O curso propõe uma breve introdução às questões da trilha sonora no audiovisual, oferecendo ferramentas teóricas para a compreensão do modo como o encontro da música com a imagem em movimento produz um resultado imersivo de enorme potência. As funções, as diferentes estéticas, e os conceitos técnicos que ajudam a compreender o modo como música e imagem produzem sentido, para dar consistência ao processo criativo da composição da trilha musical.

O curso apresenta as principais ferramentas teóricas para compreender o modo como a música produz, junto à imagem, um sentido que é próprio desse encontro, e que nem música, nem imagem, têm o poder de produzir por si próprias.

Terça-Feira, das 19h às 21:30h.

2x R$ 188,00.

FUNDAMENTOS DA TRILHA SONORA NO AUDIOVISUAL

INSCRIÇÕES ENCERRADAS

Terça-Feira, das 19h às 21:30h.

2x R$ 188,00.

Desconto de até 50% para alunos da Faculdade Santa Marcelina*

Por que fazer FUNDAMENTOS DA TRILHA SONORA NO AUDIOVISUAL

O curso apresenta uma abordagem única, que traz as contribuições da música e da imagem para a criação audiovisual, a partir da produção do sentido da experiência. Como resultado, o aluno terá muito maior clareza metodológica e conceitual para a organização do processo criativo envolvido na trilha musical do audiovisual.

O curso foi projetado para compositores, músicos, diretores, editores e profissionais do audiovisual, e estudantes interessados em geral em aprofundar seu conhecimento na área.

• As relações entre o som e a imagem; espaço visual, espaço acústico, espaço audiovisual; diegése e narrativa; som on, off, over; voz, música, ruído. Exemplos em Fritz Lang, Howard Hawks, David Lynch, Riddley Scott.
  • Percepção e sentido da experiência: ponto de vista, ponto de escuta, ponto de experiência. Exemplos em Hitchcock, Spielberg, Coppola, Godard.
  • As funções da música no cinema narrativo clássico: música tonal e construção de sentido. Max Steiner, Eric Korngold, Alfred Newman. Exemplos em John Ford, Michael Kurtiz, William Willer, George Stevens.
  • A música do século XX e o cinema moderno em Hollywood: o uso da música em Hitchcock, Kubrick, Sérgio Leone, Mike Figgis.
  • Variedades da experiência audiovisual: a trilha musical no cinema moderno. Depois da trilha clássica, o uso da música popular. Mike Nichols, Peter Fonda, Tarantino, Daniel Kwan e Daniel Scheinert.
  • Variedades da experiência audiovisual: fora de Hollywood, a música no cinema moderno Europeu. Exemplos em Rosselini, Fellini, Antonioni, Bertolluci, Godard.
  • A trilha sonora na cinematografia brasileira: música popular e radicalidade estética. Glauber Rocha, Rogério Sganzerla, Júlio Bressane.
  • O discurso audiovisual: analisando filmes e a produção do sentido e da semântica da experiência audiovisual. Análise de um filme a ser escolhido.