O Colégio de Belo Horizonte iniciou, neste ano, uma proposta formativa inovadora voltada aos seus estagiários. Inspirada em uma grande viagem, a trilha foi pensada como um percurso de descobertas, trocas e aprendizagens que vão além dos conteúdos da formação universitária. A cada parada, um novo destino é explorado, oferecendo oportunidades de ampliar a bagagem pessoal e profissional de quem está iniciando sua trajetória no universo da educação.
Com o objetivo de proporcionar uma formação integral, a trilha busca desenvolver habilidades que complementam o saber acadêmico, como criatividade, escrita, espiritualidade, projeto de vida e competências socioemocionais. Cada encontro é conduzido por um “piloto” — um integrante da equipe do colégio — que assume o papel de guia nesse percurso formativo.
O embarque oficial ocorreu há dois meses, com o encontro “Chegadas e Partidas”. Na ocasião, o setor de Recursos Humanos acolheu os novos estagiários, apresentou os valores da instituição e prestou uma homenagem aos que, após essa etapa, foram contratados em cargos efetivos e agora seguem rumo a novos desafios.
A primeira parada da jornada foi conduzida pelo professor de História Fábio Baião, com o tema “Da universidade à sala de aula” — uma reflexão sobre a transição da teoria acadêmica para a prática pedagógica cotidiana.
Com o passaporte em mãos e muitos aprendizados à frente, os estagiários seguem viagem até o final do ano. Ainda estão previstas ao menos três paradas, com novas oportunidades de conexão e crescimento. Em cada carimbo recebido, fica registrado não apenas um passo na trilha formativa, mas também um avanço rumo a uma educação mais consciente, humana e significativa.