Manifeste seu interesse!
Inscrições encerradas, mas estamos à disposição para compartilhar informações detalhadas com candidatos(as) interessados(as).
Se você deseja saber mais sobre o curso, seu conteúdo, benefícios e datas futuras de inscrição, basta preencher o formulário ao lado com suas informações de contato, nossa equipe entrará em contato com você.
Abordagens sobre PRESERVAÇÃO AUDIOVISUAL, CATALOGAÇÃO E PESQUISA EM ARQUIVOS, apresentando e discutindo noções, conceitos e práticas, a partir de perspectivas teóricas, técnicas e empíricas. Trataremos, ao longo do curso, da história passada e presente da preservação audiovisual, voltando-nos para as suas especificidades, conceituando e debatendo as suas práticas, da conservação à difusão, analisando, mais detidamente, o trabalho de catalogação em arquivos audiovisuais, buscando apontar, ainda, possibilidades, potencialidades e usos da pesquisa em arquivos.
Trataremos, a partir de bibliografia especializada e de estudos de casos, as especificidades das práticas da preservação audiovisual, voltando-nos, sobretudo, para a catalogação, e da pesquisa em arquivos. Apresentaremos caminhos para a formação e atuação profissional em arquivos audiovisuais, traçando um breve panorama da área no Brasil e no exterior. Abordaremos, ainda, as possibilidades da pesquisa em arquivos, apontando caminhos e intersecções entre pesquisa e instituições de guarda e preservação. Ao longo do curso iremos abordar, nos valendo de documentos de trabalho diversos, conceitos específicos e conceitos interdisciplinares, buscando abarcar tanto práticas exercidas por profissionais de arquivos, quanto práticas da pesquisa em arquivos.
O curso de extensão em PRESERVAÇÃO AUDIOVISUAL, CATALOGAÇÃO E PESQUISA EM ARQUIVOS, oferecido pela Faculdade Santa Marcelina, é direcionado a:
Após a conclusão do curso o aluno terá uma noção inicial dos conceitos da preservação audiovisual e suas práticas, bem como apontamentos sobre possibilidades de formação e atuação profissional na área, além de noções sobre as possibilidades e potencialidades da atuação profissional do pesquisador de audiovisual.
Se você deseja atuar em um campo fascinante e essencial para a preservação da memória audiovisual, o curso da Faculdade Santa Marcelina é a oportunidade para iniciar sua jornada e explorar novas possibilidades de carreira!
Carta de motivação simples, máximo de uma lauda (1250 caracteres), explicando o interesse em fazer o curso.
Contato Telefônico: (11) 3824-5800
Ou nos envie um e-mail em nosso FALE CONOSCO!
Atendimento realizado de segunda-feira a quinta-feira, das 8h às 18h e às sextas-feiras, das 8h às 17h.
* Consulte os critérios para elegibilidade dos descontos e relação de parceiros com nossa equipe de Atendimento, por telefone, e-mail ou WhatsApp.
Pesquisador, bacharel em Comunicação Social – Cinema pela PUC-Rio, mestre em Comunicação – Estudos do Cinema e do Audiovisual, pela Universidade Federal Fluminense. Desde fevereiro de 2023 trabalha na Cinemateca Brasileira, no cargo de Pesquisador Sênior, no Centro de Documentação e Pesquisa, núcleo Filmografia Brasileira. Foi colaborador do Centro Técnico Audiovisual do Ministério da Cultura, como Técnico em Preservação Audiovisual, por aproximadamente seis anos. Colaborou também com o Instituto Moreira Salles, como revisor de filmes, entre 2018 e 2020. Fez pesquisa adicional e licenciamento de conteúdos para os premiados longas-metragens internacionais “Skin of Glass”, de Denise Zmekhol, e “Maya and the Wave”, de Stephanie Johnes. Em 2021, participou da segunda Biennial Audio-Visual Archival Summer School, organizada pela Federação Internacional de Arquivos de Filmes – FIAF, em edição online, por conta da pandemia, e, em 2022, da Film Restoration Summer School, em Bolonha, Itália, organizada pela FIAF em parceria com o laboratório L’Immagine Ritrovata, da Cineteca di Bologna. Em 2012, foi membro selecionado do grupo de estudos Collegium, organizado pela Cineteca del Friuli, durante o festival Le Giornate del Cinema Muto, em Pordenone, na Itália. Em 2018, esteve envolvido nas atividades do programa de intercâmbio Audiovisual Preservation Exchange (APEx), do MIAP-NYU, promovidas no Rio de Janeiro. Estagiou no CTAv (2011 – 2013), no Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro (2013) e na Cinemateca do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (2013 – 2014).