Curso presencial em 8 aulas na Unidade de Perdizes, destinado a todos que querem entender como funcionam os efeitos de guitarra, seus parâmetros, e aprofundar o conhecimento sobre como podem ser usados criativamente. Serão abordados tanto os efeitos e pedais mais comuns em seus aspectos básicos, como também as possibilidades de combinações e utilizações em diferentes contextos, além do seu emprego em favor de um projeto estético e da construção de uma identidade artística.

Segunda-Feira, das 19h às 21:50h.

3x R$ 150,00

OS EFEITOS DE GUITARRA E A SUA UTILIZAÇÃO NA CONSTRUÇÃO DA EXPRESSÃO ARTÍSTICA

INSCRIÇÕES ENCERRADAS

Segunda-Feira, das 19h às 21:50h.

3x R$ 150,00

Desconto de até 50% para alunos da Faculdade Santa Marcelina*

Por que fazer OS EFEITOS DE GUITARRA E A SUA UTILIZAÇÃO NA CONSTRUÇÃO DA EXPRESSÃO ARTÍSTICA

No mundo da música, dominar a arte dos efeitos é essencial para elevar sua expressão musical a níveis surpreendentes. Com este curso, você aprenderá:

• Entender os diferentes tipos de efeito;
  • Identificar a sonoridade de cada efeito, suas características e possibilidades expressivas;
  • Entender e regular os parâmetros de cada efeito;
  • Combinar os pedais buscando sempre a ordem mais inteligente na cadeia.

E ir além do básico e do convencional:

• Ampliar sua paleta de sons;
  • Usar os efeitos de forma criativa;
  • Explorar as possibilidades expressivas de cada efeito em favor de um conceito estético;
  • Ganhar recursos para desenvolver a sua própria identidade musical através da utilização dos efeitos.

O curso foi projetado para guitarristas, estudantes de música, cantoras (es), produtores (as) musicais e instrumentistas em geral.

• MÓDULO 1

TIMBRE E EFEITOS DE DINÂMICA

– Timbre: o instrumento, captadores, amplificador, equalização no instrumento e no pedal, técnica, cordas, palhetas e outros fatores de influência.

– Efeitos de dinâmica: compressor, noise gate e volume.

EFEITOS DE SATURAÇÃO E DE MODULAÇÃO

– Efeitos de saturação: Overdrive, Fuzz, Distorção e Bit crusher.

– Efeitos de modulação: Chorus, Flanger, Phaser, Ring modulator, Tremolo, Vibrato e Rotary.

EFEITOS DE TONALIDADE E DE AFINAÇÃO

– Efeitos de tonalidade (filtros): Equalizadores, Pré-amplificadores, Wah-wah, Filtros automáticos, Filtros de envelope, Wah automáticos, Filtros de amostragem e retenção e filtros de etapas/passos, Talkbox e Vocoder.

– Efeitos de afinação: Oitavadores, Whammy, Pitch shifter, Transpositores e Pitch Bend.

EFEITOS DE DELAY E DE REVERBERAÇÃO

– Efeitos de delay: Tipos de delay, Delay de fita, Delay analógico e Delay digital.

– Efeitos de reverberação:os tipos de reverb, Plate (reverb de placa), Spring (reverb de mola), Chamber (câmara), Room (quarto ou sala pequena) e Hall (sala, salão).

• MÓDULO 2

COMBINAÇÃO E ORDEM DOS EFEITOS NA CADEIA DO SOM

– A combinação dos efeitos e a ordem deles na cadeia do som.

– As consequências sonoras da posição de cada efeito na cadeia.

– Explorando as diferentes posições dos efeitos.

A UTILIZAÇÃO DOS EFEITOS NOS CONTEXTOS DE SHOW, GRAVAÇÃO E PRODUÇÃO MUSICAL

– Como lidar na prática em cada situação: Show, Gravação e Produção Musical.

USANDO OS EFEITOS DE FORMA CRIATIVA A PARTIR DE UM CONCEITO

– A utilização criativa dos efeitos: Os pedais de LOOP; Efeitos mecânicos afetando a produção do som; Pedais de expressão; A importância do conceito;

– Reflexões.

DESENVOLVENDO A IDENTIDADE ARTÍSTICA ATRAVÉS DO USO DOS EFEITOS

– Referências e exemplos; Criatividade; Exercícios com efeitos;

– Exercícios a partir de diferentes motivações