SOBRE

Esse curso visa oferecer formação consistente, atual e de amplo espectro para quem deseja obter uma especialização dirigida à “Educação Musical Hoje”.

Compreende-se aqui “educação musical” como repositório de conquistas que envolvem inúmeras contribuições de desenvolvimento criativo e humano a serviço das sociedades, sendo a meta dessa proposta torná-las acessíveis a um maior número de pessoas.

Visamos assim dar meios aos interessados para aprofundar o conhecimento sobre os mais significativos conceitos, princípios e realizações da Educação Musical, em diversas épocas, culturas e em múltiplos contextos, bem como capacitá-los a atuar em diferentes situações e espaços sociais.

Entre os objetivos do curso encontra-se também o de oferecer subsídios para que a Educação Musical de hoje possa incluir as de ontem, integrando em suas ações tanto manifestações culturais da tradição (contribuições milionárias da música brasileira popular e de raízes e também de outras culturas) quanto invenções musicais da produção mais contemporânea, adaptando-as, enriquecendo-as e atualizando-as como necessitam as muitas comunidades e realidades sociais do presente.

Propostas de educação musical infantil, juvenil e de adultos serão tratadas no curso, com base na premissa de que acima dos particulares que as distinguem encontra-se o humano, objetivo primeiro e último dos processos educativos.

 

*CONFIRA NOSSOS DESCONTOS:

  •  Desconto de até 25% para ex-alunos da Faculdade Santa Marcelina.
  •  Desconto de até 20% – parceria com escolas públicas/ETECs, funcionários públicos e empresas parceiras, escolas particulares conveniadas, complexo Santa Marcelina, Santa Marcelina Cultura e profissionais, alunos e ex-alunos da área de Música.

Confira as Empresas e Escolas conveniadas ou consulte critérios para elegibilidade para o desconto em nossa Central de Atendimento:

WhatsApp: (11) 98207-1806   |    Contato Telefônico: (11) 3824-5800

Inscrição

Venha bater um papo com o Carlos Kater, coordenador da Pós-graduação em Educação Musical Hoje, e conheça a proposta do curso em detalhes e as informações para a próxima turma.

Envie um e-mail e agende sua entrevista, sem compromisso*:

[email protected]

*Ao enviar o e-mail você aceita receber informações sobre o processo seletivo para o curso em questão.

 

 

Perfil do egresso

Diferenciais

Mercado de trabalho

Estágio

Coordenação

Carlos Kater

Corpo docente

Escolas parceiras

Dúvidas

Contato Telefônico¹: (11) 3824-5800

WhatsApp Faculdade Santa Marcelina¹: (11) 98207-1806

Ou nos envie um e-mail em nosso FALE CONOSCO¹!

¹Atendimento realizado de segunda-feira a quinta-feira, das 8h às 18h / às sextas-feiras, das 8h às 17h.

* Consulte os critérios para elegibilidade e relação de parceiros com nossa equipe de Atendimento, por telefone, e-mail ou Whatsapp.

Inicio

Duração

360 horas em 18 meses

Carga horária

Sextas-feiras, das 14h às 22h40, e aos Sábados, das 09h20 às 18h. (Curso Quinzenal)

Valor

Valor do curso apresentado pelo coordenador, durante a entrevista.

Unidade

Perdizes – SP | (11) 3824-5800

EDUCAÇÃO MUSICAL HOJE: PARA CRIANÇAS, JOVENS E ADULTOS

AGENDE SUA ENTREVISTA - SEM COMPROMISSO!

Venha bater um papo com o Carlos Kater, coordenador da Pós-graduação em Educação Musical Hoje, e conheça a proposta do curso em detalhes e as informações para a próxima turma.

Envie um e-mail e agende sua entrevista, sem compromisso*:

[email protected]

*Ao enviar o e-mail você aceita receber informações sobre o processo seletivo para o curso em questão.

 

 

Quer Saber Mais?

Duração

360 horas em 18 meses

Horários

Sextas-feiras, das 14h às 22h40, e aos Sábados, das 09h20 às 18h. (Curso Quinzenal)

Valor

Valor do curso apresentado pelo coordenador, durante a entrevista.

Unidade

Perdizes – SP | (11) 3824-5800

Endereço

R. Dr. Emílio Ribas, 89 – Perdizes, São Paulo – SP, 05006-020

Desconto

Desconto de até 25% (consulte critérios para elegibilidade*)

Período de Realização

Previsão de início para Novembro/Dezembro de 2023.

Apresentação

Esse curso visa oferecer formação consistente, atual e de amplo espectro para quem deseja obter uma especialização dirigida à “Educação Musical Hoje”.

Compreende-se aqui “educação musical” como repositório de conquistas que envolvem inúmeras contribuições de desenvolvimento criativo e humano a serviço das sociedades, sendo a meta dessa proposta torná-las acessíveis a um maior número de pessoas.

Visamos assim dar meios aos interessados para aprofundar o conhecimento sobre os mais significativos conceitos, princípios e realizações da Educação Musical, em diversas épocas, culturas e em múltiplos contextos, bem como capacitá-los a atuar em diferentes situações e espaços sociais.

Entre os objetivos do curso encontra-se também o de oferecer subsídios para que a Educação Musical de hoje possa incluir as de ontem, integrando em suas ações tanto manifestações culturais da tradição (contribuições milionárias da música brasileira popular e de raízes e também de outras culturas) quanto invenções musicais da produção mais contemporânea, adaptando-as, enriquecendo-as e atualizando-as como necessitam as muitas comunidades e realidades sociais do presente.

Propostas de educação musical infantil, juvenil e de adultos serão tratadas no curso, com base na premissa de que acima dos particulares que as distinguem encontra-se o humano, objetivo primeiro e último dos processos educativos.

 

*CONFIRA NOSSOS DESCONTOS:

  •  Desconto de até 25% para ex-alunos da Faculdade Santa Marcelina.
  •  Desconto de até 20% – parceria com escolas públicas/ETECs, funcionários públicos e empresas parceiras, escolas particulares conveniadas, complexo Santa Marcelina, Santa Marcelina Cultura e profissionais, alunos e ex-alunos da área de Música.

Confira as Empresas e Escolas conveniadas ou consulte critérios para elegibilidade para o desconto em nossa Central de Atendimento:

WhatsApp: (11) 98207-1806   |    Contato Telefônico: (11) 3824-5800

Por que fazer EDUCAÇÃO MUSICAL HOJE: PARA CRIANÇAS, JOVENS E ADULTOS

Como sabemos, as profissões evoluem, inaugurando novas situações de trabalho e avançando suas condições de contribuição social, em decorrência da ampliação de perspectivas. De maneira análoga, o caminho que a profissão de Educador Musical toma historicamente, de seu surgimento até este momento (suas características neste estágio em que nos encontramos) espelha as transformações do mundo e as definições de sua função nas diversas sociedades.

No entanto, verificamos carência de cursos que contemplem aspectos característicos da realidade atual, em especial a brasileira, o que faz com que os estudantes formados encontrem geralmente dificuldades de múltiplas ordens, senão mesmo limitações impeditivas, em atuar junto aos espaços sociais demandantes.

As formações em educação musical atualmente existentes oferecem de maneira corrente disciplinas que contemplam a formação musical e educativa básica geral, dirigindo na maioria das vezes o foco de suas atenções para informações teóricas sobre a prática relativa às abordagens tradicionais já consagradas em seus países de origem.

Carece em nosso país um curso de especialização que procure desbanalizar nossa leitura habitual da educação musical e do próprio papel formador do educador musical, que incorpore propostas mais atuais e emergentes e que ofereça subsídios para conhecimento das modalidades de educação musical pertinentes na contemporaneidade, pautadas na observação, na reflexão e na geração de respostas contínuas por parte de seus participantes.

Um curso de educação musical que enfatize o valor e o exercício de processos criativos; que proporcione novas possibilidades de expressão sonora por meio de vivências musicais artísticas, criativas e significativas; que estimule e aprofunde a reflexão sobre a importância das funções presentes e futuras do educador musical na sociedade brasileira (centros e periferias) e, ao mesmo tempo, um curso que incentive o conhecimento de recursos de formação humana atuais capaz de redimensionar os princípios de ação da educação musical vigente.

O diferencial proposto pelo curso “Educação Musical Hoje” é assim o de propiciar uma especialização em educação musical contemporânea para profissionais da música, da educação e da área de humanas em geral, visando capacitá-los a responder com competência e eficiência às problemáticas significativas de um mundo múltiplo e em constante movimento.

Público-alvo

Este curso se dirige a todo aquele e aquela possuidores de um diploma de graduação (nível superior), com alguma experiência educativa e/ou musical significativa e sobretudo interessados em se apropriar de recursos educativo-musicais atuais e de qualidade, que lhes capacite a atuar em espaços formais e informais de aprendizagem. Os alunos formados poderão ter suas atuações profissionais enriquecidas por um conjunto amplo de competências educativas e musicais, bem como se constituir em agentes formadores e multiplicadores de uma prática educativo-musical que atenda às necessidades de seu tempo.

“Educação Musical Hoje” é um curso de especialização concebido com a intenção de ser útil, de maneira efetiva, a educadores musicais, professores de música, músicoterapeutas, compositores, regentes, cantores e músicos intérpretes em geral (de qualquer gênero ou orientação estética, popular, erudita, etc.).

Ele pode ser de grande valia igualmente a pedagogos, arte-educadores, arte-terapeutas, professores de arte e de educação física, psicólogos, fisioterapeutas e tantos outros profissionais interessados em tornar suas práticas especificas enriquecidas e diferenciadas pelo recurso à uma educação musical múltipla, atual e criativa, dirigida ao desenvolvimento humano.

Conteúdos abordados

  • Educação Musical Hoje: Criação e Expressão Pessoal
  • Percussão Corporal na Ed. Musical
  • Construção de Instrumentos Musicais em Sala de Aula
  • Princípios da Ed.Mus. de Ontem e de Hoje
  • Arranjo Para a Educação Musical na Sala de Aula
  • Música e Musicalização de Crianças e Jovens
  • Voz e improvisação na Educação musical
  • A Música na Pedagogia Waldorf
  • Educação Musical Multicultural
  • Uso criativo e coletivo da Flauta Doce
  • Tecnologias de Produção musical na sala de aula (registro e criação)
  • Música, Criação e Formação:  A Música da Gente
  • Músicas e Jogos Musicais do Mundo
  • Voz, Canto Coletivo e Desenvolvimento Humano
  • Improvisação e movimento na Ed. Musical
  • Percussão Brasileira e Suas Possibilidades na Educação Musical
  • Metodologia da Pesquisa
  • Pesquisa e Produção Acadêmica I e II

Processo Seletivo

O processo seletivo para a pós-graduação em Educação Musical Hoje acontece através de um Bate-papo com o Coordenador. Os interessados devem agendar a entrevista enviando um e-mail para nossa equipe. Durante o encontro, o coordenador apresentará detalhes do curso, grade curricular, oportunidades e esclarecerá dúvidas dos candidatos.

Dúvidas

Contato Telefônico¹: (11) 3824-5800

WhatsApp Faculdade Santa Marcelina¹: (11) 98207-1806

Ou nos envie um e-mail em nosso FALE CONOSCO¹!

¹Atendimento realizado de segunda-feira a quinta-feira, das 8h às 18h / às sextas-feiras, das 8h às 17h.

* Consulte os critérios para elegibilidade e relação de parceiros com nossa equipe de Atendimento, por telefone, e-mail ou Whatsapp.

Coordenação

Carlos Kater

Carlos Kater, musicólogo, educador e compositor, é Doutor pela Universidade de Paris IV – Sorbonne, com posterior Pós-Doutorado por essa mesma instituição e Professor Titular concursado pela Escola de Música da Universidade Federal de Minas Gerais (concurso nacional público de títulos, provas e tese). Foi Consultor da Secretaria Estadual de Educação de Minas Gerais e um dos criadores e coordenadores do “Música na Escola”, projeto pioneiro no Brasil, implantado com sucesso em mais de 4.000 escolas da rede pública do estado (1998 a 2000). Foi Vice-Presidente da ABEM por dois mandatos consecutivos, Diretor da Região Sudeste, membro de seu Comitê Científico e Conselho Editorial. Criador do projeto “A Música da Gente” (iniciado em 2013), dedicado a criação musical coletiva – cujas ações já atingiram mais de 10.000 participantes em escolas de diferentes regiões do Brasil (São Bernardo do Campo, Pantanal, Para, Pernambuco, Distrito Federal, Santa Catarina, etc.). O livro “Por toda parte”, do qual é o autor da parte musical, foi aprovado pelo MEC e se tornou um dos 10 finalistas indicado ao “Prêmio Jabuti” de Livro Didático, em 2017. Criou e editou, durante uma década, importantes revistas, dentre as quais “Cadernos de Estudo: Análise Musical” e “Cadernos de Estudo: Educação Musical” (SP: Atravez), que se tornaram referência na vida musical e acadêmica brasileira (ambas foram pioneiras, sendo que a de Analise foi a primeira na América Latina e única no Brasil). Nestas revistas divulgou músicas e músicos brasileiros, em especial contemporâneos, com seções inéditas de entrevista e Compositores analisam suas próprias obras (fornecendo material original e qualificado para professores de História da Música, Música Contemporânea, Música Brasileira, Musicologia e Análise Musical trabalhem em suas aulas, seja em escolas seja em universidades). É autor de muitos artigos (ver relação selecionada no material anexo) e vários livros, dos quais se destacam dois em especial que se constituem na referência especializada em seus temas no Brasil e no exterior, servindo de bibliografia fundamental para artigos e teses escritas sobre música brasileira, dentro e fora do pais: “Música Viva e H.J.Koellreutter: movimentos em direção à modernidade” e “Eunice Katunda, musicista brasileira”.1 É Membro Permanente do Conselho Assessor da “Catedra Livre de Pensamento Pedagogico Musical Latinoamericano”, junto ao Depto. de Artes Musicales y Sonoras da UMA – Universidad Nacional de las Artes (Buenos Aires/Argentina) e Professor Colaborador do Curso de Pós-Graduação em Música da ECA/USP (Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo). Atua regularmente como professor, conferencista, consultor e educador, com temas associados à Musicologia Brasileira e à “Formação Musical Inventiva”, com foco no desenvolvimento humano. 

http://lattes.cnpq.br/1845763886645209 

Portal do Professor

Perdizes Itaquera

Portal do
Aluno

Perdizes Itaquera