Nos últimos meses, um acessório tornou-se indispensável para aumentar nossa proteção e segurança: as máscaras de proteção individual.
As máscaras funcionam como barreiras na propagação do novo coronavírus e seu uso tornou-se obrigatório em espaços públicos e privados durante o período da pandemia.
Ela pode ser industrializada ou produzida em casa, e para ajudar aqueles que querem fazer sua própria máscara, a professora Liza Mariano, do nosso curso de Moda, preparou um molde e a sequência de operações para a confecção da Máscara Origami.
Acesse Máscara Origami, baixe seu molde e faça sua máscara!
Você pode produzir máscaras para você, para presentear a família e os amigos, ou pode fazer uma máscara a mais para doar a pessoas em situação de rua, que possuem recursos restritos para se protegerem.
Não esqueça de tirar uma foto com a máscara nova, postar em suas redes sociais e nos marcar na sua postagem!
Sobre as Máscaras
A obrigatoriedade do uso da proteção facial engloba vias públicas e transportes públicos coletivos, como ônibus e metrô, bem como táxis e carros de aplicativos, estabelecimentos comerciais, circulação em prédios e condomínios, ou seja, sempre que você sair da sua residência e estiver em local com circulação de pessoas, o uso se faz necessário.
A lei que torna o uso das máscaras obrigatório, prevê que pessoas com transtorno do espectro autista, com deficiência intelectual, com deficiências sensoriais ou com quaisquer outras deficiências que as impeçam de fazer o uso adequado de máscara de proteção facial estarão dispensadas da obrigação do uso, assim como crianças com menos de 3 anos.
Segundo o site do Ministério da Saúde:
– A máscara é individual. Não pode ser dividida com ninguém, nem com mãe, filho, irmão, marido, esposa etc. Então se a sua família é grande, saiba que cada um tem que ter a sua máscara, ou máscaras;
– A máscara pode ser usada até ficar úmida. Depois desse tempo, é preciso trocar. Então, o ideal é que cada pessoa tenha pelo menos duas máscaras de pano;
– Também é importante ter elásticos ou tiras para amarrar acima das orelhas e abaixo da nuca. Desse jeito, o pano estará sempre protegendo a boca e o nariz e não restarão espaços no rosto;
– Use a máscara sempre que precisar sair de casa. Saia sempre com pelo menos uma reserva e leve uma sacola para guardar a máscara suja, quando precisar trocar;
– Chegando em casa, lave as máscaras usadas com água sanitária. Deixe de molho por cerca de 30 minutos.