. É importante notar que sem a participação na Colação de Grau, o aluno não está apto a receber o seu diploma.
O prazo para retirar o diploma é de 120 dias a partir da data da colação de grau. O aluno receberá um e-mail contendo as instruções necessárias para o processo.
FALE
CONOSCO
SETORES
ao Aluno
(11) 2217-9110. Quando iniciar a gravação da URA (unidade de resposta audível), digite diretamente um dos ramais: 9101 ou 9116
[email protected]
Unidade Perdizes
(11) 3824-5800. Quando iniciar a gravação da URA (unidade de resposta audível), digite diretamente um dos ramais: 806 ou 807
[email protected]
ao Candidato
Unidade Itaquera
ligue para (11) 2217-9110 e escolha dentre as opções 4, 5 ou 7.
Unidade Perdizes
ligue para (11) 3824-5800 e escolha a opção 5.
[email protected]
(11) 98207-1646
(11) 2217-9110. Quando iniciar a gravação da URA (unidade de resposta audível), digite diretamente um dos ramais: 9145 e 9146
[email protected]
Unidade Perdizes
(11) 3824-5800. Quando iniciar a gravação da URA (unidade de resposta audível), digite diretamente um dos ramais: 862 ou 846.
[email protected]
Ouvidoria
Unidade Itaquera
(11) 2217-9110. Quando iniciar a gravação da URA (unidade de resposta audível), digite diretamente a opção 8
(11) 98381-0828 – canal exclusivo para resolução de demandas financeiras
Unidade Perdizes
(11) 3824-5800. Quando iniciar a gravação da URA (unidade de resposta audível), digite diretamente a opção 8
(11) 97635-8263 – canal exclusivo para resolução de demandas financeiras
Modalidade EAD
(11) 96528-2147 – canal exclusivo para resolução de demandas financeiras
(11) 2217-9110 e 3824-5800. Quando iniciar a gravação da URA (unidade de resposta audível), digite diretamente a opção 8
Atendimento e
Psicopedagógico
Unidade Itaquera
Agendamentos: na recepção central da Unidade
Ou agende escolhendo a melhor data e horário, logando com seu e-mail institucional, clicando aqui.
Unidade Perdizes
Agendamentos: Secretaria de Coordenação ou diretamente no NAPP, localizado na Casa Anexo São José.
Ou agende escolhendo a melhor data e horário, logando com seu e-mail institucional, clicando aqui.
Acolhimento
e Relacionamento
Coordenação
Unidade Itaquera
(11) 2217-9110. Quando iniciar a gravação da URA (unidade de resposta audível), digite diretamente um dos ramais: 9106, 9120, 9136 ou 9177.
Unidade Perdizes
(11) 3824-5800. Quando iniciar a gravação da URA (unidade de resposta audível), digite diretamente um dos ramais: 809 ou 855
Geral
(11) 2217-9110. Quando iniciar a gravação da URA (unidade de resposta audível), digite diretamente um dos ramais: 9101 ou 9116
[email protected]
Unidade Perdizes
(11) 3824-5800. Quando iniciar a gravação da URA (unidade de resposta audível), digite diretamente um dos ramais: 806 ou 807
[email protected]
ao Aluno
(11) 2217-9110. Quando iniciar a gravação da URA (unidade de resposta audível), digite diretamente um dos ramais: 9101 ou 9116
[email protected]
Unidade Perdizes
(11) 3824-5800. Quando iniciar a gravação da URA (unidade de resposta audível), digite diretamente um dos ramais: 806 ou 807
[email protected]
ao Candidato
Unidade Itaquera
ligue para (11) 2217-9110 e escolha dentre as opções 4, 5 ou 7.
Unidade Perdizes
ligue para (11) 3824-5800 e escolha a opção 5.
[email protected]
(11) 98207-1646
(11) 2217-9110. Quando iniciar a gravação da URA (unidade de resposta audível), digite diretamente um dos ramais: 9145 e 9146
[email protected]
Unidade Perdizes
(11) 3824-5800. Quando iniciar a gravação da URA (unidade de resposta audível), digite diretamente um dos ramais: 862 ou 846.
[email protected]
Ouvidoria
Unidade Itaquera
(11) 2217-9110. Quando iniciar a gravação da URA (unidade de resposta audível), digite diretamente a opção 8
(11) 98381-0828 – canal exclusivo para resolução de demandas financeiras
Unidade Perdizes
(11) 3824-5800. Quando iniciar a gravação da URA (unidade de resposta audível), digite diretamente a opção 8
(11) 97635-8263 – canal exclusivo para resolução de demandas financeiras
Modalidade EAD
(11) 96528-2147 – canal exclusivo para resolução de demandas financeiras
(11) 2217-9110 e 3824-5800. Quando iniciar a gravação da URA (unidade de resposta audível), digite diretamente a opção 8
Atendimento e
Psicopedagógico
Unidade Itaquera
Agendamentos na recepção central da Unidade, localizada na entrada (catraca).
Ou agende, logando com a conta de e-mail institucional, clicando aqui.
Unidade Perdizes
Agendamentos na secretaria de coordenação (no prédio Biraghi) ou na diretamente no NAPP, localizado na Casa Anexo São José (Rua: Dr. Emilio Ribas, 130 – em frente à faculdade)
Ou agende, logando com a conta de e-mail institucional, clicando aqui.
Acolhimento
e Relacionamento
Coordenação
Unidade Itaquera
(11) 2217-9110. Quando iniciar a gravação da URA (unidade de resposta audível), digite diretamente um dos ramais: 9106, 9120, 9136 ou 9177.
[email protected]
Unidade Perdizes
(11) 3824-5800. Quando iniciar a gravação da URA (unidade de resposta audível), digite diretamente um dos ramais: 809 ou 855
[email protected]
Geral
(11) 2217-9110. Quando iniciar a gravação da URA (unidade de resposta audível), digite diretamente um dos ramais: 9101 ou 9116
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Unidade Perdizes
(11) 3824-5800. Quando iniciar a gravação da URA (unidade de resposta audível), digite diretamente um dos ramais: 806 ou 807
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A Página de Carreiras é o nosso banco de talentos! Ela foi criada para que estudantes e profissionais possam cadastrar seus currículos para atuarem na Rede de Educação Santa Marcelina.
Ao fazer parte da nossa Rede, você tem a oportunidade de aliar propósito e realização profissional, nos ajudando na nossa missão de educar, formar, curar e construir.
Aqui, você encontra todas as nossas vagas abertas e pode se candidatar de forma simples e rápida! Se a vaga que você deseja ainda não está disponível, não se preocupe! Cadastre-se no Banco de Talentos Rede Santa Marcelina para futuras oportunidades.
Conforme a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), não podemos receber seu currículo através de nenhum canal de comunicação além desse.
O QUE É A OUVIDORIA DA SANTA?
A Ouvidoria da Faculdade Santa Marcelina é um serviço de atendimento à comunidade interna e externa
que recebe sugestões, reclamações, denúncias e elogios. Age com o intuito de fortalecer vínculos, contribuir
para o aperfeiçoamento e melhoria das atividades da instituição e zelar pelo respeito aos direitos e deveres
dos nossos usuários e prestadores de serviços.
O serviço é a última instância de atendimento. Por isso, antes de pedir a intervenção da Ouvidoria, permita
que os canais regulares de comunicação ofereçam soluções para sua manifestação.
QUAL É O PAPEL DO OUVIDOR ?
O ouvidor tem como principal atribuição acolher e tratar as diversas manifestações acerca da instituição,
recebidas por e-mail, telefone, formulário online ou pessoalmente. É sua função analisar e encaminhar aos
setores responsáveis sugestões, informações e demais demandas sobre o funcionamento dos órgãos da
Faculdade Santa Marcelina, acompanhando sempre a tramitação da ocorrência até sua resolução.
COMO REGISTRAR UMA MANIFESTAÇÃO?
Para entrar em contato com a Ouvidoria da Faculdade Santa Marcelina, envie um e-mail para
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Parte interessada efetue o registro de sua queixa, reclamação sobre a prestação de serviços no SAC e quando se tratar de denúncias, queixas dentre outras questões elementares envolvendo desvio éticos ou de conduta, sejam registrados no canal direto, vide endereço : Canal Direto | Hospital Santa Marcelina