Medicina

INSCRIÇÕES ABERTAS

Venha aprender na prática na instituição que faz toda diferença na vida de quem faz Medicina!

Quer Saber Mais?

Duração

12 semestres. Presencial.

Horários

Integral (das 8h às 18h20)

Valor

R$ 10.412,00

Matriz Curricular

Apresentação

O curso de Medicina da Faculdade Santa Marcelina tem como principal objetivo formar médicos generalistas humanizados, atualizados, globalizados e conhecedores das melhores evidências científicas.

Tem sua formação alicerçada nos valores das Instituições Santa Marcelina que tem o respeito ao próximo, a hospitalidade, alta performance e o aprendizado crítico como características indispensáveis a formação profissional e humana.

O curso possui uma estrutura curricular modular, semestral, que abrange as disciplinas formais necessárias à completa formação médica, acrescida de inovações curriculares com enfoque na Gestão em Saúde, Introdução à Pesquisa Científica, Medicina Baseada em Evidência e a inserção curricular dos Doutores da Alegria, reforçando a face de humanização da proposta de ensino. O aluno tem desde o primeiro semestre o contato com a comunidade na qual a Faculdade Santa Marcelina está inserida por meio da Disciplina Medicina de Família e Comunidade, que promove a sua Integração à Comunidade. Participam de forma ativa dos programas de prevenção e promoção a saúde em situações de maior incidência e prevalência, como diabetes, hipertensão arterial sistêmica, obesidade, dentre outras, despertando a curiosidade na busca de resoluções para os “problemas” encontrados.

O curso utiliza o modelo híbrido, com momentos tradicionais associados a Problematização, situação na qual busca-se trazer fatos do dia-a-dia que possam ser resolvidos com conteúdos apresentados em sala, de modo a fazer o aluno perceber a importância de conhecê-lo e propor soluções a partir do conhecimento adquirido.

Diferenciais

O Curso de Medicina Santa Marcelina tem como um grande diferencial a sua origem, baseada na percepção da comunidade de médicos e docentes da Instituição que ao longo do tempo evidenciaram a necessidade de proporcionar formação médica com visão holística do paciente, voltada à prevenção e promoção da saúde.

Curso reconhecido com nota máxima pelo MEC. Corpo docente da Instituição, em sua maioria mestres e doutores, com ampla experiência em docência, preceptoria e pesquisa. Campo de treinamento no maior Hospital Geral da Zona Leste da Cidade de São Paulo, Hospital Santa Marcelina, capacitado com 706 leitos para assistir uma população estimada em 2.500.000 habitantes, nas diversas especialidades médicas e 45 programas de Residência médica e aperfeiçoamento profissional.

Um dos maiores Programas de Saúde da Família do Brasil. Estrutura de ensino com laboratórios e salas de aula equipados.

Modelo de ensino atualizado, baseado em princípios de Metodologia Ativa num sistema misto de aprendizagem

Atuação em atividades de extensão com enfoque multiprofissional e contato precoce do aluno com a comunidade e ao longo de toda a sua formação

Mercado de trabalho

Além de proporcionar uma formação eclética, que possibilitará ao futuro egresso se aperfeiçoar em diversos ramos da Medicina, a Faculdade Santa Marcelina tem como eixo o médico de visão generalista.

Mesmo com a existência de uma importante rede de serviços instalada, atualmente, é claramente visível no cotidiano socioassistencial a carência de profissionais médicos aptos para atuarem e intervirem numa realidade diferente da apresentada em polos centrais das grandes cidades. Em estudo do Grupo de Gestão e Valorização de Pessoas estima-se que cerca de 50% das vagas oferecidas para médicos no Atendimento Primário à Saúde não são preenchidas. No Programa de Saúde da Família o índice chega a 30% no extremo leste da cidade.

A importância de inserir cursos para atuação nessa realidade revela-se como forte instrumento para qualificar e incluir profissionais na região, familiarizados com a situação de saúde locorregional, uma vez que a distribuição geográfica das ferramentas de ensino não privilegiam AS ÁREAS mais extremas.

Nessa perspectiva, garante-se empregabilidade aos jovens egressos na região e sua maior identidade profissional com as características locorregionais, repercutindo num impacto social junto à Atenção primária à Saúde, além de atender ao Programa de Aceleração do desenvolvimento do setor, proposto pelo Ministério da Saúde.

Dúvidas

WhatsApp Faculdade Santa Marcelina: (11) 98207-1646.
Contato Telefônico¹: (11) 3824-5800
Ou nos envie um e-mail em nosso FALE CONOSCO!
Atendimento realizado de segunda-feira a quinta-feira, das 8h às 18h e às sextas-feiras, das 8h às 17h.

Aproveite, entre em contato e agende sua Visita Monitorada!

CORPO DOCENTE

Portal do Professor

Perdizes Itaquera

Portal do
Aluno

Perdizes Itaquera