CONTATO

PERGUNTAS FREQUENTES

1 . Onde posso comprar o uniforme do Colégio?

O uniforme da Unidade de Belo Horizonte pode ser adquirido nos locais indicados abaixo:

Confecções Elaine Gontijo – uniformeselainegontijo.com.br Alameda das Princesas, 736 – Bairro São José – Belo Horizonte – MG | Fone: (31) 3403-2881/ 3024-5990

Hoffman Confecções Ltda – hoffman.ind.br
Loja 1 – Rua Ministro Oliveira Salazar, 855 – Bairro Santa Mônica – BH – MG | Fone: (31) 3318-7912 ou WhatsApp 9 7135-3080
Loja 2 – Rua Agenor Goulart Filho, 414 (Paralela à Rua Conceição do Mato Dentro). Bairro Ouro Preto – BH – MG | Fone: (31) 2555-7972 / 2555-7911 ou WhatsApp 9 7135-3080

2 . O Colégio oferece escaninhos para guardar materiais escolares?

O Colégio disponibiliza escaninhos de uso exclusivo dos estudantes regularmente matriculados no Ensino Fundamental 2 e Ensino Médio, cedidos sob a forma de locação, para os que desejarem. Não existe obrigatoriedade de locação. O valor da locação é de R$100,00 anual, via boleto bancário.

3. Como é feita a comunicação do Colégio com os pais e responsáveis?

O principal meio de comunicação entre a família e a escola é a Agenda Edu. Neste aplicativo de dispositivo móvel é possível visualizar avisos, convites, enquetes e comunicados sobre os eventos escolares. Saiba mais sobre o Agenda Edu aqui.

4. Como faço para visitar o Colégio?

Você pode conhecer a nossa Unidade por meio do nosso tour virtual. Para visitas presenciais, faça seu agendamento online aqui ou entre em contato conosco pelo telefone (31) 3441-4988.

5. Onde posso consultar a lista de materiais?

A lista de materiais é entregue no ato da matrícula para os pais e responsáveis. Também fica disponível aqui.

Sugestão de papelaria:

Papelaria Lipy

Rua Izabel Bueno, 1026, Bairro Jaraguá, Belo Horizonte – MG, CEP: 31255-750.
Telefone: (31) 3441-6650 – 34435808
WhatsApp: 9 9613-4177
E-mail: [email protected]

1. Como faço para pedir mudança de turno?

Um dos responsáveis deve enviar um e-mail para a Secretaria, ([email protected]), a fim de verificar a disponibilidade da vaga.

2. Como faço para pedir Histórico Escolar?

Um dos responsáveis deve comparecer à Secretaria para formalizar a transferência / solicitação, mediante preenchimento de Requerimento próprio.

Em casos excepcionais, que não for possível o comparecimento, um dos responsáveis pelo estudante deve enviar um e-mail  à Secretaria do Colégio, ([email protected]) e quando vierem retirar o documento, preencherão o Requerimento.

3. Como faço para solicitar a declaração de escolaridade?

A solicitação deve ser feita à Secretaria, por e-mail ([email protected]) ou presencialmente.

4. Qual a idade mínima para ingresso?

Para estudar na unidade de BH é necessário que o estudante esteja com os 2 anos completos até a data de corte etário (31/março do ano letivo que deseja o ingresso).

5. Quando inicia o Processo de Admissão de Novos Alunos?

A informação é disponibilizada no site do Colégio a partir de agosto, para ingresso no ano seguinte.

6. Como faço para emitir a 2ª via do boleto bancário para pagamento da mensalidade?

Boletos podem ser emitidos pelo Responsável Financeiro diretamente pelo Portal do Aluno/Responsável. Também pode ser solicitado à Tesouraria, por telefone (31) 3441-4988, e-mail ([email protected]) ou presencialmente.

7. Como faço para solicitar segunda chamada de prova?

A solicitação das provas de 2ª Chamada destina-se ao estudante que, por motivo justificado e comprovado, não realizou a prova na data prevista. Os pais ou responsáveis devem encaminhar o e-mail recebido do SOD (Serviço de Orientação Disciplinar) para a Secretaria ([email protected]), em até 02 (dois) dias letivos antes da data de aplicação da prova de 2ª Chamada, com os documentos comprobatórios anexados ao e-mail. Outros casos, cabe à Direção deferir ou não o pedido, após análise da justificativa.

8. Como faço para atualizar dados cadastrais do responsável?

Os responsáveis devem acessar o Portal do Aluno/Responsável e inserir as alterações.

1 . Quais séries são oferecidas?

A unidade de BH oferece turmas desde a Educação Infantil, a partir dos 2 anos de idade, até o Ensino Médio.

2 . O que significa o Colégio oferecer uma educação bilíngue?

No Colégio Santa Marcelina, oferecemos uma proposta autoral de educação bilíngue baseada na abordagem CLIL (Content and Language Integrated Learning), integrando o ensino de conteúdos curriculares com o aprendizado do inglês. Nossos estudantes exploram temas em Science, Mathematics, Social Studies e ELA (English Language Arts), desenvolvendo habilidades críticas em um contexto bilíngue. Nosso currículo 100% integrado reflete nossos valores e práticas pedagógicas, preparando os alunos para um mundo globalizado.

3. Todas as aulas são em inglês?

Não. Os alunos têm aulas em português, mas diariamente também vivenciam aulas em inglês. Acreditamos em uma metodologia exclusiva, que não apenas desenvolve a fluência no idioma, mas também promove uma formação integral. As aulas são contextualizadas com temas diversos do currículo e envolvem atividades variadas, focadas no desenvolvimento acadêmico, linguístico e no pensamento crítico. Dessa forma, os estudantes não apenas aprendem inglês, mas aprendem em inglês.

4. Como posso acompanhar o desempenho do meu filho(a)?

Para conferir o desempenho do estudante, acesse o Portal do Aluno.

5. Como funciona o processo de avaliação?

A avaliação na educação infantil remete ao processo de desenvolvimento pleno da criança e ocorre de forma planejada e contínua. Contempla a trajetória de aprendizagem e desenvolvimento da criança por meio dos campos de experiências, previstos na BNCC.
Já nos Ensinos Fundamental e Médio, contempla o percurso contínuo das aprendizagens, com a intenção de diagnosticar os resultados para promover o desenvolvimento do estudante e redimensionar prática educativa. A avaliação ocorre de forma formativa e somativa, com base nos objetivos de aprendizagem e habilidades previstos na BNCC e nos indicadores externos de avaliação em larga escala.

6. É permitido o uso do celular no Colégio e nas salas de aula?

Para manter o foco e um ambiente de aprendizado saudável, e em conformidade com a legislação vigente, o uso de quaisquer objetos eletrônicos estão proibidos. Itens como smartphones, smartwatch e fones de ouvido devem permanecer em casa e, se algum estudante trouxer um desses dispositivos, deverá mantê-lo desligado e dentro da mochila durante todo o período que estiver na escola, inclusive no recreio.

Se caso o aluno necessite contatar a família, ele deverá acionar a coordenação e a equipe de disciplinários, já as famílias poderão ligar diretamente para a recepção do Colégio, caso seja necessário.

7. Como posso me comunicar com a coordenadora pedagógica?

A coordenação pedagógica pode ser acionada por e-mail:

Educação Infantil e 1º ano/EF1: [email protected]

Ensino Fundamental | Anos Iniciais: [email protected]

Ensino Fundamental | Anos Finais e Ensino Médio: [email protected]

8. O Colégio oferece período integral?

A unidade de BH não oferece período integral.

9. Quais plataformas educacionais o Colégio usa?

O Colégio usa diversas plataformas. O Guia de Bolso é um resumo explicativo para você consultar sempre que precisar relembrar a finalidade de cada plataforma do Santa, como acessá-las e qual login utilizar. Em caso de dúvida, procure a Equipe de Tecnologia da sua Unidade.

Geral
1 . Onde posso comprar o uniforme do Colégio?

O uniforme da Unidade de Belo Horizonte pode ser adquirido nos locais indicados abaixo:

Confecções Elaine Gontijo – uniformeselainegontijo.com.br Alameda das Princesas, 736 – Bairro São José – Belo Horizonte – MG | Fone: (31) 3403-2881/ 3024-5990

Hoffman Confecções Ltda – hoffman.ind.br
Loja 1 – Rua Ministro Oliveira Salazar, 855 – Bairro Santa Mônica – BH – MG | Fone: (31) 3318-7912 ou WhatsApp 9 7135-3080
Loja 2 – Rua Agenor Goulart Filho, 414 (Paralela à Rua Conceição do Mato Dentro). Bairro Ouro Preto – BH – MG | Fone: (31) 2555-7972 / 2555-7911 ou WhatsApp 9 7135-3080

2 . O Colégio oferece escaninhos para guardar materiais escolares?

O Colégio disponibiliza escaninhos de uso exclusivo dos estudantes regularmente matriculados no Ensino Fundamental 2 e Ensino Médio, cedidos sob a forma de locação, para os que desejarem. Não existe obrigatoriedade de locação. O valor da locação é de R$100,00 anual, via boleto bancário.

3. Como é feita a comunicação do Colégio com os pais e responsáveis?

O principal meio de comunicação entre a família e a escola é a Agenda Edu. Neste aplicativo de dispositivo móvel é possível visualizar avisos, convites, enquetes e comunicados sobre os eventos escolares. Saiba mais sobre o Agenda Edu aqui.

4. Como faço para visitar o Colégio?

Você pode conhecer a nossa Unidade por meio do nosso tour virtual. Para visitas presenciais, faça seu agendamento online aqui ou entre em contato conosco pelo telefone (31) 3441-4988.

5. Onde posso consultar a lista de materiais?

A lista de materiais é entregue no ato da matrícula para os pais e responsáveis. Também fica disponível aqui.

Sugestão de papelaria:

Papelaria Lipy

Rua Izabel Bueno, 1026, Bairro Jaraguá, Belo Horizonte – MG, CEP: 31255-750.
Telefone: (31) 3441-6650 – 34435808
WhatsApp: 9 9613-4177
E-mail: [email protected]

Secretaria
1. Como faço para pedir mudança de turno?

Um dos responsáveis deve enviar um e-mail para a Secretaria, ([email protected]), a fim de verificar a disponibilidade da vaga.

2. Como faço para pedir Histórico Escolar?

Um dos responsáveis deve comparecer à Secretaria para formalizar a transferência / solicitação, mediante preenchimento de Requerimento próprio.

Em casos excepcionais, que não for possível o comparecimento, um dos responsáveis pelo estudante deve enviar um e-mail  à Secretaria do Colégio, ([email protected]) e quando vierem retirar o documento, preencherão o Requerimento.

3. Como faço para solicitar a declaração de escolaridade?

A solicitação deve ser feita à Secretaria, por e-mail ([email protected]) ou presencialmente.

4. Qual a idade mínima para ingresso?

Para estudar na unidade de BH é necessário que o estudante esteja com os 2 anos completos até a data de corte etário (31/março do ano letivo que deseja o ingresso).

5. Quando inicia o Processo de Admissão de Novos Alunos?

A informação é disponibilizada no site do Colégio a partir de agosto, para ingresso no ano seguinte.

6. Como faço para emitir a 2ª via do boleto bancário para pagamento da mensalidade?

Boletos podem ser emitidos pelo Responsável Financeiro diretamente pelo Portal do Aluno/Responsável. Também pode ser solicitado à Tesouraria, por telefone (31) 3441-4988, e-mail ([email protected]) ou presencialmente.

7. Como faço para solicitar segunda chamada de prova?

A solicitação das provas de 2ª Chamada destina-se ao estudante que, por motivo justificado e comprovado, não realizou a prova na data prevista. Os pais ou responsáveis devem encaminhar o e-mail recebido do SOD (Serviço de Orientação Disciplinar) para a Secretaria ([email protected]), em até 02 (dois) dias letivos antes da data de aplicação da prova de 2ª Chamada, com os documentos comprobatórios anexados ao e-mail. Outros casos, cabe à Direção deferir ou não o pedido, após análise da justificativa.

8. Como faço para atualizar dados cadastrais do responsável?

Os responsáveis devem acessar o Portal do Aluno/Responsável e inserir as alterações.

Pedagógico
1 . Quais séries são oferecidas?

A unidade de BH oferece turmas desde a Educação Infantil, a partir dos 2 anos de idade, até o Ensino Médio.

2 . O que significa o Colégio oferecer uma educação bilíngue?

No Colégio Santa Marcelina, oferecemos uma proposta autoral de educação bilíngue baseada na abordagem CLIL (Content and Language Integrated Learning), integrando o ensino de conteúdos curriculares com o aprendizado do inglês. Nossos estudantes exploram temas em Science, Mathematics, Social Studies e ELA (English Language Arts), desenvolvendo habilidades críticas em um contexto bilíngue. Nosso currículo 100% integrado reflete nossos valores e práticas pedagógicas, preparando os alunos para um mundo globalizado.

3. Todas as aulas são em inglês?

Não. Os alunos têm aulas em português, mas diariamente também vivenciam aulas em inglês. Acreditamos em uma metodologia exclusiva, que não apenas desenvolve a fluência no idioma, mas também promove uma formação integral. As aulas são contextualizadas com temas diversos do currículo e envolvem atividades variadas, focadas no desenvolvimento acadêmico, linguístico e no pensamento crítico. Dessa forma, os estudantes não apenas aprendem inglês, mas aprendem em inglês.

4. Como posso acompanhar o desempenho do meu filho(a)?

Para conferir o desempenho do estudante, acesse o Portal do Aluno.

5. Como funciona o processo de avaliação?

A avaliação na educação infantil remete ao processo de desenvolvimento pleno da criança e ocorre de forma planejada e contínua. Contempla a trajetória de aprendizagem e desenvolvimento da criança por meio dos campos de experiências, previstos na BNCC.
Já nos Ensinos Fundamental e Médio, contempla o percurso contínuo das aprendizagens, com a intenção de diagnosticar os resultados para promover o desenvolvimento do estudante e redimensionar prática educativa. A avaliação ocorre de forma formativa e somativa, com base nos objetivos de aprendizagem e habilidades previstos na BNCC e nos indicadores externos de avaliação em larga escala.

6. É permitido o uso do celular no Colégio e nas salas de aula?

Para manter o foco e um ambiente de aprendizado saudável, e em conformidade com a legislação vigente, o uso de quaisquer objetos eletrônicos estão proibidos. Itens como smartphones, smartwatch e fones de ouvido devem permanecer em casa e, se algum estudante trouxer um desses dispositivos, deverá mantê-lo desligado e dentro da mochila durante todo o período que estiver na escola, inclusive no recreio.

Se caso o aluno necessite contatar a família, ele deverá acionar a coordenação e a equipe de disciplinários, já as famílias poderão ligar diretamente para a recepção do Colégio, caso seja necessário.

7. Como posso me comunicar com a coordenadora pedagógica?

A coordenação pedagógica pode ser acionada por e-mail:

Educação Infantil e 1º ano/EF1: [email protected]

Ensino Fundamental | Anos Iniciais: [email protected]

Ensino Fundamental | Anos Finais e Ensino Médio: [email protected]

8. O Colégio oferece período integral?

A unidade de BH não oferece período integral.

9. Quais plataformas educacionais o Colégio usa?

O Colégio usa diversas plataformas. O Guia de Bolso é um resumo explicativo para você consultar sempre que precisar relembrar a finalidade de cada plataforma do Santa, como acessá-las e qual login utilizar. Em caso de dúvida, procure a Equipe de Tecnologia da sua Unidade.

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A Página de Carreiras é o nosso banco de talentos! Ela foi criada para que estudantes e profissionais possam cadastrar seus currículos para atuarem na Rede de Educação Santa Marcelina. 

Ao fazer parte da nossa Rede, você tem a oportunidade de aliar propósito e realização profissional, nos ajudando na nossa missão de educar, formar, curar e construir.

Aqui, você encontra todas as nossas vagas abertas e pode se candidatar de forma simples e rápida! Se a vaga que você deseja ainda não está disponível, não se preocupe! Cadastre-se no Banco de Talentos Rede Santa Marcelina para futuras oportunidades.

Conforme a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), não podemos receber seu currículo através de nenhum canal de comunicação além desse.

O QUE É A OUVIDORIA DO SANTA?

A Ouvidoria dos Colégios Santa Marcelina é um serviço de atendimento à comunidade interna (estudantes, famílias e colaboradores) que recebe sugestões, reclamações, denúncias e elogios. Por meio dela, fortalecemos os vínculos, contribuímos para o aperfeiçoamento e a melhoria das atividades da instituição e zelamos pelo respeito aos direitos e deveres dos nossos estudantes e colaboradores.

O serviço é a última instância de atendimento – por isso, antes de pedir a intervenção da Ouvidoria, permita que os canais regulares das Unidades ofereçam soluções para sua manifestação.

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Nossa assessoria está sempre disponível para contribuir com o trabalho da mídia.


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