Mais de 60 anos e muita história para contar…

A FASM iniciou sua história como Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Santa Marcelina (FAFISM) em 1961. Através da Portaria Nº 798 de 26 de outubro de 2015, passou a se chamar Faculdade Santa Marcelina Muriaé. Mantida pela Associação Santa Marcelina, a Faculdade Santa Marcelina Muriaé foi o primeiro estabelecimento isolado de ensino superior particular a funcionar no interior da Zona da Mata Mineira.

Funcionou, à noite, nas salas do Colégio Santa Marcelina, até 1967, quando passou para a sede própria, num moderno edifício, com amplas instalações, construído para tal fim, na Praça Annina Bisegna, no centro da cidade de Muriaé/MG.

A seguir foram autorizados, em 1966, os cursos de Matemática e de Filosofia, e, em 1971, o de Ciências – Licenciatura Curta. No curso de Pedagogia, em 1990, foram acrescidas duas Habilitações: Orientação Educacional e Supervisão Escolar. E em 1995, acrescentou-se mais duas Habilitações no Curso de Ciências, as Licenciaturas em Física e Química.

Em 2002, foi criado o curso de Ciências Biológicas; em 2003, o Curso Normal Superior com as Habilitações em Magistério para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental e Magistério para a Educação Infantil; em 2004, o curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas e, em 2005 foram criados mais dois cursos de licenciatura: o de História e o de Geografia. 

Em 2007 atendendo às diretrizes do MEC o curso de Pedagogia, passou, especificamente, a formar profissionais para a educação infantil e para os anos iniciais do ensino fundamental. Em 2014 foi autorizado o Curso de Engenharia de Produção – Bacharelado, e no ano de 2015, o Curso Superior de Tecnologia em Processos Gerenciais.

A Faculdade Santa Marcelina Muriaé possui um longo histórico na oferta de cursos de Pós-Graduação Lato-Sensu, contribuindo para a melhoria daqueles que desejam aprimoramento profissional. Dos egressos desses cursos, há um número significativo que ingressa na carreira acadêmica.

 

Há mais de 60 anos, ano após ano, acorrem para Muriaé centenas de estudantes, de cidades vizinhas, em busca de uma formação que os habilita para o ensino e de uma profissionalização mais completa o que os capacita como bons educadores.

Nos últimos anos, a faculdade tem inovado na reestruturação da infraestrutura de seus ambientes, bem como incentivado o empreendedorismo e criatividade tecnológica.

Atualmente, a Faculdade Santa Marcelina Muriaé conta com Licenciaturas em Ciências Biológicas, História, Letras, Matemática, Pedagogia, e Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas. 

O Projeto Pedagógico da Instituição pretende a formação de profissionais competentes, contemplando as tendências e os desafios da educação brasileira. 

Portal do Professor

Portal do
Aluno