NOTÍCIAS/BLOG

< voltar para o blog

A força que impulsiona e renova a esperança

“Para frente, com coragem e alegria.” Beato Luigi Biraghi

Estamos vivendo um momento de incertezas e inseguranças, portanto equilibrar as emoções se tornou um desafio diário e uma necessidade. Assim, acordamos todos os dias movidos com a certeza de que isso “vai passar!”. Sim, estamos enfrentando uma enorme guerra contra um vírus perigoso e muitas vezes silencioso, mas lembremos que, ao longo da nossa vida, já vencemos batalhas que nos tornaram corajosos, afinal, viver não é tão simples; convivemos com dores e dificuldades diariamente, e nossa esperança sempre se renova.

Com o passar dos anos, é comum construirmos muros que podem nos proteger, mas é somente quando adquirimos sabedoria que conseguimos ver o horizonte de possibilidades para além de cada tijolo. Isso exige um grande esforço, pois é preciso olhar para nós mesmos e, acima de tudo, ter serenidade.

Além disso, devemos considerar que algumas transformações são dolorosas, mas são elas que nos permitem ter outro ponto de vista sobre nossas vidas. Sim, todos passamos por momentos de medo, porém eles não podem nos paralisar. Devemos nos questionar e principalmente sermos gentis conosco, reconhecendo que algumas situações escaparão, alguns fracassos também farão parte da nossa história, mas novos sonhos, novas metas e novos propósitos irão ressignificar o sentido da vida.

No meio de tudo isso, estamos fortalecendo o sentimento de que as pessoas que amamos serão sempre nossos alicerces, pois são elas que nos dão apoio e nos ajudam a ter perspectivas. Com elas estabelecemos laços que nos permitem recuperar a harmonia, sabendo que sempre teremos um abraço reconfortante ao final de cada dia. E, sim, as crianças também aprenderão a ser resilientes observando seus pais e familiares, o desenvolvimento dessa habilidade possibilitará que suas forças sejam restauradas, superando as dificuldades.

A vida é frágil, mas repleta de aprendizados. Se as pessoas cuidarem de si mesmas com gentileza, conhecendo-se e gerindo seus próprios pensamentos, serão fortes para lidar com os problemas. É necessário olhar para si cada vez que uma tempestade se aproxima, reconhecendo suas forças e limitações. Não é possível ser resiliente em todas as situações, para superar esses momentos, é preciso identificar a qual tipo de ajuda você precisará recorrer. Não se cobre por isso, peça ajuda!

E depois dessa reflexão, convidamos vocês para assistirem a animação “Pip”.

O curta-metragem de animação “Pip” é a história de um cachorro pequeno com um grande sonho – se tornar um cão-guia. Será que ele tem o que é preciso?

Graciane Lima

  • Segmento Educacional

Compartilhe

Quer ficar por
dentro do que acontece no Santa?

Portal do Aluno

Portal do Professor