Prezados Alunos,
Inicialmente, é importante esclarecer que a Associação Santa Marcelina, mantenedora da Faculdade Santa Marcelina (FSM), foi fundada em 1912 por religiosas sérias, dedicadas e comprometidas com sua vida apostólica e com o desenvolvimento integral do ser humano, realizando projetos educacionais e sociais em 9 Estados e 16 Municípios do Brasil.
Ocorre que, diante das manifestações desrespeitosas e estratégias inapropriadas adotadas por parte do corpo discente, em especial, emanadas do Curso de Medicina, na tentativa de obter benefício financeiro indiscriminado nas parcelas da semestralidade, vimos manifestar nosso repúdio, indignação e sentimento de profundo pesar pelas agressões que a FSM e seus membros vêm sofrendo nas redes sociais e por e-mail, inclusive com total afronta ao art. 110 do Regimento Institucional.
É importante ressaltar que todos (alunos, professores, colaboradores e a FSM) enfrentam os desafios impostos pelo surto de COVID-19. Entendemos que ninguém estava preparado para as medidas de contingência e, consequentemente, nenhuma das partes tem qualquer responsabilidade pelos efeitos sistêmicos causados pelas circunstâncias atuais.
Neste momento a FSM, mensalmente, vem mantendo a integralidade de sua folha de pagamento (que representa 80% dos custos de nossa instituição), bem como com todos os compromissos com fornecedores, terceirizados etc, que foram acrescidos dos necessários e circunstanciais investimentos em tecnologia justificados pelo isolamento social.
Apesar dos desafios enfrentados por todos, é notório que as parcelas da semestralidade servem para garantir a manutenção e continuidade qualitativa e quantitativa dos serviços prestados pela FSM, mesmo após a retomada da normalidade social. A manutenção de empregos de professores, colaboradores e terceirizados, que garantem o reconhecido diferencial de qualidade da FSM, depende do seu imprescindível equilíbrio financeiro, que sofrerá abalo, dentre outros motivos já constatados, com a eventual diminuição de receita provocada pela concessão de desconto geral e linear.
Apenas como orientação, caso existam dúvidas sobre o aspecto acadêmico e pedagógico, o corpo discente deve estabelecer contato por meio dos canais institucionais, colaborando com nossa política de melhoria contínua, mesmo em tempo de pandemia e isolamento social, para que possamos adotar as medidas corretivas no melhor atendimento de nossos alunos.
Entendemos que dúvidas acadêmicas devem ser supridas e satisfeitas com medidas acadêmicas, e jamais transigidas com outorga de benefícios financeiros, o que poderia restar caracterizado como oportunismo das partes.
Por fim, a FSM esclarece que eventuais lacunas de natureza acadêmicas serão devidamente compensadas oportunamente, garantindo, assim, seu inquebrantável compromisso de qualidade junto à sociedade.
Atenciosamente,
A Direção.