Venha bater um papo com o Professor Zéli Silva, coordenador da Pós-graduação em Práticas Coletivas em Música Popular : Tradição e Contemporaneidade, e conheça a proposta do curso em detalhes e as informações para a próxima turma.
Envie um e-mail e agende sua entrevista, sem compromisso*:
*Ao enviar o e-mail você aceita receber informações sobre o processo seletivo para o curso em questão.
O curso tem como objetivos gerais te capacitar e aprimorar a performance instrumental e/ou vocal e proporcionar uma base teórica relacionada diretamente com a prática musical. Você terá a oportunidade de conhecer e praticar diferentes gêneros populares da música brasileira, abrangendo todas as regiões do país, a partir de um contato direto com o corpo docente altamente especializado e uma infraestrutura que compreende salas de ensaio e estúdio de gravação profissional. Além disso, faz parte do conteúdo o estudo da música de outras culturas, tais como a música-latina (América Central) e as de regiões da África, da Europa Oriental e Ásia.
No Brasil, país de dimensão continental, há uma ampla gama de gêneros e ritmos populares que serão objetos de estudos e vivências com profundidade. A parte prática da performance é predominante no curso, que também explora uma base teórica, com noções de arranjo, improvisação e da história do desenvolvimento dos gêneros populares.
*CONFIRA NOSSOS DESCONTOS:
Confira as Empresas e Escolas conveniadas ou consulte critérios para elegibilidade para o desconto em nossa Central de Atendimento:
WhatsApp: (11) 98207-1806 | Contato Telefônico: (11) 3824-5800
O ambiente adequado com colegas e orientação de professores (as) para você interagir e conhecer com profundidade uma ampla gama de gêneros populares, tendo a vivência direta e prática com todos eles. Há ainda a prática de performance no palco e a realização de gravações em estúdio, que acontecem em dois módulos durante o curso.
O curso se destina a musicistas profissionais e/ou amadores, de todos os instrumentos, cantores (as), arranjadores (as) e compositores(as). O pré-requisito é ter graduação, em qualquer área.
O contato com diversos gêneros da música popular através da prática musical orientada por diversos professores de grande destaque no cenário artístico e acadêmico irá certamente ampliar e solidificar os conhecimentos e a performance musical de cada ingressante.
1º semestre
Módulo 1
– Gêneros e ritmos da Região Nordeste
– forró, baião, xote, xaxado, côco, frevo, maracatu, ciranda e ijexá
Conteúdo expositivo, exercícios rítmicos e abordagem prática sobre repertório dos gêneros.
Professor: Guegué Medeiros
– Samba, Samba Jazz e Bossa Nova
Conteúdo expositivo, exercícios rítmicos e abordagem prática sobre amplo repertório dos
gêneros.
Professor: Giba Favery
Módulo 2
– Arranjo
Ferramentas e técnicas de arranjo em música popular. Exemplos práticos de arranjos de base,
arranjos para sopros, pequenas, médias e grandes formações instrumentais.
Professora: Debora Gurgel
– MPB, a Música de Minas Gerais e Clube da Esquina
Análise dos processos criativos e performance sobre repertório selecionado.
Professora: Thais Nicodemo
Módulo 3
– Gêneros da Região Norte; Gêneros de Fronteira: Sul e Centro-Oeste
– Norte- carimbó, bumba meu boi, maçarico, guitarrada, lambada, tambor de criola, tambor de
mina e reagge maranhense – Sul- chacarera, fandango, guarânia, chamamé, milongas, xote do
sul, valsa e tangos Centro oeste- moda de viol e congada
Conteúdo expositivo e abordagem prática sobre repertórios dos gêneros.
Professor: Chico Saraiva
– Música Vocal e Música Instrumental: fricções e conexões
Análises e práticas sobre repertório selecionado. Arranjos vocais. Conceito, sistematização e
aplicação de exercícios sobre improvisação vocal.
Professora: Tatiana Parra
2º semestre
Módulo 4
– Tópicos Especiais em Prática de Grupo (org. Zeli Silva)
Quatro palestrantes especiais – Fernando Correa, Vanessa Moreno, Rodrigo Ursaia e Tiago
Costa (ou Sergio Lyra)
– Prática de grupo avançada
Repertório selecionado de música popular direcionado para as formações e características da
turma matriculada.
Professor: Edu Ribeiro
Módulo 5
– Música do mundo e suas conexões com a música brasileira
Repertório e atividades práticas sobres gêneros do Oriente, Europa, Ásia e África. Reflexões
sobre as conexões com as culturas das Américas.
Professor: Gabriel Levy
– Gêneros contemporâneos: pop/eletrônico/regional
Abordagem expositiva de técnicas de programações eletrônicas, conceitos audio visuais e
reflexões sobre novos gêneros; fricções com a musica pop.
Professor: Felipe Julian
Módulo 6
– A Estética do Choro
Choro, samba-choro, polka, valsa e maxixe
Conteúdo expositivo e abordagem prática sobre amplo repertório da linguagem.
Professor: Fabio Peron
– Prática de grupo – Música Latina; arranjos com bases eletrônicas
Conteúdos expositivos de música latina, exemplos de salsa, bolero, cha cha e suas conexões
com a música brasileira; Arranjos sobre bases eletrônicas e adaptação para instrumentos
acústicos.
Professora: Christianne Neves
Módulo 7
– Prática de Estúdio: gravação e mixagem
Perfomance em estúdio sobre repertório selecionado. Gravação e mixagem.
Professor: Swami Junior
– Música Popular no Palco: produção e performance
Produção de Espetáculo- Escolha de repertório, ensaios dirigidos para uma apresentação no
palco que irá finalizar a parte prática do curso; foco nos arranjos, roteiro, presença cênica e
performance.
Professor: Zéli Silva
3º semestre
Módulo 8
– Metodologia de Pesquisa 16h
O processo do conhecimento científico, tipos de pesquisa, projeto de pesquisa científica,
aplicação do projeto de pesquisa, normas para elaboração e apresentação do relatório de
pesquisa, relatório de pesquisa.
Professor: Marcelo Gomes
– Pesquisa e Produção Acadêmica I
Elaboração efetiva de projeto de pesquisa, orientação individual
Professor: Marcelo Gomes
Módulo 9
– Pesquisa e Produção Acadêmica II
Elaboração efetiva de projeto de pesquisa, orientação individual
Professores: Marcelo Gomes e Sergio Molina
O processo seletivo para a pós-graduação em Prática de grupo – Música Popular acontece através de um Bate-papo com o Coordenador(a).
Os interessados devem agendar a entrevista enviando um e-mail para [email protected]. Durante o encontro, o(a) coordenador(a) apresentará detalhes do curso, grade curricular, oportunidades e esclarecerá dúvidas dos candidatos.
Documentos para matrícula: RG, CPF, Comprovante de Residência, Diploma da Graduação (frente e verso), Certidão de Nascimento ou Casamento.
Novo WhatsApp Faculdade Santa Marcelina¹: (11) 98207-1806.
Contato Telefônico¹: (11) 3824-5800
Ou nos envie um e-mail em nosso FALE CONOSCO¹!
¹Atendimento realizado de segunda-feira a quinta-feira, das 8h às 18h / às sextas-feiras, das 8h às 17h.
* Consulte os critérios para elegibilidade dos descontos e relação de parceiros com nossa equipe de Atendimento, por telefone, e-mail ou WhatsApp.
Zéli Silva (José Ricardo de Barros e Silva) é compositor, professor e contrabaixista, bacharel em Composição pela Faculdade Santa Marcelina, Mestre em música pela Unicamp. Estudou arranjo com Roberto Sion e Claudio Leal Ferreira e contrabaixo com Acelino Matias e John Clayton Jr. É professor de Baixo Elétrico, Prática de grupo e Harmonia no bacharelado em instrumento e canto na graduação da Faculdade Santa Marcelina desde 1998. Como baixista já trabalhou com Badi Assad, Osvaldinho do acordeon, Rosa Passos, Zé Menezes, Arismar do Espírito Santo, Renato Motha, Tatiana Parra, Leni Andrade, Letícia Sabatella, Lia Paris, Vanessa Moreno, Gabriel Levy, entre muitos outros artistas. Zéli tem um trabalho autoral consolidado com 7 álbuns autorais lançados. Spotify- Zéli Silva www.zelibass.com.