Atualmente, é possível observar a importância do aprofundamento e ampliação das possibilidades que as técnicas em Musicoterapia oferecem ao musicoterapeuta em sua prática clínica.

Partindo deste princípio, surge a proposta deste curso de extensão, cujo objetivo é estudar a técnica de Improvisação em Musicoterapia, sua aplicabilidade e relação com os movimentos da psique humana, mais especificamente relacionadas com o inconsciente.

O curso visa atualizar, instrumentalizar você com habilidades e competências em atuação musicoterapêutica abordando uma das técnicas mais utilizadas em Musicoterapia que é a improvisação.

As aulas interativas e práticas, proporcionam atividades como vivências, permeadas por reflexão e análise que possibilitam a construção da relação direta entre teoria e prática.

Após a conclusão do curso você estará capacitado e melhor habilitados com esta técnica específica a exercer atividade profissional em Musicoterapia aplicada na área clínica, na pesquisa científica, e na área educacional.

Sexta-feira, das 19h às 22h40 e Sábado, das 9h às 15h40.

3x R$ 341,00.

Perdizes – SP| (11) 3824-5800.

O MOVIMENTO DO INCONSCIENTE NA IMPROVISAÇÃO EM MUSICOTERAPIA

Sexta-feira, das 19h às 22h40 e Sábado, das 9h às 15h40.

3x R$ 341,00.

Perdizes – SP| (11) 3824-5800.

R. Dr. Emílio Ribas, 89 – Perdizes, São Paulo – SP, 05006-020.

O curso é destinado a alunos de Musicoterapia (Graduação e pós-graduação), Musicoterapeutas Graduados e/ou pós-graduados.

• Fundamentação teórica:
  • Musicoterapia – Conceito, Abordagens e Principais técnicas
  • A Musicoterapia Interativa
  • A improvisação como técnica interativa em Musicoterapia
  • A improvisação livre e conduzida
  • A Psicologia Analítica
  • O Inconsciente (pessoal e coletivo) segundo Carl Gustav Jung
  • O movimento do Inconsciente segundo Carl Gustav Jung.
  • O conceito de Quatérnio na relação terapeuta X paciente segundo Carl Gustav Jung.
  • O encontro entre Pensares em Musicoterapia e Psicologia Analítica.
  • Reflexões sobre a contribuição da Psicologia Analítica na prática clínica em Musicoterapia
  • O movimento do inconsciente e seus efeitos de acordo a utilização de cada um dos 2 tipos de improvisação (livre e Conduzida)
  • Critérios para a utilização da improvisação livre e conduzida
  • Critérios para indicação da improvisação livre e conduzida de acordo com os casos clínicos.
  • Efeitos da utilização da técnica de improvisação (livre e conduzida).
  • Apresentação e discussão de casos clínicos a luz do encontro entre os pensares da Musicoterapia e a Psicologia Analítica
  • O olhar para o movimento do inconsciente frente a utilização da técnica de improvisação livre e conduzida através da apresentação de casos clínicos.
  • Reflexões sobre a prática clínica dos alunos frente a proposta do curso