PERGUNTAS FREQUENTES

1 . A Faculdade oferece bolsas de estudo?

Sim. No início de cada semestre é divulgado um edital de bolsas ofertadas para alunos em situação de vulnerabilidade social.

2 . Como funciona o PROUNI na Faculdade?

Para concorrer a uma bolsa, o estudante deve participar do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), na edição imediatamente anterior ao processo seletivo do ProUni, e obter a nota mínima nesse exame, estabelecida pelo MEC. Deve, também, ter renda familiar de até três salários mínimos por pessoa, e satisfazer a uma das condições abaixo:

  • ter cursado o ensino médio completo em escola pública ou em escola privada com bolsa integral da instituição;
  • ter cursado o ensino médio parcialmente em escola pública e parcialmente em escola privada com bolsa integral da instituição;
  • ser pessoa com deficiência;
  • ser professor da rede pública de ensino básico, em efetivo exercício, integrando o quadro permanente da instituição, e estar concorrendo a vaga em curso de licenciatura, normal superior ou pedagogia. Neste caso, a renda familiar por pessoa não é considerada.
1 . O que é preciso para entrar em uma faculdade?

Para entrar em uma faculdade, é preciso ter finalizado a etapa de estudos básicos (ensino médio completo)

2 . O que é vestibular?

O vestibular é uma das formas mais tradicionais de ingressar em uma faculdade brasileira. O candidato tem um período determinado para se inscrever no concurso e realiza a prova junto aos demais, em datas e horários específicos definidos pela faculdade. Geralmente, são testados os conhecimentos dos candidatos sobre as matérias aprendidas durante os três anos do ensino médio. Já o formato e a quantidade das questões pode variar: é mais comum encontrar questões de múltipla escolha e/ou discursivas (o número de perguntas pode variar bastante conforme a instituição) e uma redação.

3 . Já tenho uma faculdade, preciso fazer o vestibular?

Não. Caso já tenha um diploma de nível superior, não haverá a necessidade prestar vestibular para ingresso. Neste caso, basta o interessado apresentar os documentos que comprovem a sua graduação (Histórico e Diploma de Graduação).

4 . Como faço para me inscrever no vestibular da FASM?

Em nosso site, acesse o menu de inscrição do vestibular e preencha a ficha de inscrição.

5 . Qual documento preciso para realizar o vestibular?

No dia da realização da prova, você deverá apresentar um documento original de identificação com foto (RG ou CNH, por exemplo). Deve levar também para a prova o cartão de inscrição, caneta preta ou azul, lápis e borracha (se quiser).

6 . Como saber se fui aprovado no vestibular da FASM?

Na página de inscrição do concurso, o candidato acessa a pesquisa individualmente com seu CPF para ter acesso ao boletim de desempenho e o resultado.

7 . Como ingressar na FASM?

Para ingressar nos cursos de ensino superior da FASM é necessário prestar o vestibular ou fazer o ingresso pelo ENEM, utilizando seu boletim de desempenho das últimas cinco edições passadas do Exame.

8 . Qual é o tempo para integralização dos cursos de graduação da FASM?

Para o curso Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS), o tempo para integralização é de, no mínimo, três anos. Para os cursos de Licenciatura (Ciências Biológicas, História, Letras, Matemática e Pedagogia) é de quatro anos.

9 . Qual é o horário de funcionamento dos cursos de graduação da FASM?

Os cursos são ofertados no turno da noite, das 18h30 às 22h.

10 . Quais são os cursos ofertados pela FASM?

Na Faculdade Santa Marcelina de Muriaé, oferecemos os seguintes cursos: Licenciaturas em Ciências Biológicas, História, Letras, Matemática, Pedagogia e Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas.

11 . Como faço para visitar a Faculdade?

Para visitas presenciais, entre em contato conosco pelo telefone (32) 98860-1894.

12 . O que é edital?

Edital é um documento oficial em que a faculdade oferece informações sobre as campanhas de captações, eventos, semanas acadêmicas e afins. Dependendo da necessidade de cada evento, é atualizado na página em que se destina.

1 . Como faço para realizar o pedido do meu histórico acadêmico?

Se você é aluno com matrícula ativa, pode fazer o pedido diretamente em nosso site, através do Portal do Aluno. Quanto aos egressos ou ex-alunos, é necessário enviar um e-mail para a Secretaria no endereço [email protected] , realizar a abertura do protocolo e aguardar um prazo de até 15(quinze) dias para a produção do documento que depois de pronto, será enviado no formato eletrônico para o e-mail do requerente.

2 . Como faço para emitir minha declaração no curso?

É necessário fazer o pedido diretamente em nosso site, através do Portal do Aluno. O documento fica pronto no período de até 5(cinco) dias e depois de pronto, é enviado no formato eletrônico para o e-mail institucional do aluno.

3 . Como faço para trancar a matrícula?

O aluno deve vir à Secretaria, comunicar que não deseja mais realizar o curso, suspendendo temporariamente o vínculo com a instituição.

4 . Havia iniciado um curso superior em outra faculdade antes de ser aluno da FASM. Posso eliminar alguma disciplina na FASM?

Para aproveitamento dos estudos, você deve enviar o histórico escolar e os planos de ensino das disciplinas cursadas, submetendo à coordenação do curso para uma análise.

5 . Como realizo a emissão do boleto para pagamento da mensalidade?

Os boletos para pagamento das mensalidades devem ser retirados, diretamente em nosso site, através do Portal do Aluno, menu Financeiro, selecionando o mês em questão do débito.

6 . Como faço para atualizar meus dados?

O aluno deverá vir à Secretaria, informando a atualização dos seus novos dados cadastrais, conforme LGPD.

7 . Qualquer aluno tem direito à segunda chamada de prova?

Sim. É necessário realizar a marcação pelo Portal do Aluno. Após o preenchimento, é cobrada uma taxa para aplicação.

8 . Qual é o horário de atendimento da Secretaria?

A Secretaria atende no horário de 8h às 21h, de segunda a sexta-feira. 

9 . Qual o horário de atendimento da Tesouraria?

A Tesouraria atende no horário de 13h às 21h, de segunda a sexta-feira. 

1 . O que é SMTech?

É um projeto de extensão da FASM Muriaé cujo objetivo é incentivar, estimular e apoiar empreendedores no processo de geração, consolidação e crescimento de micro, pequenas e médias empresas, oferecendo-lhes um ambiente moderno, preparado para geração de novos conhecimentos em um espaço colaborativo, onde projetos e soluções inovadores terão visibilidade através de parcerias com Instituições públicas, privadas e associações representantes de startups e incubadoras que buscarão investimentos para seu negócio.

2 . Quais são as ações da SMTech?

Criar um elo entre faculdade e sociedade, estimulando o crescimento de empresas, oferecendo um espaço colaborativo para soluções inovadoras.

3 . O que é um programa de extensão?

Projeto de Extensão é uma ação processual e contínua de caráter educativo, social, cultural, científico ou tecnológico, com objetivo específico e prazo determinado. Um Projeto de Extensão pode acontecer isoladamente ou pode ser vinculado a um Programa de Extensão (forma preferencial e está ligado diretamente a SMTech.

4 . O que faço para cadastrar uma ideia inovadora?

Para cadastrar Programas/Projetos de extensão da SMTech é necessário aguardar os editais ou ordem de serviço e submeter dentro do prazo indicado, através do Portal de Extensão.

5 . Quais são os benefícios oferecidos pela SMTech?

Temos um espaço dedicado ao Coworking, que facilita incentivar a troca de ideias e colaboração entre profissionais das mais diversas áreas, mentorias, consultorias, assessoria voltadas para a geração de empreendimentos inovadores e de sucesso. Há também o Laboratório de Biologia, que utiliza de equipamentos de última geração, voltados para pesquisa e inovação, onde podem ser desenvolvidos experimentos e práticas.

6 . O que é SM Incubadora?

No ambiente da SMTech, está a SM Incubadora que visa impulsionar o crescimento social e econômico de Muriaé e região, bem como o desenvolvimento integral do ser humano e possibilitar a conexão dos atores do ecossistema de inovação com investidores do Brasil e do mundo.

7 . Quero cadastrar uma ideia inovadora!

Para cadastrar uma ideia inovadora, basta enviar o projeto, cumprindo os requisitos previstos no edital. A solicitação será analisada pela comissão organizadora da SMTech.

8 . Tenho uma empresa e preciso encontrar um projeto adequado para meu problema?

Para encontrar um projeto adequado para seu problema, basta preencher o formulário, enviando o que precisa para realização. A solicitação será validada pela comissão organizadora da SMTech.

1 . Preciso pagar para me inscrever no Hack FASM Tech?

Não, a participação no evento é gratuita.

2 . Onde encontro todos os detalhes, informações e datas sobre o Hack FASM Tech?

No edital do evento, disponível para download na aba Projetos de Extensão.

3 . Onde encontro os critérios avaliativos do evento?

No edital do evento, disponível para download na aba Projetos de Extensão.

4 . Quem pode participar do Hack FASM Tech?

Podem participar do evento pessoas matriculadas ou que já concluíram o Ensino Médio e/ou o Ensino Superior.

5 . Posso participar sozinho?

Não. As etapas do Hack FASM Tech devem ser cumpridas em equipe. A inscrição é individual, porém, os participantes serão organizados em equipes para evoluir nas etapas do evento.

6 . Qual será o critério usado para a organização das equipes?

As equipes serão divididas conforme os interesses manifestados no ato da inscrição.

7 . Quais os benefícios de se participar do Hack FASM Tech?

Alimentar o espírito solidário; desenvolver o trabalho colaborativo e cooperativo; contribuir com ideias inovadoras para um futuro melhor e mais sustentável; ter a oportunidade do seu projeto ser premiado e incubado e trocar experiências com pessoas com habilidades diferentes.

8 . Qual será o aplicativo usado para as reuniões do Hack FASM Tech?

Quando for o caso, as reuniões do Hack FASM Tech serão realizadas pela plataforma da Microsoft TEAMS.

9 . A participação da equipe nas mentorias é obrigatória?

Sim.

10 . Como as equipes serão informadas sobre as etapas e datas limite de envio de materiais?

O site do Hack FASM Tech é organizado como uma linha temporal, mostrando todas as etapas e as datas limites.

11 . O que significa incubar um projeto?

A Faculdade Santa Marcelina Muriaé possui um ambiente para o desenvolvimento do seu projeto. A SM Incubadora dará todo o suporte para que a sua ideia saia do papel e se torne realidade.

Vestibular
1 . Como faço para realizar o pedido do meu histórico acadêmico?

Se você é aluno com matrícula ativa, pode fazer o pedido diretamente em nosso site, através do Portal do Aluno. Quanto aos egressos ou ex-alunos, é necessário enviar um e-mail para a Secretaria no endereço [email protected] , realizar a abertura do protocolo e aguardar um prazo de até 15(quinze) dias para a produção do documento que depois de pronto, será enviado no formato eletrônico para o e-mail do requerente.

2 . Como faço para emitir minha declaração no curso?

É necessário fazer o pedido diretamente em nosso site, através do Portal do Aluno. O documento fica pronto no período de até 5(cinco) dias e depois de pronto, é enviado no formato eletrônico para o e-mail institucional do aluno.

3 . Como faço para trancar a matrícula?

O aluno deve vir à Secretaria, comunicar que não deseja mais realizar o curso, suspendendo temporariamente o vínculo com a instituição.

4 . Havia iniciado um curso superior em outra faculdade antes de ser aluno da FASM. Posso eliminar alguma disciplina na FASM?

Para aproveitamento dos estudos, você deve enviar o histórico escolar e os planos de ensino das disciplinas cursadas, submetendo à coordenação do curso para uma análise.

5 . Como realizo a emissão do boleto para pagamento da mensalidade?

Os boletos para pagamento das mensalidades devem ser retirados, diretamente em nosso site, através do Portal do Aluno, menu Financeiro, selecionando o mês em questão do débito.

6 . Como faço para atualizar meus dados?

O aluno deverá vir à Secretaria, informando a atualização dos seus novos dados cadastrais, conforme LGPD.

7 . Qualquer aluno tem direito à segunda chamada de prova?

Sim. É necessário realizar a marcação pelo Portal do Aluno. Após o preenchimento, é cobrada uma taxa para aplicação.

8 . Qual é o horário de atendimento da Secretaria?

A Secretaria atende no horário de 8h às 21h, de segunda a sexta-feira. 

9 . Qual o horário de atendimento da Tesouraria?

A Tesouraria atende no horário de 13h às 21h, de segunda a sexta-feira. 

Secretaria Tesouraria
1 . O que é preciso para entrar em uma faculdade?

Para entrar em uma faculdade, é preciso ter finalizado a etapa de estudos básicos (ensino médio completo)

2 . O que é vestibular?

O vestibular é uma das formas mais tradicionais de ingressar em uma faculdade brasileira. O candidato tem um período determinado para se inscrever no concurso e realiza a prova junto aos demais, em datas e horários específicos definidos pela faculdade. Geralmente, são testados os conhecimentos dos candidatos sobre as matérias aprendidas durante os três anos do ensino médio. Já o formato e a quantidade das questões pode variar: é mais comum encontrar questões de múltipla escolha e/ou discursivas (o número de perguntas pode variar bastante conforme a instituição) e uma redação.

3 . Já tenho uma faculdade, preciso fazer o vestibular?

Não. Caso já tenha um diploma de nível superior, não haverá a necessidade prestar vestibular para ingresso. Neste caso, basta o interessado apresentar os documentos que comprovem a sua graduação (Histórico e Diploma de Graduação).

4 . Como faço para me inscrever no vestibular da FASM?

Em nosso site, acesse o menu de inscrição do vestibular e preencha a ficha de inscrição.

5 . Qual documento preciso para realizar o vestibular?

No dia da realização da prova, você deverá apresentar um documento original de identificação com foto (RG ou CNH, por exemplo). Deve levar também para a prova o cartão de inscrição, caneta preta ou azul, lápis e borracha (se quiser).

6 . Como saber se fui aprovado no vestibular da FASM?

Na página de inscrição do concurso, o candidato acessa a pesquisa individualmente com seu CPF para ter acesso ao boletim de desempenho e o resultado.

7 . Como ingressar na FASM?

Para ingressar nos cursos de ensino superior da FASM é necessário prestar o vestibular ou fazer o ingresso pelo ENEM, utilizando seu boletim de desempenho das últimas cinco edições passadas do Exame.

8 . Qual é o tempo para integralização dos cursos de graduação da FASM?

Para o curso Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS), o tempo para integralização é de, no mínimo, três anos. Para os cursos de Licenciatura (Ciências Biológicas, História, Letras, Matemática e Pedagogia) é de quatro anos.

9 . Qual é o horário de funcionamento dos cursos de graduação da FASM?

Os cursos são ofertados no turno da noite, das 18h30 às 22h.

10 . Quais são os cursos ofertados pela FASM?

Na Faculdade Santa Marcelina de Muriaé, oferecemos os seguintes cursos: Licenciaturas em Ciências Biológicas, História, Letras, Matemática, Pedagogia e Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas.

11 . Como faço para visitar a Faculdade?

Para visitas presenciais, entre em contato conosco pelo telefone (32) 98860-1894.

12 . O que é edital?

Edital é um documento oficial em que a faculdade oferece informações sobre as campanhas de captações, eventos, semanas acadêmicas e afins. Dependendo da necessidade de cada evento, é atualizado na página em que se destina.

Endereço
1 . Onde fica a Faculdade?

Praça Irmã Annina Bisegna, 40 – Centro, Muriaé – MG, 36880-083

Filantropia bolsas de estudo
1 . A Faculdade oferece bolsas de estudo?

Sim. No início de cada semestre é divulgado um edital de bolsas ofertadas para alunos em situação de vulnerabilidade social.

2 . Como funciona o PROUNI na Faculdade?

Para concorrer a uma bolsa, o estudante deve participar do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), na edição imediatamente anterior ao processo seletivo do ProUni, e obter a nota mínima nesse exame, estabelecida pelo MEC. Deve, também, ter renda familiar de até três salários mínimos por pessoa, e satisfazer a uma das condições abaixo:

  • ter cursado o ensino médio completo em escola pública ou em escola privada com bolsa integral da instituição;
  • ter cursado o ensino médio parcialmente em escola pública e parcialmente em escola privada com bolsa integral da instituição;
  • ser pessoa com deficiência;
  • ser professor da rede pública de ensino básico, em efetivo exercício, integrando o quadro permanente da instituição, e estar concorrendo a vaga em curso de licenciatura, normal superior ou pedagogia. Neste caso, a renda familiar por pessoa não é considerada.
hack fasm tech
1 . Preciso pagar para me inscrever no Hack FASM Tech?

Não, a participação no evento é gratuita.

2 . Onde encontro todos os detalhes, informações e datas sobre o Hack FASM Tech?

No edital do evento, disponível para download na aba Projetos de Extensão.

3 . Onde encontro os critérios avaliativos do evento?

No edital do evento, disponível para download na aba Projetos de Extensão.

4 . Quem pode participar do Hack FASM Tech?

Podem participar do evento pessoas matriculadas ou que já concluíram o Ensino Médio e/ou o Ensino Superior.

5 . Posso participar sozinho?

Não. As etapas do Hack FASM Tech devem ser cumpridas em equipe. A inscrição é individual, porém, os participantes serão organizados em equipes para evoluir nas etapas do evento.

6 . Qual será o critério usado para a organização das equipes?

As equipes serão divididas conforme os interesses manifestados no ato da inscrição.

7 . Quais os benefícios de se participar do Hack FASM Tech?

Alimentar o espírito solidário; desenvolver o trabalho colaborativo e cooperativo; contribuir com ideias inovadoras para um futuro melhor e mais sustentável; ter a oportunidade do seu projeto ser premiado e incubado e trocar experiências com pessoas com habilidades diferentes.

8 . Qual será o aplicativo usado para as reuniões do Hack FASM Tech?

Quando for o caso, as reuniões do Hack FASM Tech serão realizadas pela plataforma da Microsoft TEAMS.

9 . A participação da equipe nas mentorias é obrigatória?

Sim.

10 . Como as equipes serão informadas sobre as etapas e datas limite de envio de materiais?

O site do Hack FASM Tech é organizado como uma linha temporal, mostrando todas as etapas e as datas limites.

11 . O que significa incubar um projeto?

A Faculdade Santa Marcelina Muriaé possui um ambiente para o desenvolvimento do seu projeto. A SM Incubadora dará todo o suporte para que a sua ideia saia do papel e se torne realidade.

FALE
CONOSCO

SETORES

Atendimento
ao Candidato

[email protected]

(32) 98860-1894

Segunda a sexta das 8h às 11h e de 13h às 18h

Atendimento
ao Aluno

[email protected]

(32) 98887-1466

Segunda a Sexta, 8h às 21h30

CPA

[email protected]

(32) 3561-2369

Segunda-feira, das 18h30 às 19h20

Filantropia
e Bolsas

[email protected]

(32) 3561-2369 | (32) 98887-7116

Segunda a Sexta, 8h às 21h30

Laboratório de
Biologia e Borboletário

[email protected]

(32) 3561-2369 – ramal 219

Segunda a Sexta, 8h às 21h30

Marketing
e Eventos

[email protected]

 

Segunda a sexta das 13h às 17h e de 18 às 21h

SMTech

[email protected]

(32) 3561-2369

Segunda e Sexta, das 8h às 18h

Tesouraria

[email protected]

(32) 3561-2369 | (32) 98887-7116

Segunda a Sexta, 8h às 21h

Recepção/Portaria

[email protected]
3441-4988
Segunda a Sexta, 7h às 18h e, Sábado, 8h às 13h

Financeiro

[email protected]
3441-4988
Segunda a Sexta, 7h às 16h

Secretaria

[email protected]
3441-4988
Segunda a Sexta, 7h às 16h

Biblioteca

[email protected]
3441-4988
Segunda a Sexta, 7h às 17h

Assessoria de Imprensa

EPR Comunicação Corporativa
[email protected]

[email protected]

FAÇA PARTE DA NOSSA EQUIPE

A Página de Carreiras é o nosso banco de talentos! Ela foi criada para que estudantes e profissionais possam cadastrar seus currículos para atuarem na Rede de Educação Santa Marcelina. 

Ao fazer parte da nossa Rede, você tem a oportunidade de aliar propósito e realização profissional, nos ajudando na nossa missão de educar, formar, curar e construir.

Aqui, você encontra todas as nossas vagas abertas e pode se candidatar de forma simples e rápida! Se a vaga que você deseja ainda não está disponível, não se preocupe! Cadastre-se no Banco de Talentos Rede Santa Marcelina para futuras oportunidades.

Conforme a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), não podemos receber seu currículo através de nenhum canal de comunicação além desse.

O QUE É A OUVIDORIA DO SANTA?

O QUE É A OUVIDORIA DO SANTA?

A Ouvidoria da Rede de Educação Santa Marcelina é um serviço de atendimento à comunidade interna (estudantes, famílias e colaboradores) que recebe sugestões, reclamações, denúncias e elogios. Por meio dela, fortalecemos os vínculos, contribuímos para o aperfeiçoamento e a melhoria das atividades da instituição e zelamos pelo respeito aos direitos e deveres dos nossos estudantes e colaboradores.

O serviço é a última instância de atendimento – por isso, antes de pedir a intervenção da Ouvidoria, permita que os canais regulares das Unidades ofereçam soluções para sua manifestação.

A Ouvidoria da Rede de Educação Santa Marcelina é um serviço de atendimento à comunidade interna (estudantes, famílias e colaboradores) que recebe sugestões, reclamações, denúncias e elogios. Por meio dela, fortalecemos os vínculos, contribuímos para o aperfeiçoamento e a melhoria das atividades da instituição e zelamos pelo respeito aos direitos e deveres dos nossos estudantes e colaboradores.

O serviço é a última instância de atendimento – por isso, antes de pedir a intervenção da Ouvidoria, permita que os canais regulares das Unidades ofereçam soluções para sua manifestação.

ASSESSORIA DE IMPRENSA

Nossa assessoria está sempre disponível para contribuir com o trabalho da mídia.

Entre em contato com a EPR – Comunicação Corporativa: [email protected] | [email protected]

ASSESSORIA DE IMPRENSA

Nossa assessoria está sempre disponível para contribuir com o trabalho da mídia.

Entre em contato com a EPR – Comunicação Corporativa: [email protected] | [email protected]

Portal do Professor

Portal do
Aluno