Em 22 de setembro de 1838, o Monsenhor Beato Luigi Biraghi, juntamente com a Madre Marina Videmari, fundou o Instituto Internacional das Irmãs de Santa Marcelina.
A Congregação teve sua origem em Cernusco sul Naviglio, Milão, com o intuito de ministrar uma educação moderna à juventude.
Presente em 8 países, dedicada à educação, saúde e assistência social, sua missão é educar, formar, curar e construir, transformando a sociedade como base, sempre atualizados e adaptados aos novos tempos.
Na fundação, Monsenhor Biraghi uniu o método, a ciência desejada pelos tempos, as leis escolares, o espírito e as práticas evangélicas para cuidar da educação das jovens, valores que norteiam o trabalho realizado pelas Irmãs Marcelinas e toda a Família Marcelina até hoje.
Como protetora do Instituto, Biraghi escolheu Santa Marcelina, que educou santamente os irmãos menores, Santo Ambrósio e São Sátiro.
Parabenizamos as Irmãs Marcelinas e todos os membros do Instituto – religiosos e leigos. Que os ensinamentos deixados pelo nosso fundador norteiem nossas ações.
“Ser bom é pouco. É necessário ser Santo.” Beato Luigi Biraghi