O intuito é a apresentação da cultura popular do Nordeste através de três eixos interligados: a poesia cantada, os instrumentos musicais e as danças tradicionais.

Após uma aula de introdução geral à cultura popular do Nordeste, haverá uma aula dedicada a cada um dos temas específicos, sempre fazendo as conexões pertinentes (que são muitas). As aulas serão ilustradas por materiais inéditos produzidos pela Associação Respeita Januário, ONG com vinte anos de atuação na região nordeste na área de música tradicional e cultura popular, e responsável pelos registros patrimoniais do cavalo-marinho, dos caboclinhos, da ciranda e do forró tradicional.

• Conteúdo inédito e atualizado baseado em pesquisas de campo realizadas por pesquisadores que residem na região Nordeste, em estreito contato com musicistas e dançantes tradicionais;
  • Ênfase nas dimensões performáticas da cultura popular, relacionando os eixos da poesia oral, instrumentos musicais e dança;
  • Professor com vinte anos de pesquisa em Pernambuco e amplo reconhecimento na área.

Ao concluir o curso, você terá um conhecimento de caráter introdutório, porém sólido e abrangente, sobre as artes da performance (poesia oral, dança e música) na cultura popular do Nordeste. Receberá também pistas e sugestões para uso destes conhecimentos em atividades educativas.

Terça-feira, das 19h às 20h40.

1 x 165,00

CULTURA POPULAR DO NORDESTE: POÉTICAS, INSTRUMENTOS E DANÇAS (ONLINE)

Terça-feira, das 19h às 20h40.

1 x 165,00

Este curso é destinado a professores de música/artes, musicistas, pessoas interessadas em cultura popular e em música tradicional brasileira, estudantes de música, dança, teatro e ciências humanas/sociais.

• Introdução. Visão geral sobre a cultura popular do Nordeste, e sobre poesia, instrumentos e danças como parte dela.
  • Poesia popular: repente, emboladas e e outros tipos de poesia improvisada.
  • Instrumentos tradicionais: rabeca, pífanos, tambores e sanfona de oito-baixos (entre outros).
  • Danças: ciranda, coco, caboclinhos e outras danças.