Foi apenas na segunda metade do século XX que o violão começou a ocupar um espaço mais proeminente nos meios universitários ao redor do mundo.

Paralelamente à sua inserção no universo da música de concerto, a popularização e o amplo desenvolvimento do instrumento em estilos e técnicas idiomáticas – como jazz, blues, flamenco, folk, choro, bossa-nova etc. – também foi determinante para o enriquecimento de sua pedagogia.

Apesar do interesse pelo violão continuar em ascensão nas últimas décadas, com o surgimento de artistas, pesquisadores e professores de altíssimo nível – inclusive no Brasil –, não há ainda muitos cursos de pós-graduação totalmente dedicados a integrar as suas múltiplas possibilidades performáticas e pedagógicas, o que pode e deve incluir também o conhecimento e manuseio de tecnologias de gravação e sonorização aplicadas ao instrumento.

A pós-graduação (especialização) Violão: pedagogia e performance da Faculdade Santa Marcelina é uma iniciativa inédita no meio universitário brasileiro. Ela conta com um corpo docente de artistas e professores com grande experiência de palco e acadêmica, tanto na música clássica como na popular.

O curso será online (aulas síncronas), diferente do EAD, que possui aulas gravadas que podem ser assistidas a qualquer instante, nesse formato as aulas acontecem em tempo real, com a presença do professor e dos alunos numa sala virtual (aula via aplicativo Zoom) ao mesmo tempo, o que permite maior interação entre todos (as aulas não ficam gravadas). O curso manterá esse formato durante toda sua realização.

O trabalho de conclusão de curso deve ser apresentado de forma presencial.

*CONFIRA NOSSOS DESCONTOS:

•  Desconto de até 25% para ex-alunos da Faculdade Santa Marcelina.
  •  Desconto de até 20% – parceria com escolas públicas/ETECs, funcionários públicos e empresas parceiras, escolas particulares conveniadas, complexo Santa Marcelina, Santa Marcelina Cultura e profissionais, alunos e ex-alunos da área de Música.

Confira as Empresas e Escolas conveniadas ou consulte critérios para elegibilidade para o desconto em nossa Central de Atendimento:

WhatsApp: (11) 98207-1806   |    Contato Telefônico: (11) 3824-5800

Agende um bate-papo com o Professor Sidney Molina, coordenador da Pós-graduação em Violão, conheça a proposta do curso em detalhes e as informações para a próxima turma.

Envie um e-mail e agende sua entrevista, sem compromisso*:

[email protected]

*Ao enviar o e-mail você aceita receber informações sobre o processo seletivo para o curso em questão.

Contato Telefônico¹: (11) 3824-5800

WhatsApp Faculdade Santa Marcelina¹: (11) 98207-1806

Ou nos envie um e-mail em nosso FALE CONOSCO¹!

360 horas em 18 meses.

Segunda e quarta-feira, 19h às 22h40.

Valor do curso apresentado pelo coordenador, durante a entrevista.

Perdizes – SP | (11) 3824-5800

VIOLÃO: PEDAGOGIA E PERFORMANCE

AGENDE SUA ENTREVISTA PARA INÍCIO NO PRÓXIMO SEMESTRE - SEM COMPROMISSO!

Envie um e-mail e agende sua entrevista, sem compromisso*:

[email protected]

360 horas em 18 meses.

Segunda e quarta-feira, 19h às 22h40.

Valor do curso apresentado pelo coordenador, durante a entrevista.

Perdizes – SP | (11) 3824-5800

R. Dr. Emílio Ribas, 89 – Perdizes, São Paulo – SP, 05006-020

Desconto de até 25% (consulte critérios para elegibilidade*).

O trabalho de conclusão de curso deve ser apresentado de forma presencial.

*CONFIRA NOSSOS DESCONTOS:

•  Desconto de até 25% para ex-alunos da Faculdade Santa Marcelina.

WhatsApp: (11) 98207-1806   |    Contato Telefônico: (11) 3824-5800

O curso é destinado a violonistas com atuação em música clássica e música popular, professores de violão, profissionais interessados em produção musical, tecnologia de gravação, aspectos históricos, estéticos, críticos e técnicos envolvendo o instrumento.

• Desenhando o Repertório do Violão: da Renascença ao Século XXI
  • Didática do Violão Popular: Harmonia, Ritmo e Improvisação
  • Villa-Lobos e o Violão
  • Violão no Estúdio: Gravação, Edição, Mixagem, Masterização
  • O Violão em Perspectiva (palestras)
  • Instrumentos Históricos de Cordas Dedilhadas: Ornamentação e Retórica em J. S. Bach
  • O Violão na Era do Disco: Andres Segovia, Julian Bream e seus Descendentes
  • Abordagens Técnicas e Métodos de Estudo: Teoria e Prática
  • Violão Brasileiro: Ritmos e Levadas
  • Ensino Coletivo de Violão
  • A Arte do Choro: Acompanhamento, Baixaria e Improvisação
  • Técnicas Estendidas para Violão
  • Prática em Grupo: solo e acompanhamento
  • Metodologia de Pesquisa
  • Violão no Palco: preparação para performance
  • Pesquisa e Produção Acadêmica I e II

O processo seletivo para a pós-graduação em Violão acontece através de um Bate-papo com o Coordenador(a).

Os interessados devem agendar a entrevista enviando um e-mail para [email protected]. Durante o encontro, o coordenador apresentará detalhes do curso, grade curricular, oportunidades e esclarecerá dúvidas dos candidatos.

Contato Telefônico¹: (11) 3824-5800

WhatsApp Faculdade Santa Marcelina¹: (11) 98207-1806

Ou nos envie um e-mail em nosso FALE CONOSCO¹!