Cases de Sucesso
depoimentos
Veja o que nossos ex-alunos, funcionários e parceiros falam sobre nós.

“Minha trajetória com a FASM se iniciou em 2018, quando ingressei no curso de História. Havia acabado de sair de outro curso com o qual não me identificava e confesso que estava receosa quanto a esse novo desafio. Contudo, a experiência não poderia ter sido melhor. Me surpreendi positivamente com o acolhimento e excelência da instituição e professores. Atualmente, no meu último ano de graduação, sou muito grata a todas as oportunidades de crescimento que a FASM me proporcionou; muito além de uma profissão, cultivei amizades e aprendizados que levarei para toda a vida. Viva a FASM!”
Naiara Raimundo Morais
História

“Em janeiro de 1987, recém graduado, apresentei meu currículo à Irmã Christina, a quem serei eternamente por ter aceitado apostar em mim. A confiança eu fui conquistando aos poucos. Agradeço também à Florence Fraga França que, possuindo estreitas relações com a família de minha esposa Márcia, acabou por ser minha madrinha, sendo fundamental seu beneplácito para que eu pudesse ingressar na Família Marcelina. Lá se vão 34 anos de trabalho e aprendizado. Agradeço a cada funcionário, a cada um dos meus pares e, principalmente, a cada aluno e aluna com quem convivi e aprendi em todo esse período. O seu companheirismo e reconhecimento são as melhores recompensas. Obrigado, FASM. Tenho muito orgulho de fazer parte dessa rica história.”
Marcos José Veroneze Soares

“Comecei a trabalhar com a FASM para ajudar a implantar o Núcleo de Gestão da Inovação. Um projeto fantástico de transformação digital na Instituição. Tenho imenso orgulho de participar deste Projeto e dessa equipe.”
Wille Muriel

“Escolhi a FASM devido o amor pela educação que encontrei em sala de aula, sendo aluna de uma professora tão querida que me fez ver um mundo com mais oportunidades através da educação. Eu decidi ser professora no momento, em que vi carinho e dedicação em cada palavra de incentivo em suas aulas. Professora Marlucy, obrigada por mudar minha história, por ter acreditado em seus alunos, eu sou a prova que um professor da FASM tem seu diferencial e por isso escolhi essa instituição que só me trouxe mais exemplos a seguir e amigos que levarei para vida toda.”
Renata Minarini Soares

“Estava procurando por faculdades em Minas Grais, e encontrei a FASM, gostei dos comentários positivos, todos eram positivos, pesquisei, conversei com veteranos todos disseram ser excelente, estou aguardando para fazer parte da FASM Muriaé.”
João Vitor Peres

“Estudei Ciências Biológicas na FASM de 2005 a 2007. Foi um tempo de conquistas , de aprendizado, de fazer novas amizades. Sempre recordo com alegria desse tempo!!!”
Pollyana Bittencourt da Silveira Menezes
Ciências Biológicas

“Esta instituição fez parte da minha vida, como muitos outros muriaeenses. Se hoje estamos comemorando 60 anos de existência vitoriosa, tudo devemos a bravura, a coragem e a inteligência da Superiora Irmã Annina Bisegna que em uma época difícil, enfrentou todos os obstáculos para realizar um sonho, fundar uma Faculdade de Educação de qualidade para formar professores para atuarem nas Escolas Públicas e Privadas da região.
Como candidata ao Curso de Letras Neolatinas, acompanhamos durante vários meses a caminhada da Irmã Annina, de idas e vindas a Brasília e Belo Horizonte trabalhando junto às autoridades competentes demonstrando a necessidade e as condições necessárias para a instalação da Faculdade.
Quando o Diário Oficial de União, datado de sexta feira, 26 de maio de 1961, publicou o decreto de autorização para o funcionamento dos cursos solicitados a cidade foi iluminada por uma glória divina. A glória maior foi a solenidade inaugural no dia 29 de julho de 1961, com presenças marcantes.
A Faculdade Santa Marcelina é responsável por todo o meu caminho profissional na área da educação, dedicado com vocação e amor a missão de educar.
A formatura no dia 08 de dezembro de 1964, das primeiras turmas de Pedagogia e Letras foram uma eterna vitória da Irmã Annina Bisegna.
Obrigada FASM por estes 60 anos de trabalho e dedicação que renderam e ainda rende frutos de primeira qualidade para a história de nossa região da Zona da Mata.”
Marillia Marlene Torres Neves
Ciências e Letras

“Fui aluno FASM 2017 – 2019 no curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas.
Ser aluno FASM é carregar no peito a certeza de uma história, é chegar em uma empresa e ser reconhecido, é não ter medo de ter feito sua escolha certa. Quem passa por aqui sabe o respeito e o carinho que carregamos. Levo comigo os amigos que fiz, professores, coordenadores, direção, as irmãs, todos mesmo que se passem anos continuam ali, na posição de amigos, pois é assim que somos tratados, não somos apenas alunos, somos amigos de profissão, somos amigos de bater papo, somos amigos de tirar dúvidas. FASM é isso é amizade, companheirismo, lealdade.”
Rafael Machado
Análise e Desenvolvimento de Sistemas

“Minha trajetória na FASM começou pelo meu interesse na História. Sempre gostei dessa área, no entanto tinha dúvidas se realmente valeria a pena investir meus recursos, tempo e suor neste campo de estudos. Isso, até, eu conhecer a Faculdade Santa Marcelina, que veio até minha cidade fazer uma divulgação dos cursos na escola estadual em que estudava.
Se eu tinha alguma dúvida de abraçar meu sonho, ela acabou no momento em que conheci a rede Marcelinas de educação. Os professores eram maravilhosos e falavam do curso com grande com grande entusiasmo, o que me cativou e me imbuiu a acreditar em mim e nos meus sonhos. Então, decidido e feliz fiz o vestibular, passei e me matriculei na Faculdade Santa Marcelina-Muriaé, e comecei minha desejada graduação de História.
Se já estava encantando mesmo antes de começar o curso, quando começamos então, fiquei deslumbrado. Às aulas eram ótimas, salas impecavelmente limpas, pontualidade exemplar, equipamentos e laboratórios que supriam as demandas de alunos e professores, acesso fácil a secretaria e a administração acadêmica, eventos maravilhosos e sobretudo, o que mais me chamou a atenção, o clima familiar. A FASM realmente tem mais que uma áurea de estabelecimento de ensino, tem uma áurea doméstica, uma segunda casa.
É impossível sair da FASM menor do que você entrou. São aprendizados que ficam para sempre e te marcam eternamente como membro da “grande família marcelina”.
Formei em 2017, e hoje trabalho na rede estadual de ensino e na rede privada, e só tenho a agradecer tudo que me tornei. Fico mais alegre, de agora, neste ano, fazer parte dessa história como professor iniciante que cresce a cada dia mais ao lado de seus gigantes.
Obrigado, FASM! O que sou tanto profissional como pessoalmente tem a marca das marcelinas. Que Deus, pela intercessão de Nossa Senhora do Divino Pranto, Santa Marcelina e do Beato Luiz Biraghi estejam sempre abençoando esta “fábrica de sonhos”!”
Hiago Souza Pereira
História

“Minha trajetória na instituição, possibilitou além da aprendizagem curricular do curso, uma extensão também dê sabedoria da minha própria essência como ser humano. Principalmente a me relacionar melhor com as pessoas, a me posicionar, ouvir e ser ouvida.”
Vanessa de Abreu Nunes

“Fazer parte das sementes plantadas há 60 anos e ver os frutos serem colhidos é motivo de muito orgulho. Tudo se deve à incansável Irmã Annina, lutadora, persistente e pessoa de visão, pois sabia que evolução e educação caminham juntas. Nós, alunos das primeiras turmas da Faculdade Santa Marcelina (Pedagogia e Letras), fomos testemunhas de seu trabalho inovador e incansável. Incontáveis o número de vezes que viajou, cumprindo exigências e destravando empecilhos burocráticos que chegavam, solicitando sempre novas providências.
Finalmente, vencidos todos os obstáculos, a Faculdade tornou-se realidade, e as aulas passaram a ser ministradas no Colégio Santa Marcelina. Eram duas turmas pequenas, com presença de três alunas da região que se deslocavam diariamente para estudar (Laranjal, Eugenópolis e Itaperuna). Curso de Pedagogia com oito alunas, incluindo Irmã Cândida e Irmã Terezinha, e Curso de Letras com quatro alunos, incluindo um homem (Jésus).
Irmã Ana, como sempre, se esmerava trazendo professores de fora que marcaram época – Irmã Gentila, por exemplo, professora de Psicologia.
Após a formatura, um campo de trabalho se abriu em Muriaé com a fundação da Escola Estadual Dr. Olavo Tostes, absorvendo professores com Curso Superior, e surgiu assim o Curso de Magistério em Escola Estadual, alargando os horizontes e abrindo caminho para a juventude. É a Educação que segue, compartilhando conhecimentos e transformando a sociedade.
Novas sementes vão sendo plantadas e frutos se multiplicando. É a Educação mostrando a sua força…
Olhando para trás, 60 anos, vejo minha parcela de contribuição deixada ao longo do caminho e de coração, com muito orgulho e reconhecimento, posso dizer: “Gratidão, Faculdade Santa Marcelina!”
Maria Tereza Mendes Canêdo
Pedagogia e Letras

“A minha história com a Fasm, vai além do trabalho de colaboradora que realizo hoje como auxiliar de secretaria. A Faculdade Santa Marcelina me proporcionou muitas realizações e, uma delas, foi a conquista de um Curso superior, alcançando minha formação em Pedagogia no ano de 2014. Desde então, minha trajetória de dedicação, amizade e parceria com a Fasm, foi crescendo cada vez mais, tive a oportunidade, em 2016, de fazer parte do quadro de funcionários da instituição. Hoje, sigo feliz com essa parceria de trabalho, realizando minha função com muito orgulho e amor. Parabéns, Fasm, pelos 60 anos de sucesso! Que venham mais sonhos realizados de outras pessoas. Que possamos continuar ajudando na formação com a essência educativa da Faculdade.”
Myrian Imaculada Barroso Mayrink Elizeu
Pedagogia

“Iniciei meu curso de graduação em Ciências no ano de 1977, tinha apenas 17 anos. Foi uma experiência incrível. Tudo era novo, diferente de tudo que eu já tinha vivido. Minha turma era bem numerosa; nós estudávamos no pavilhão anexo da faculdade, quase nunca frequentávamos o prédio principal, salvo ocasiões em que íamos para o auditório.
Concluído o curso de Ciências, fiz a “complementação” em Matemática, o que me dava o direito de dar aulas no Ensino Médio. Morando em Antonio Prado de Minas, não frequentávamos as aulas durante toda a semana. Terça e quinta, as aulas eram reduzidas, e eu dava aulas à noite nesses dias. Para cobrir a frequência desses dias faltosos, fazíamos “biblioteca” aos sábados à tarde. Cumpríamos horários estudando, e isso contava como reposição.
Fiz bons amigos nesses anos. Alguns mantenho contato hoje; outros, há muito tempo, não encontro. Se algum de vocês lerem esse depoimento, deixo aqui o meu abraço, inclusive aos meus professores: Ferdinando, Herval, Sebastião, Chico, Ivone, Rosilene, Cristina, Cilda, Aarão (Física, não gostava da matéria, nunca tive notícias dele), Roseli (química), Quitéria (cálculo, está com Deus…), Florençe (estatística), Ir. Olga (geometria analítica, gostava muito), Maria da Paz (Ensino Religioso), Sueli, etc. Com certeza, faltam muitos. Saudades da Ir. Cristina, sempre zangando com a gente; teve que fazer a revisão do meu discurso da formatura de Ciências, fui a oradora.
A Faculdade sempre esteve presente em minha vida, pois alguns anos depois meu marido começou a trabalhar nela e, de vez em quando, ia até ela, participando de alguns eventos. Hoje, minha filha Alice trabalha na FASM na área de comunicação social.
Sou grata pelos conhecimentos adquiridos na instituição, pelas pessoas que conheci e com as quais convivi. Parabéns pelo aniversário de 60 anos.”
Marcia Gonçalves Piermatei Soares
Ciências

“Rememorar os fatos e acontecimentos que se fizeram presentes na minha trajetória pela Fasm, me traz memórias pessoais, familiares, e importantes para entender quem eu sou hoje…
O meu percurso acadêmico na Fasm iniciou-se no ano de 2001, com ingresso no curso de Letras. Durante toda a minha formação acadêmica nesta licenciatura, entre os aprendizados teóricos acadêmicos, obtinha também conhecimentos para a vida…Como sou grata por ter vivenciado isto! Foram muitos professores e, hoje, parceiros de profissão que me inspiraram.
Na 3ª série do curso de Letras, nasceu meu projeto de iniciação científica e, posteriormente, essa pesquisa foi transformada no meu trabalho de conclusão de curso. Minha orientadora, Amitza, na época, fez muitos elogios ao mesmo. Porém, tal pesquisa não foi levada a frente, porque concomitantemente, ao término da minha graduação, em 2004, nascia meu primeiro filho.
Mas minha história com a Fasm não termina neste ano… Alcei alguns voos, por conta de já estar trabalhando e atuando como professora e ter sido agraciada com uma bolsa de estudos de pós-graduação fora do município de Muriaé, contudo ao terminar esta especialização, veio a solicitação dos mantenedores da escola que trabalhava de me habilitar em uma graduação compatível com o segmento em que estava atuando – Educação Infantil, então, novamente retorno a FASM, em 2007, e me ingresso no curso de Pedagogia.
Me apaixonei por esta licenciatura rapidamente, me encontrei enquanto educadora!
No meu mundo acadêmico de Pedagogia, era nítido meu comprometimento, minha imersão em cursos de capacitações que eram oferecidos, comprava revistas semanalmente, estudava diariamente sobre o universo infantil. Tive muitas pessoas que me ajudaram, e como! Gostava tanto da faculdade, e acredito que a recíproca era mesma, já que na 3ª séria desta licenciatura, quando meus professores faltavam, eles me chamavam para substituir. Começava uma nova fase na minha vida e que exigia uma postura profissional mais dedicada. No entanto, um sério problema financeiro pairou no colégio que trabalhava e que tinha tanto apreço. Junto com problema, fiquei grávida do meu segundo filho. A única solução que via era parar a faculdade, Mas isso, graças a Deus e aos bons amigos que conheci na minha trajetória, não se fez necessário. À Irmã Cristina, diretora da faculdade à época e a uma professora muito admirada, minha eterna gratidão!
Voltando a minha experiência acadêmica na Fasm, consegui conclui o curso de Pedagogia com a apresentação de um Trabalho de Conclusão de Curso sobre Currículo na Educação Infantil, obtendo nota máxima.
Ano seguinte a minha conclusão da segunda licenciatura, ingressei na pós-graduação de Supervisão e Inspeção Escolar nesta mesma instituição, e me realizei novamente!!! Que curso! Quanto aprendizado!
Esqueci de mencionar, que durante a minha trajetória pelo curso de Pedagogia, comecei a prestar concurso público no estado vizinho a cidade de Muriaé, e comecei a obter os primeiros resultados de aprovação. Durante a pós, realizei também um concurso público, aqui no município de Muriaé, para o cargo de Analista Educacional, e fiquei em segundo lugar, corri atrás da efetivação, porém, de acordo com o edital, era apenas uma vaga e, assim, eles fizeram valer. O engraçado que o fato de me sentir frustrada por este acontecimento, me fez estudar mais, e no concurso do estado de MG, no mesmo ano, ou seja em 2011, fiquei em primeiro lugar no cargo de Especialista da Educação da SRE/Muriaé. Tamanha foi a minha felicidade, dos meus familiares, e mestres.
Nesta época, continuava com as substituições na FASM, trabalhava no colégio CSM, estudava na pós-graduação nos fins de semana e agora ingressava no serviço público. Além, é claro, de ser mãe e esposa. Minha vida era sempre muita ativa, no entanto eu sempre buscava deixá-la organizada para dar o meu melhor.
Os dias se passaram com esta dinâmica e, no ano de 2013, fui contratada oficialmente como professora da FASM. Novamente, iniciava uma jornada que me exigia estudo e dedicação. No início, fui professora de Filosofia da Educação; no ano seguinte, a professora de Psicologia da Educação adoeceu, logo, fui ser sua substituta e, assim, passei pelas disciplinas de Fundamentos e Metodologias da Educação Infantil, Tecnologias da Educação, História da Educação, Gestão Escolar, Planejamento Educacional, Fundamentos e Metodologias da Língua Portuguesa, até chegar nas unidades de ensino que atuo hoje Estrutura e Funcionamento da Educação Básica, em todas as licenciaturas oferecidas nesta instituição, e Educação de Jovens e Adultos, no curso de Pedagogia.
Me lembro que a cada substituição que fazia, ia até a casa dos professores, responsáveis pelas disciplinas, e estudava com eles todo o percurso que teria que desenvolver. Eram livros e mais livros para ler e finais de semana debruçada em planejamentos… Hoje, sou imensamente feliz e realizada por ter vivido tudo isso e fazer parte deste time!!! Sou imensamente grata a esta instituição pelo meu crescimento pessoal, espiritual e profissional, portanto festejar os seus 60 anos é motivo de orgulho, porque penso nas transformações pelas quais passei e quantas outros alunos tiveram a oportunidade de passar estudando numa instituição que abraça, que acolhe, que torce, que reza, que transforma…”
Fernanda de Araújo Grosso Kuhn
Letras

“60 anos… Tenho orgulho e eterno agradecimento de fazer parte desta história como acadêmica em 1981 e hoje como colaboradora desta renomada instituição. Parabéns FASM pelo seu comprometimento com a sociedade. Parabéns a todos que por aqui passaram deixando e levando conhecimentos…Que a FASM continue sempre fazendo histórias e realizando sonhos!”
Mariana de Paula Malafaia

Minha história na Faculdade Santa Marcelina tem grande importância para minha vida pessoal e profissional. Minha turma do curso de Letras foi maravilhosa, todos trabalhávamos o dia inteiro e à noite estávamos na faculdade, não para assistir às aulas, mas para participar de uma grande apresentação e interação do conhecimento. Foi uma oportunidade única, professores como: Lúcio Gusman, Luiz Gonzaga, Rita Schitini, Dadace, Yvone Marques, Emília Montesano dentre outros, tornaram os 4 anos acadêmicos uma experiência da qual não podemos nos esquecer. Visitas à Academia Brasileira de Letras, o estudo do Latim, visita à Casa Rui Barbosa, seminários de altíssimo nível, parabéns à FASM pelos 60 anos.
Amália de Castro Gonçalves Bernardes
Letras

“Em 2014 ingressei no curso de Ciências Biológicas, com o intuito de ser professor, o curso me apresentou inúmeras áreas de atuação, entre elas destaco a atuação em pesquisar em campo e laboratórios. Em 2018 a FASM me convidou para fazer parte do time de colaboradores para atuar como Téc. dos laboratório de Ciências Biológicas e Química, dando suporte nas aulas praticas e em projetos de pesquisa, a experiência vivenciada nesse período me trouxe a conquista do meu sonho, em julho de 2020 fui aprovado em 1º lugar no Mestrado em Genética da UFV, sonho este que a FASM ajudou a construir.
Hoje sou especialista em Biologia celular e Molecular, Mestrando em Genética, professor da rede estadual de MG e presto serviços de assessoria e consultoria acadêmica. Orgulho de ser FASM”
José Lucas de Oliveira Serafim
Ciências Biológicas

“Eu ingressei na FASM em 2017 e me formei em 2020, encontrei nessa instituição todo apoio e incentivo para me tornar a profissional que sou hoje, só tenho que agradecer aos meus professores e a FASM por sempre acreditar que somos capazes. Parabéns pelos 60 anos FASM, sou muito e grata por também fazer parte dessa história.”
Larissa Amaral Souza

A instituição fez de mim um historiador, porém, mais que isso, mudou a minha história. Aprendi a enxergar a vida com o olhar expandido do conhecimento, a pensar num mundo melhor à partir de ações, conscientes e altruístas.
Sou grato e feliz por ter feito parte da história da FASM.
Rafael Santiago
História

“Estudei de 2010 á 2012 no curso de Licenciatura em Química, fui aluna bolsista, ganhei dois prêmios consecutivos no ENIC. Tenho muito carinho e admiração por essa instituição, pelas irmãs (Neiza, Cristina, Tiely e as demais) e pelos professores(Alcinei, Camila, Laura, Lorival, Ademar, Erika, Lininha).Enfim á todos que contribuíram na minha formação. Me formei como profissional e me tornei mais humana com todos os conselhos e ensinamentos que recebi .Por onde eu for levarei o nome da instituição com muito respeito ,carinho e gratidão. Obrigada família FASM por fazer parte da minha história.”
Neusa Dias de Oliveira
Química

“A Faculdade Santa Marcelina me proporcionou uma ótima formação, foi por meio dela que consegui realizar diversas pesquisas, apresentações em simpósios e congressos, algo que contribuiu muito em minha vida acadêmica. Além disso, abriu portas para eu caminhar rumo ao futuro, graças a ela e aos professores de extrema competência, hoje estou cursando Pós-graduação (mestrado em Ciência Animal) pela UENF.”
Taynara Kerolayne Santos Elizeu
Ciências Biológicas

“Iniciei a licenciatura em Matemática por não encontrar nenhuma outra opção que me agradasse nos cursos disponíveis na região e também por sempre ter me saído bem na disciplina. Mal sabia eu que a FASM despertaria a minha vontade para ser professora. Hoje ainda retorno no corpo docente da faculdade certa que fiz a melhor em escolha pelo curso e pela instituição.
#SOUFASM”
Rhayanne Cristina Fialho de Moura
Matemática

“A minha experiência com a FASM, foi maravilhosa, lá realizei meu sonho de fazer o curso superior, me formei em Ciências Biológicas, fiz novas amizades e aprendi muito com os professores maravilhosos, durante a minha jornada de estudos passei por algumas dificuldades, mas consegui superar com a ajuda de todos, eu escolhi e escolho ser FASM.”
Elaine Arminda de Souza Nascimento
Ciências Biológicas

“Sabe aquele sentimento eterno de gratidão? Pois é, eu tenho esse sentimento pela FASM. Cursei o curso de Ciências Biológicas de 2014 a 2018. Esses anos, foram os anos mais especiais da minha vida, várias viagens de Campos, palestras, simpósios, aulas práticas, festas e eventos, foram muitos momentos maravilhosos! Sem falar que nessa época, organizamos a 1ª Festa Junina da FASM, alunos, professores, coordenadores e direção unidos para a realização da nossa festa junina! Deu tão certo que até hoje outros alunos continuaram a festa… Foram tantos momentos bons que passei na FASM, que nem cabe nesse espaço.
Como disse no início, meu sentimento por essa faculdade se resume em uma palavra: GRATIDÃO! Hoje sou feliz na minha profissão e grata por saber que estudei na melhor faculdade.
Muito obrigada FASM! Obrigada por tudo! Obrigada professores por todos ensinamentos! Eu sempre vou lembrar com carinho dessa faculdade!”
Jéssica Pauloany
Ciências Biológicas

“Durante a minha formação acadêmica tive a oportunidade de conhecer pessoas maravilhosas. Que até hoje as trago no meu coração. Parabéns a todos os professores e mestres e principalmente as irmãs dessa instituição que educa para vida.”
Irmã Maria Isabel
Irmã

“Foi um período incrível! A FASM é uma instituição que acolhe todos com muito carinho!”
Maria Gabriela Costa Brito

“Iniciei minha história com a FASM em 2014 quando era ainda aspirante a Vida Religiosa Marcelina. Interrompi os estudos quando me mudei para outra cidade para prosseguir com a formação Religiosa.
Em 2019 tive a oportunidade de morar em Muriaé novamente, desta vez como Irmã Marcelina. Logo retomei os estudos e me formei em 2020.
A FASM teve uma contribuição muito positiva em minha formação, pois além dos conhecimentos científicos que adquiri, tive oportunidade de fazer novas amizades construtivas, tive no percurso um corpo docente ativo em minha história, me sentia sempre acolhida. Os professores eram atentos, me olhavam com um carinho especial, inclusive alguns se destacaram neste caminhar e conquistaram meu coração, hoje escrevo com emoção, pois mesmo tendo pouco tempo de graduada, tenho muitas histórias para contar e é com orgulho que digo fazer parte desta história, desses 60 anos de FASM em Muriaé, transformando vidas pela educação. FASM minha eterna gratidão!”
Irmã Mayara Valentin
Irmã

“A maioria do jovens saem do Ensino Médio sem saber ao certo qual carreira profissional querem seguir, no que querem dedicar os próximos anos da sua vida e onde. Foram exatamente com essas dúvidas que ingressei no curso de Letras na FASM em 2017. No curso de Letras descobri o que realmente amava: a nossa língua, a nossa história e cultura registrada por meio da Literatura. Hoje vejo que essa foi a melhor escolha que fiz. A FASM foi para mim como uma segunda casa, um ambiente onde me sentia bem vinda, acolhida e querida por todos. A minha maior alegria hoje é vê que eu não tenho apenas um diploma, mas conhecimentos e valores que ajudarão o mundo a se tornar um lugar melhor para se viver, tudo isso devo a FASM e a sua grande equipe de profissionais.”
Raiani Seabra
Letras

“Agradeço pela oportunidade de servir ao meu próximo por intermédio dos projetos que temos elaborado juntos com a equipe da FASM! Vocês são como uma família para mim! Uma família que tem o coração na educação e na transformação de vidas de forma integral. Parabéns, FASM! Que venham mais 60 anos refletindo a Luz de Deus!”
Ery Jardim
Professor | Coordenador

“Minha história com a FASM iniciou em 2008, ano do meu ingresso no curso de História. Através da instituição, tive contato com o que havia de mais sofisticado no campo da educação e da pesquisa histórica. Sou muito agradecida por todas as oportunidades e pelo crescimento adquiridos por meio dos professores, irmãs e colegas. À FASM, toda a minha gratidão.”
Beatriz Gontijo
Professora

“No início do ano de 2020 comecei a fazer história na FASM, duas semanas de curso, completando a terceira semana fui chamado para cursar geografia na UFV, eu todo eufórico com essa convocação, logo fui desfazer minha matrícula. Na secretaria a irmã Neiza lamentou minha saída e disse que antes era para conversar com a Lulude, fui conversar com ela. Foi emocionante, conversamos por horas, ela me mostrou todas as qualidades da FASM, as possibilidades de crescimento. E foi aí que eu percebi o quão atenciosos são os profissionais da faculdade, fiquei tão apaixonado que desisti da UFV e hoje digo com tranquilidade que não deixaria a FASM em hipótese alguma!”
Gean Carlos Luiz de Freitas
Geografia

“O Tempo da faculdade foi muito enriquecedor, pela aquisição do conhecimento e pela convivência com os amigos. Gratidão a Deus e a Congregação!”
Irmã Carmem

“Uma nova etapa, novos desafios e muitas expectativas. Conhecer e conviver com novos amigos, em um ambiente de aprendizado, repleto de opiniões diferentes e uma energia contagiante e explosiva. Viver o dia a dia na FASM foi isso desde o início. Certo dia um amigo de classe perguntou, com ar de preocupação, se iríamos conseguir, eu, talvez pelo meu otimismo quase irresponsável, talvez pelo fato de acreditar que depois do equinócio viveríamos um ano em que o sol iluminaria nossas vidas e tudo iria fluir bem e normalmente, e que tudo nessa vida tem o seu tempo, emendei uma resposta:
“Depois de março tudo vai melhorar, vamos chegar lá”. E desde então, até o dia da formatura, eu passei a me fazer a mesma pergunta.
Passaram os dias, os meses foram sendo vencidos, as tensões pré avaliações foram, aos poucos, esquecidas em meio às alegrias depois de ver as boas notas alcançadas, a saudade batia forte depois de ver alguns amigos desistirem da caminhada, e ainda mais forte ao ter que se despedir daqueles que floriram como “margaridas” em nossas vidas e nos deixaram para morar nos “altos azuis”. Foi difícil, trabalhoso e cansativo, porém, foi ainda mais prazeroso e cheio de momentos que contribuíram para um crescimento imensurável em minha vida.
Jamais vou me esquecer do quanto fui estimulado a evoluir e me reinventar, de ver que sabiam o quanto eu podia ser melhor e acreditavam nisso todos os dias. Errei muito, mas acertei o suficiente para, no fim, poder olhar pro lado e dizer: “chegamos lá”.
Jamais vou me esquecer de como foi bom SER FASM. Gratidão é a palavra certa e que resume toda minha trajetória como aluno FASM. Aos funcionários, professores e amigos, à Deus que nunca se esquece dos seus. Gratidão.
Parabéns pelos 60 anos!”
Victor Martins Galvão da Silva
Letras
Ficha de cadastro
Se você é um dos nossos antigos alunos, esta área foi feita especialmente para você. Gostaríamos de acompanhar sua carreira profissional e acadêmica. Seja nosso convidado para diversos eventos e atividades.